Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED

TÓPICO: LG 32LF5800 com imagem escura

LG 32LF5800 com imagem escura 16 Ago. 2017 22:10 #1

  • Astoy
  • Avatar de Astoy
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Boas
Tenho uma TV LG 32LF3500 cujo problema consiste em que a imagem tem pouco brilho (escura). Somente se consegue ver num quarto escuro, todos os ajustes feitos produzem efeito como ajustar a background ligth, mas sempre com pouco brilho. Comecei por repor as definição de fabrica, firmware. menus.. mas nada.
Como todos os componentes da fonte de alimentação aparentam estar bons visualmente efectuei medições com um multímetro. Todas as voltagens para a placa mãe estão correctas. Mas os 117v para os LEDs dão 147v no (+) e 46v (-) com a TV ON. Em standby a unica diferença é no (-) que dá 0v.
Pelo que sei e li, haverá um problema com os LEDs (backligth), mas nunca me tinha deparado com estes sintomas. Pois pelo menos alguns LEDS (senão todos) ainda funcionam. E na net não vi referido esta anomalia, só falam de falha completa de backligth.
De referir que tenho conhecimentos de electronica, mas muito pouca pratica, especialmente nestas tecnologias mais recentes.
Junto em anexo algumas fotos, pois deste modelo tem sido dificil encontrar fotos, nem sequer ainda sei a quantidade de leds que tem
foto1.jpg


LED.jpg


pws.jpg


Desde já agradeço qualquer ajuda
obrigado

LG 32LF5800 com imagem escura 16 Ago. 2017 22:50 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Bem-vindo.

Veja qual a referência da fonte/inverter para ver se aranja o manual.

Julgo que deve verificar todos os led e claro a alimentação dos mesmos.

LG 32LF5800 com imagem escura 17 Ago. 2017 01:35 #3

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite:

Os 147v da alimentaçao dos leds é certa,os 46v do retorno indica leds em
curto.
A soluçao é abrir o painel e testar os leds,provabelmente tenha que substituir
todas as barras de leds.
Quando colocam-se leds em curto os demais leds nao suportam a corrente.
Sorte.

LG 32LF5800 com imagem escura 17 Ago. 2017 10:34 #4

  • Astoy
  • Avatar de Astoy
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Obrigado.
A fonte é EAX65391401. Já tenho o esquema. A saida para os LEDs indicada é de 117V.
Segundo tenho lido, se a tensão for superior, como é o caso (147v no positivo) e como foi dito aqui houver retorno (46v no negativo) significa que existem LEDs queimados.
Mas com a ficha dos LEDs desligada (em vazio) náo deveria dar só os 117v ? É que tem os mesmo 146v sendo que a unica diferença está no facto de o retorno ter 0v
Sem tirar esta duvida não queria avançar para os LEDs pois é uma operação que envolve alguns riscos.
Obrigado

LG 32LF5800 com imagem escura 17 Ago. 2017 15:42 #5

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Olá,

Ter até 160V em VAZIO é normal,nao é uma fonte regulada.
Se estivesse alterada a fonte o pino 6 do IC801 detetaria
a traves das resistencias R802,803 e 804 e a fonte estaria
em PROTEÇAO.
Os leds "queimados" estam em CURTO e nao abertos.
Sorte.

LG 32LF5800 com imagem escura 17 Ago. 2017 18:45 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Astoy escreveu:
Obrigado.
A fonte é EAX65391401. Já tenho o esquema. A saida para os LEDs indicada é de 117V.
Segundo tenho lido, se a tensão for superior, como é o caso (147v no positivo) e como foi dito aqui houver retorno (46v no negativo) significa que existem LEDs queimados.
Mas com a ficha dos LEDs desligada (em vazio) náo deveria dar só os 117v ? É que tem os mesmo 146v sendo que a unica diferença está no facto de o retorno ter 0v
Sem tirar esta duvida não queria avançar para os LEDs pois é uma operação que envolve alguns riscos.
Obrigado

Faça um teste simples.
Coloque carga correspondente aos 117 V 0.25 A na saída dos led e verifique as tensões e corrente.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema