Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED

TÓPICO: sony sem backlight APS-348

sony sem backlight APS-348 21 Jan. 2018 22:00 #1

  • Electrogondo
  • Avatar de Electrogondo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 2
Boa noite amigos, sendo eu um hobbista na electronica mas sem ser tecnico. Tenho aqui uma duvida numa tv Sony com a fonte aps-348 sem backlight, ao testar o c6815 e o c6830, não da qualquer valor no voltímetro.

Dai não ter corrente nos backlight certo?

Obrigado desde já.

sony sem backlight APS-348 21 Jan. 2018 23:00 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1570
Os condensadores não são medidos com o voltímetro mas sim com o capacímetro.

Se está a efetuar as medidas diretamente com a placa ligada e se não chega tensão(volts) o problema está noutra área.

sony sem backlight APS-348 21 Jan. 2018 23:09 #3

  • Electrogondo
  • Avatar de Electrogondo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 2
obrigado Rui,

Pensei que tinha testado bem. Afinal não, alias testei com a tv desligada, mas como testei outros e davam valores pensei que o problema era naqueles.


Entao talvez não tenha nada a ver certo?


Como poderei arranjar aquilo então?

Embora hobbista, linha branca safo-me bem, agora queria aprender algo sobre as tv's. :)

sony sem backlight APS-348 21 Jan. 2018 23:17 #4

  • Electrogondo
  • Avatar de Electrogondo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 2
Rui, embora com os nomes técnicos errados, acho que testei bem, ou seja no multimetro coloquei em 200u e testei dos dois lados do comdensador, estou a fazer bem ou não?

sony sem backlight APS-348 22 Jan. 2018 00:58 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1570
Não está a seguir os procedimentos que o levem a encontrar to problema.

Os condensadores usam uma unidade muito grande o Farad, o C6815 é de 1000pF=1nF=0.001uF
Com os condensadores sem carga, na escala de 200uF, não vai conseguir fazer uma leitura de 0.001... certo. O C6830 é de 470pF, mais pequeno ainda.

Circuito-APS348.jpg


Seja tv ou outro equipamento eléctrico os métodos de diagnóstico são idênticos.
Exceto se os componentes apresentarem defeitos que se notem ao olhar(eu normalmente uso a expressão USANDO O OLHIMETRO), antes de se perder tempo a testar o componente, verificar se o circuito onde está inserido está a produzir os resultados que deve, neste caso, a tensão para os leds.

Não é um método de reparação verificar os valores dos condensadores antes de medir a tensão que deviam ter no circuito em funcionamento.

Acho que a vontade de descobrir as avarias, de saber, é o primeiro passo para aprender e tem tudo neste site para aprender. Neste caso concreto, é melhor falar com um técnico de sua confiança. Por exemplo, basta um problema na barra de leds para esse circuito entrar em proteção e não obter valores nenhuns. Há fugas nos capacitores, que não se conseguem facilmente medir.

Se pretende aprender, comece pela Lei de Ohm, as resistências, condensadores, indutores

Noções de associação de componentes, corrente contínua e alternada, semicondutores, díodos, transístores.

Se começar aprender e a montar uns circuitos simples, ao fim de algum tempo, consegue ter conhecimentos para reparar a maior parte dos equipamentos elétricos.
Última Edição: 22 Jan. 2018 01:10 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema