Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED

TÓPICO: Acer AL1916W - Anomalia de Funcionamento

Acer AL1916W - Anomalia de Funcionamento 20 Mar. 2018 14:05 #1

Boa tarde

Antes demais, o meu obrigado, a quem puder ajudar-me.

Temo um monitor LCD Acer AL1916W e o mesmo, deixou de funcionar de um momento para o outro. Neste momento, ligo o cabo de corrente e o led de standby não acende... por vezes acende e fica intermitente laranja, tipo como que se estivesse a ser ligado "encostando um fio"... às vezes o led laranja de standby fixo, mas não liga... e por fim, por vezes liga ou melhor, ligava normalmente e funcionava sem parar, até voltar a desligar e voltar a fazer estas cenas.

Depois de muito pesquisar solução, a avaria que parecia mais óbvia, seriam os condensadores. Abri o monitor e tinha 3 estourados, que procedi à substituição dos mesmos, mas o monitor continua com os comportamentos descritos!

Alguém me pode dar umas luzes do que poderá ser? Quando chegava a ligar, trabalhava normalmente, o que me leva a pensar que o problema está na alimentação...

A fonte de alimentação é a ref.ª DAC-19M008 BF rev. 01A (esquema em anexo tirado do site) e tem foto com os condensadores substituídos.

Obrigado


CapacitoresSubstitudos.jpg


Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: DeltaDAC-19M008.pdf
Tamanho do Ficheiro: 2,886 KB
Última Edição: 20 Mar. 2018 19:57 por Rui.

Acer AL1916W - Anomalia de Funcionamento 20 Mar. 2018 18:56 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8064
  • Agradecimentos 3205
Antes de mais teste a fonte desligada do resto do circuito.

Acer AL1916W - Anomalia de Funcionamento 20 Mar. 2018 20:01 #3

zurca1599 escreveu:
Antes de mais teste a fonte desligada do resto do circuito.

Boa tarde.
Obrigado pelo comentário.
Como testar a fonte desligada do resto do circuito? O que testar com ela desligada?
Neste momento, ao ligar o cabo de alimentação, liga led de standby fica laranja. Carrego no botão para ligar e não acontece nada.
Já testei o monitor noutro pc e tem os mesmo sintomas.
Agradeço ajuda.

Acer AL1916W - Anomalia de Funcionamento 20 Mar. 2018 20:10 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8064
  • Agradecimentos 3205
de forma genérica.

Tem de desligar a fonte do resto do circuito.
Verificar a tensão de stadby.

Forçar a activação da fonte e verificar as tensões geradas em situação normal de funcionamento.

Acer AL1916W - Anomalia de Funcionamento 21 Mar. 2018 09:19 #5

zurca1599 escreveu:
de forma genérica.

Tem de desligar a fonte do resto do circuito.
Verificar a tensão de stadby.

Forçar a activação da fonte e verificar as tensões geradas em situação normal de funcionamento.
Bom dia.
Obrigado pela resposta e ajuda.
Falta mencionar uma coisa... os meus conhecimentos de electrónica são básicos e de um curioso, posto isto, tentei fazer medições, mas acho que não obtive grandes informações!
Em contrapartida, tentei verificar continuidades nos IC201 e IC202, equipados com circuito integrado P605 e os mesmos, pelo o que consegui perceber de como se deve verificar os mesmos, parecem não estar a funcionar, ou seja, começando no Source 1, não dá aviso sonoro de continuidade no Drain 1's, mas sim no Source 2... estarão queimados os CI?

Acer AL1916W - Anomalia de Funcionamento 21 Mar. 2018 10:33 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6432
  • Agradecimentos 1575
Caro Marcoazevedo,

O que se pretende é saber se existem as tensões de funcionamento, ou seja, se a fonte funciona e, para saber se está a funcionar bem ou mal, vai-se medir a tensão de saída que irá alimentar os restantes circuitos. O multímetro na opção ohmímetro(medir continuidades e resistências) não serve de nada e não deve ser usado no circuito com o aparelho ligado. Resumidamente, como está a fazer não obtém nenhuma informação útil para detetar o problema.
Última Edição: 21 Mar. 2018 10:34 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema