Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED

TÓPICO: TV Samsung PL63C7000Y liga com som e desaparecem as tensões VA e VS.

TV Samsung PL63C7000Y liga com som e desaparecem as tensões VA e VS. 09 Fev. 2021 17:05 #1

Este televisor liga e desliga com som, aparecem as tensões VA e VS, mas antes de aparecer algum brilho na tela, estas tensões desaparecem.Liga e desliga normal, apenas desativa a VA e VS.
Fiz os procedimentos de praxe, que é desligar as placas Y-SUS e Z-SUS, Y-Buffer, mas as tensões continuaram desaparecendo.
Deixei as placas conectadas e desconectei apenas o flat que vai da Y-SUS para a placa lógica. Com isto, as tensões permanecem normais.
Troquei a placa lógica, mas não resolveu o problema.
Não tenho esquema da placa Y-SUS para poder analisar melhor. Já refiz soldas, limpeza de todos os flats, mas não adiantou.
Alguém que já passou por isto ou conhece o funcionamento da Y-SUS poderia dar alguma orientação?
Placa Y-SUS LJ41-08416A.

Muito obrigado.
Última Edição: 09 Fev. 2021 17:06 por Conhecendo Eletrônica.

TV Samsung PL63C7000Y liga com som e desaparecem as tensões VA e VS. 18 Fev. 2021 01:46 #2

Nenhuma idéia do que fazer?
Última Edição: 18 Fev. 2021 01:47 por Conhecendo Eletrônica.

TV Samsung PL63C7000Y liga com som e desaparecem as tensões VA e VS. 21 Fev. 2021 02:30 #3

Troquei hoje a placa Y-SUS, e por incrível que pareça, os sintomas ficaram exatamente iguais ao que era antes, inclusive as tensões se comportam do mesmo jeito que antes.
A tela pisca rápido enquanto as VA e VS estão normais, e depois estas tensões caem.
Já troquei um capacitor da placa Y-Buffer (dica aqui do fórum), mas nada...
Esta TV está dando muito prejuízo, principalmente de tempo. As placas eu não perco, porque posso usar ou vender posteriormente.

Estou suspeitando da memória da placa principal, mas não tenho nenhuma para trocar.

Não pensem que sou impertinente insistindo com este tópico, mas é que na minha opinião os televisores de plasmas são umas incógnitas para a maioria dos técnicos, devido ser uma tecnologia obsoleta a qual os fabricantes não se interessam em divulgar nada.
Porém, a qualidade das plasmas é notável e penso que juntamente com as de tubo não devemos relegá-las a segundo plano.
Portanto, discutirmos tudo o possivel sobre TV de plasma enriquece a internet de conhecimentos que acaba trazendo benefícios para os técnicos e os clientes.
Última Edição: 21 Fev. 2021 02:34 por Conhecendo Eletrônica.

TV Samsung PL63C7000Y liga com som e desaparecem as tensões VA e VS. 28 Fev. 2021 05:33 #4

Continuando meus testes, notei alterações na placa principal. Estas alterações já podia ter percebido antes, mas estive atolado de serviços e me embaracei bastante neles.

Conforme foto anexa, a região marcada por um círculo está aquecendo bastante.
Por falta de esquema, não pude fazer uma análise mais detalhada e não encontrei NADA sobre o IC1009 (MP9P8725) e não o tenho também.
O regulador de 9V está aquecendo demais, mas o problema não está nele, mas sim no circuito que ele alimenta.
Não pude identificar mais nada.

Se puderem dar alguma idéia sobre esta placa, talvez seja possível consertar. Caso contrário, terei que arranjar uma outra placa para substituir e ver se irá funcionar tudo certo.

drive.google.com/file/d/1TZS8k6Xkg_WO_zFMoAfy21gHAeLh6CLv/view
Última Edição: 28 Fev. 2021 05:41 por Conhecendo Eletrônica.

TV Samsung PL63C7000Y liga com som e desaparecem as tensões VA e VS. 02 Abr. 2021 13:59 #5

Ainda estou às voltas na bancada com este TV! :dry: :dry: :dry:

Estou em dúvida de como fazer o AUTO GEN neste modelo.
Do jeito que eu fiz não apareceu nada na tela.
Entretanto, já troquei Y-SUS, control e conferi demais placas e parecem normais, exceto a principal, que ainda não consertei e não acho outra para comprar.

Porisso estou querendo fazer o AUTO GEN para ter certeza que é somente a placa principal.

Como fazer o AUTO GEN neste modelo????

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema