Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED

TÓPICO: Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet

Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet 06 Jul. 2021 18:44 #1

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
Olá colegas.
Recebi este tv led que avariou com trovoada. Na fonte encontrei, além do fusível de entrada (5A) um Mosfet TF11S60, e um diodo NUR460 queimados. Mudei o fusível, o diodo por um rigorosamente igual que é o MUR460, mas o mosfet não achei igual e usei o que tinha mais aproximado o BUZ91A, em que a única diferença (será a única?) é ser para 8A ao passo que o do tv é para 10/11A. De qualquer modo, apliquei-o para ver se ao menos o tv arrancava mostrando que o resto estava bom. Realmente, o tv arrancou bem, com uma boa imagem, a ponto de meia hora depois decidir fecha-lo. Depois disso, e mais meia hora depois, o tv deu um pequeno estalo, e ao abrir de novo vi que foi só o fusível de entrada que fundiu, mas não o mosfet nem o diodo. Estou muito desconfiado do mosfet pois pode ter alguma pequena diferença que fizesse disparar o fusível. Algum amigo conhece o mosfet TF11S60 e por experiência própria ou conhecimento por outros, qual será a equivalência exacta dele? Só tenho esta dúvida, pois, uma vez que o tv funcionou bem cerca de 1 hora, acho que não poderá ser de outra coisa! Obrigado a quem possa dar uma dica. Electronico

Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet 06 Jul. 2021 19:48 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1587
  • Agradecimentos 317
Usou fusivel com as mesmas caracteristicas?

Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet 06 Jul. 2021 20:19 #3

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
… usou fusível corte lento? corte rápido? tem influencia na proteção.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet 06 Jul. 2021 21:15 #4

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
Obrigado amigos Divercentro e WebLogs. Eu já estava tão saturado de estar na oficina e ainda por cima com uma enorme dor de costas, que estava desejoso de ir para casa, e apenas tirei da gaveta um fusível de 5A sem me preocupar com mais nada! O que estava no tv é dos de vidro cheio de cristais de sílica, daqueles com um fio em cada ponta que soldam diretamente na placa impressa, e o que meti era um com corpo de cerâmico onde tive que soldar 2 pequenos arames para o soldar na placa impressa. Realmente, o curioso foi que uma hora depois só queimou o fusível e não o mosfet nem o diodo. Se calhar até poderá ser o fusível, coisa que nem me lembrou naquele momento! Vou ver e depois digo. Obrigado.
Última Edição: 06 Jul. 2021 21:19 por electronico.

Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet 06 Jul. 2021 23:58 #5

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Olá;
Nao foi o fusivel, foi o consumo do aparelho.
Nao deve usar um mosfet tan antigo como o BUZ91,
Use o STP12NK80Z tem muito menor Rds(on) que o BUZ91.
Sorte.

Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet 07 Jul. 2021 01:30 #6

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
Eu realmente usei o BUZ91A apenas porque é o de maior amperagem que eu tenho, embora sempre "torce-se" o nariz quanto a se o tv iria arrancar mesmo. Mas também o usei para, se arrancasse ver se teria mais algum problema a nível das outras placas, coisa que confirmei quando ele arrancou bem e funcionou por cerca de uma hora. Sabendo que está tudo bem com o resto, me preocupei apenas com o mosfet e mais convencido fiquei que era ele quando o fusível abriu. Daí o meu pedido no primeiro post que escrevi acima. Vou ter que pedir ao meu fornecedor porque tirando o BUZ, os outros mais atuais que tenho são de menos de 5 amperes. Vou tentar achar e depois digo como resolvi. Muito obrigado pela dica.
Electrónico

Samsung UE40EH5300W - Equivalência exacta de Mosfet 08 Jul. 2021 19:06 #7

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
Olá colegas. como prometido venho informar que o problema do tv acima está resolvido. O mosfet avariado era o TF11S60 que não achei. meti este F11NM60N que tinha numa placa velha, deixei por cerca de 8 horas ligado e está ótimo. Assim que, se algum colega tiver algum problema com o mosfet TF...pode meter o F11...que funciona bem. Obrigado a todos pela ajuda. - Electronico

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema