Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Tv jocel GT613B/T

Tv jocel GT613B/T 06 Mar. 2008 22:33 #1

Boa noite, como os esquemas destes tv sao dificeis de arranjar vou expor o meu problema, tenho este modelo de tv e nao liga. tinha o transistor do fly back em curto e ja o substitui, e tinha uns condensadores electroliticos com baixa capacidade que tambem troquei..mas o tv continua a nao ligar.., ela ta fazer um barulho parecido com um isqueiro de fogao.nao é muito intenso..mas nao descubro de onde vem..quanto ao flyback nao tenho certezas se estará bom, e o teste do condensador interno que fiz demonstra que este está bom, nao está em curto.. :blush: sei que o pino B+ (pino 1) conduz com o 2 e 3 . alguem tem ideias do que possa ser este problema?
obrigado
Última Edição: 06 Mar. 2008 22:37 por hugoribeiro.

Re: Tv jocel GT613B/T 06 Mar. 2008 23:41 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6430
  • Agradecimentos 1572
Verifique PF quais os ICS que tem na tv ver se consigo identificar esse esquema

Re: Tv jocel GT613B/T 07 Mar. 2008 10:36 #3

ola, olhe os Ic´s sao: TDA3653B,SAA5290PS/082,SEC916,ML7805A,ML7808A,
ATMEL 948,TDA4665 e TDA1013B.
Última Edição: 07 Mar. 2008 10:39 por hugoribeiro.

Re: Tv jocel GT613B/T 07 Mar. 2008 17:45 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6430
  • Agradecimentos 1572
Segundo indicação que me deram, para obter este esquema basta ligar para para os serviços técnicos que eles enviam pelo correio. A página com os contactos é www.jocel.pt. vamos tentar disponibilizar o mais rapidamente possível o esquema no site.

Re: Tv jocel GT613B/T 08 Mar. 2008 20:27 #5

Antes de mais, gostaria de agradecer a vossa disponibilidade. quanto à avaria, ja descobri qual era..apos trocar o transistor do flyback e alguns diodos em curto, aquele barulho parecido com o de um isqueiro provinha de uma resistencia que se encontrava em aberto, provocando uma fuga de corrente. era a resistencia R529 (1.8ohms).ja ficou a dar bem..apenas noto que por vezes a imagem, na parte superior vinha uma pouco abaixo por instantes..podendo ser do esticador de linhas vertical que se encontra la perto (tda3653B), mas tem dado bem.
obrigado

Re: Tv jocel GT613B/T 14 Mar. 2008 18:54 #6

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Jocel_TV_GT613BT.zip
Tamanho do Ficheiro: 669761
Boa tarde a todos vós,
ora bem, depois de pensar que estaria resolvido este problema, acontece que o tv deixou de funcionar novamente. transistor do flybak vai sempre à vida, e a resistencia R529 aquece demasiado, ja troquei por uma de maior valor e aquece à mesma, disseram-me entretanto que a resistencia era de .68ohms, troquei mas queimou a mesma o transistor do flybak mas a resistencia ja nao aquece.vou deixar a foto da placa do tv, pode ser que seja familiar a alguem e possa ajudar :( obrigado
Última Edição: 06 Jan. 2017 03:54 por Rui.

Re: Tv jocel GT613B/T 14 Mar. 2008 22:45 #7

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 799
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Já trocou aqueles dois condensadores electrolíticos do primário da fonte de alimentação?
Pela imagem não dá para ver qual a posição deles no chassis, mas estão situados entre o dissipador do transístor da fonte de alimentação e o transformador dessa fonte. Esses condensadores quando perdem capacidade fazem subir a tensão de alimentação causando estragos nos componentes. Antes de colocar um novo transístor de linhas, meça a tensão no sítio do colector e tome nota do valor dessa tensão. Depois troque os tais condensadores. Volte a medir a tensão no mesmo sítio e veja se a tensão baixou.
Se de facto baixou, pode colocar o transístor que o problema está resolvido.
Quanto à resistência não sei qual o valor, pois não tenho o esquema, mas em principio não será muito crítico.
Espero que resolva.

Dê notícias

Bino

Re: Tv jocel GT613B/T 16 Mar. 2008 20:40 #8

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6430
  • Agradecimentos 1572
Uma vez que ando a colocar a base de dados de componentes em relação ao chassis encontrei o esquema da Jocel GT613B

Verifique se é mesmo esse o esquema

GT9313 ART TECH
Última Edição: 06 Jan. 2017 11:51 por Rui.

Re: Tv jocel GT613B/T 31 Mar. 2008 17:47 #9

Boa tarde novamente,
Sim de facto parece ser esse o esquema. um muito obrigado desde ja.
Ao sr. Bino digo que ja troquei como disse esses condensadores. de facto um nao tinha capacidade nenhuma. Estava a zero! Quanto a medições, inicialmente, tinha 200V e sempre a descer ate que ficou a 150V constantes. Logo apos as mudanças fiquei com 0V.. Ando a arranjar este TV com tempo, pois nao tem pressas :) Passa-se que agora nos pinos do transistor T502 nos terminais 1 e 7 tenho os 160V, mas nos restantes esta a zero :S . os transistores Q501 Q502 e Q503 estao bons.. para ja estou sem ideias na resolução deste problema :(
Um abraço a todos vós
Última Edição: 31 Mar. 2008 17:52 por hugoribeiro. Motivo: Má sintaxe

Re: Tv jocel GT613B/T 03 maio 2008 23:32 #10

  • JOAO RIBEIRO
  • Avatar de JOAO RIBEIRO
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 446
  • Agradecimentos 2
ja tem o esquema

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema