Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Tv JVC AV-S280ET Chassis BYII

Tv JVC AV-S280ET Chassis BYII 26 Mar. 2008 19:39 #1

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Olá a todos.

Este chasso apresenta boa imagem e som só que, a imagem, está a P&B.Na saída de RGB ela usa o CI M52016SP,o qual, tem as tensões de alimentação ok. Com o osciloscópio, medi o sinal no pino 28 (oscilador) e, não está a funcionar.No entanto, tem a tensão de 8,7V e o esquema indica 9V.A forma de onda nas saídas RGB não se parece nada com o indicado no esquema.É mais parecida com a saída do oscilador horizontal.Já troquei o cristal de 4.3 MHZ mas, não resolveu.A tensão nas saídas RGB está normal + ou - 3,7V.

Desconfio do CI de saída de RGB mas, não tenho a certeza dele estar com defeito e, ainda por cima, é um CI difícil de arranjar e, é bem caro para um CI destes.Cerca de 27 euros na RCV e leva 3 a 4 semanas para vir.

Algum colega tem uma idéia para me ajudar com esta encrenca???

Obrigado

Mário Duarte Santos - Odemira

Re: Tv JVC AV-S280ET Chassis BYII 27 Mar. 2008 22:54 #2

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 799
  • Agradecimentos 28
Boa noite

A falta de cor não me parece que seja do CI de saída de RGB, se estivesse avariado não daria imagem nem a cores nem a preto e branco, penso eu. O problema deve estar no circuito que processa a cor, que é o próprio M52016SP, se não estou em erro. Esse tv não usa uma linha de atraso (delay line?), ou um trimmer junto dela? Verifique-os se existirem. Veja se o tv tem um botão PAL/NTSC, pode estar fora do sistema pal. Mas se o cristal não oscila é muito provável que seja o M52016SP.

Vá dando notícias.

Bino

Re: Tv JVC AV-S280ET Chassis BYII 28 Mar. 2008 01:29 #3

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Olá amigo Bino

Obrigado pela sua resposta.

Quando falo no CI de saída de RGB ,falo do CI de onde saem os pulsos de RGB.Realmente, este
chassis usa a antiga linha de retardo com um trimmer junto dela.No entanto, mexer nesse trimmer
não altera em nada a côr.Amanhã vou colocar o osciloscópio nos locais por onde passa a croma e ver se descubro onde está faltando.

Depois coloco aqui o resultado.

Cumptos

Mário Duarte Santos - Odemira

Re: Tv JVC AV-S280ET Chassis BYII 28 Mar. 2008 21:49 #4

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 799
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Peço desculpa por estar de novo a chatear, mas era só para dar uma informação que talvez lhe interesse.
Quando diz que o circuito integrado é difícil de arranjar, e que custa cerca de 27 euros na RCV está-se a referir ao M52016SP? Pois se assim é, pode comprar quase três com o mesmo dinheiro, na SERVELEC em Queluz, pois custa 9,56 euros já com Iva incluído. Isto é o que consta no site deles.

Bino

Re: Tv JVC AV-S280ET Chassis BYII 28 Mar. 2008 22:09 #5

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Olá colega

Dar uma informação aqui nunca pode ser considerado chatear.Pelo menos é isso que eu penso.

Obrigado pela informação.Eu já estou de pé atrás com os tipos da RCV por causa dos preços
que eles praticam.No entanto,com esse preço na Servelec, espero que o CI não seja falsificado.
De qualquer modo, a sua informação é importante.Ainda não tive tempo de verificar com o osciloscópio todo o circuito de croma.Assim que o fizer vou colocar aqui o resultado do teste.

Um abraço

Mário Duarte Santos - Odemira

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema