Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: MITSAI PT92 F

MITSAI PT92 F 28 Mar. 2008 01:07 #1

Boas, tenho uma Mitsai chassis PT92 em bancada (semelhante à versão F), que quando me chegou às mãos ja vinha mexida e não trazia nem o CI nem o transistor da fonte. Repos um CI e transistor novo e ñ faz nada, a tensão no pino 14 do CI (TDA16846) está constantemente a variar entre os 9 e os 14V aproximadamente. Segundo o manual de serviço este avaria é causada pelo transistor (meti um 04NK80), mas ja troquei por outros e o problema mantem-se. Uma coisa que acontece é que se desligar o pino 14 do CI este vai à vida ficando com o pino 14 à massa. Ja susbstitui CP05, CP09, RP05, RP06, RP07, RP11,(todas as resistencias de 1/4w) DP07, IP01, TP01, DP06, CP06, e nada.
A RP13 não vinha na placa e a solda perece a ser a original que indica que ninguem a tirou.
Algum colega faz ideia de qual a avaria?? Será a avaria no secundario?

Obrigado
Sergio - Ourem

Re: MITSAI PT92 F 29 Mar. 2008 21:24 #2

• braz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos
  •   
Boas

se eu entendi bem a avaria a tv nao arranca é isso? mas o led acende ou nao?

nao tem tensoes nenhumas na saida?

outra nota, o T da fonte que substituiu tem a certeza que é confiavel?

M. cumprimentos

Braz

Re: MITSAI PT92 F 30 Mar. 2008 20:48 #3

• chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Agradecimentos 1
boas noites

vou tentar ajudar nesta avaria, troque o CP12 680pf que liga ao pino 2 do iC tda16846, troque de novo o IC, estes são muito sensiveis aquando de desligar o pino 14, troque também o TP01 por Buz90, quanto ao CP09 de 22nf-25V o amigo diz que já tinha trocado, troque também o IP03, TCDT1101.

boa sorte

um abraço
um abraço

bem hajam
Última Edição: 30 Mar. 2008 20:50 por chip.

Re: MITSAI PT92 F 31 Mar. 2008 22:48 #4

braz escreveu:
Boas

se eu entendi bem a avaria a tv nao arranca é isso? mas o led acende ou nao?

nao tem tensoes nenhumas na saida?

outra nota, o T da fonte que substituiu tem a certeza que é confiavel?

M. cumprimentos

Braz

Boas, na saida não tenho nada, 0V. O transistor ja substitui por varios e nada. Obrigado, mas não ta facil.
Cupts
Sérgio - Ourem

Re: MITSAI PT92 F 31 Mar. 2008 22:56 #5

chip escreveu:
boas noites

vou tentar ajudar nesta avaria, troque o CP12 680pf que liga ao pino 2 do iC tda16846, troque de novo o IC, estes são muito sensiveis aquando de desligar o pino 14, troque também o TP01 por Buz90, quanto ao CP09 de 22nf-25V o amigo diz que já tinha trocado, troque também o IP03, TCDT1101.

boa sorte

um abraço

Na realidade o CP12 ja tinha substituido, mas ao dessoldar partiu-se e apliquei um ceramico normal de 680pF. O IC é da IFINEON, não sei se é de confiança, mas ... O TP01 troquei por um 2SK2750, não tenho o BUZ90, só o BUZ80 mas não arrisquei montar por causa da corrente suportada.. Este chassis não usa o IP03 nem o CP13, CP08. Tem o CP20 de 68nF. Tb ja substitui a RP04.
Estou mesmo às cegas, sem ideias. Será algum problema no secundário??? Ja testei desligar todas as saidas e nada...

Grato pela ajuda.

Cupts
Sérgio - Ourem

Re: MITSAI PT92 F 01 Abr. 2008 07:56 #6

• jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Agradecimentos 12
Olá bom dia.

Já foi dada tanta pista, que é difícil ajudar sem ter mais pormenores da avaria.
A fonte não arranca.
Fica a soluçar?
Verifique CP41 - 4,7nF e RP - 06 3,9 M ohms
Deve mudar IC e transitor (novos).
Diz que não tem o CP 08? 680pF / 1KV. no esquema ele está lá e dá problemas (normalmente queima TP01 e o fus.) não é o caso.

Vá dando mais informação: leituras efectuadas, etc.

Cumprimentos
Jose Luis

Re: MITSAI PT92 F 01 Abr. 2008 11:57 #7

jose luis calcada escreveu:
Olá bom dia.

Já foi dada tanta pista, que é difícil ajudar sem ter mais pormenores da avaria.
A fonte não arranca.
Fica a soluçar?
Verifique CP41 - 4,7nF e RP - 06 3,9 M ohms
Deve mudar IC e transitor (novos).
Diz que não tem o CP 08? 680pF / 1KV. no esquema ele está lá e dá problemas (normalmente queima TP01 e o fus.) não é o caso.

Vá dando mais informação: leituras efectuadas, etc.

Cumprimentos
Jose Luis

Boas, a fonte não dá qualquer sinal de arranque, não tem o CP08 mas tem o CP20 que está em paralelo, a posição CP08b está vazia mas vai dar ao mesmo. O valor é de 0.68nF e não de 68nF como indiquei anteriormente. RP06 ja substitui bem como o CI e Transistor sempre por novos.
Segundo o manual quando a tensão no pino 14 oscila o problema é do Transistor mas ja substitui por varios e fica tudo na mesma...

Obrigado pelas dicas, mais logo ja vou verificar o CP41.
Cupts
Sérgio - Ourem

Re: MITSAI PT92 F 01 Abr. 2008 16:17 #8

• chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Agradecimentos 1
boas tardes

tenho pena de não ter ajudado, se o amigo diz que este tv não tem o IP03, então não estou a ver qual o chassi e por ultimo se tiver hipotese troque o transformador, não sei se já o fez.
mas uma vez que não sai nada da fonte não vá para outro sitio sem esta debitar tensão.

boa sorte e um abraço

ps. verifique se não há passagem entre pistas na placa, ocorreu-me agora, pode ser disparate mas já tive algo parecido e só estou a tentar ajudar

bem hajam
um abraço

bem hajam

Re: MITSAI PT92 F 01 Abr. 2008 18:02 #9

• braz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos
  •   
Boas

como ja foi lembrado aqui

ja aconteceu ser o transformador de alimentaçao com curto entre algumas espiras

por mal isolamento

Re: MITSAI PT92 F 01 Abr. 2008 22:54 #10

Boas amigos Chip e Braz,
não foi nada que não me tivesse ja ocurrido que fosse o transformador da fonte, mas ainda não troquei. É que ja não me restam muitos componentes para trocar...:dry:
Vou tentar arranjar um transformador pra testar, depois posto aqui o resultado.

A todos os que participaram ate agora, obrigado.
Cupts
Sérgio - Ourem
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema