Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Sony trinitron kv-9ad10

Sony trinitron kv-9ad10 24 Ago. 2010 02:05 #1

  • paungartner
  • Avatar de paungartner
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
  • Agradecimentos 2
Oi amigos aqui estou novamente recorrendo a ajuda de voces.. este televisor quando ligo ele na energia esta queimando um resistor que acredito ser na fonte.. por não encontrar o esquema original postei um pedido aqui no site e um colega me sugerio usar o esquema da kv-8ad10 o que me parece ser igual, por este esquema identifiquei como o resistor r-602 o que esta queimando.. alguem poderia dar uma força e olhar este esquema e me dar alguma sugestão.. abraço e desde ja obrigado.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: edremit

Re:Sony trinitron kv-9ad10 24 Ago. 2010 05:46 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga luiz antonio paungartnerga ,meus cumprimentos .

Verifiquei o esquema que recomendou,e trata-se de uma fonte chaveada auto-oscilante projetada para uso em rede de 120VAC.
Note que a tensão nominal de rede (110VAC) passa pelo filtro de linha,vai à ponte retificadora onde é transformada em tensão DC e através da R-602 de 2,2R X 3W carrega o capacitor eletrolítico C- 607 de 330uF/200V com a tensão máxima de 150VDC.
A partir daqui temos dois caminhos para essa tensão,pino 3 e 5 do transformador chopper T-602 indo ao coletor do transistor Q-601 que é o chaveador da fonte.
O outro caminho é justamente o de partida através da R-603 que fluirá uma corrente de polarização inicial da base do transistor chaveador.
Amigo,se continua a queimar a R-602 é porque o transistor chaveador deve de estar em curto-circuito.
Antes de trocá-lo verifique se não há algo mais danificado nesta linha,ok.
Valeu,qualquer coisa posta aqui no fórum.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Bom trabalho para você.
Fui !!! B) B)

Re:Sony trinitron kv-9ad10 24 Ago. 2010 11:32 #3

  • paungartner
  • Avatar de paungartner
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
  • Agradecimentos 2
Bom dia amigo Vosdor.. esta placa esta bem danificada mesmo no ponto onde esta fixado o Q-601 ao ponto de ter q fazer alguns jumpers..eu ja havia substituido o R-602 e 0 Q601 e o problema persiste.. notei q no r-602 esta chegando acima de 60v.. help.

Re:Sony trinitron kv-9ad10 24 Ago. 2010 16:56 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga luiz antonio paungartnerga ,meus cumprimentos .

Meu caro, esta fonte de alimentação é muito simples,há um número reduzido de componentes,não compreendo bem qual seja a sua dificuldade.
Com relação a tensão na R-602 é mesmo de 150,0 VDC,o transformador chopper e o transistor Q-601 formam juntos um oscilador cuja finalidade é a de induzir a tensão no secundário para posteriormente ser novamente retificada.
Bem,vamos deixar a teoria um pouco de lado e vamos direto à prática de bancada.
Faça o seguinte:remova o módulo da placa e trabalhe com ele livre sem conecção com a P.C.I. principal.
Ligue a placa da fonte em uma lâmpada em série de 100W e se ligando, a Lâmpada ascender com brilho forte,é porque tem algo provocando o consumo excessivo.
Neste caso é só ir soltando os componentes até localizar o componente responsável por tal excesso de consumo.
A lâmpada em série tem duas serventias nesta situação,serve para proteger os componentes ao mesmo tempo que lhe dá uma indicação real do consumo da carga.
Bem,amigo,é só,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Qualquer coisa posta aqui no fórum.
Valeu,bom trabalho para você.
Fui !!!! B) B)

Re:Sony trinitron kv-9ad10 04 Set. 2010 01:10 #5

  • paungartner
  • Avatar de paungartner
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
  • Agradecimentos 2
Amigo Vosdor vou abusar de sua paciencia e boa vontade e vou ressusitar este topico pois nas minhas horas de folga estou metendo a mão nesta tv e não venho obtendo sucesso..apesar de como voce colocou esta fonte ser estremamente simples e descomplicada para mim que estou começando ela esta se mostrando muito complicada..bem vamos lá..substitui o Q601 (2sc4274) por um equivalente?(J13009-2) e tambem o R602 e como ainda não tinha seguido seu conselho da lampada em serie liguei a fonte e ambos queimaram.. estou meio perdido..tem uma luz do que pode estar queimando este transistor e este resistor?..desde ja agradeço tua ajuda..abraço.

Re:Sony trinitron kv-9ad10 04 Set. 2010 07:13 #6

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
Se fosse a si antes de colocar um novo transístor e uma nova resistência verificava os electrolíticos, mudava o C615 e antes de colocar um novo verificava os restantes componentes pois algum deve estar com o valor alterado, não se esqueça também de verificar o secundário da fonte

Re:Sony trinitron kv-9ad10 05 Set. 2010 06:13 #7

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga luiz antonio paungartnerga ,meus cumprimentos .

Amigo,a única certeza absoluta que tenho é que a R-602 está abrindo devido ao curto-circuito (Coletor/Emissor) do transistor chaveador Q-601.
Verifique se o capacitor C-611 não está aberto,a função dele é justamente proteger a junção coletor/emissor deste transistor contra tensões reversas e ondulatórias gerados no processo de oscilação,é basicamente igual ao capacitor de largura de um TV,quando aberto,queima o chaveador em um piscar de olhos.
O capacitor C-615 também é bom trocá-lo.
Ligue a placa da fonte em uma lâmpada em série de 100W e se ligando, a Lâmpada ascender com brilho forte,é porque tem algo provocando o consumo excessivo.
Neste caso é só ir soltando os componentes até localizar o componente responsável por tal excesso de consumo.
A lâmpada em série tem duas serventias nesta situação,serve para proteger os componentes ao mesmo tempo que lhe dá uma indicação real do consumo da carga.
Ligue primeiro a placa na Lâmpada em série sem repor o transistor, e assim ,verifique se tem ou não algo errado nesta linha.
Verifique tudo antes e por último reponha o transistor e revise,ok !!
Bem,amigo,é só,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Qualquer coisa posta aqui no fórum.
Valeu,bom trabalho para você.
Fui !!!! B) B)

Re:Sony trinitron kv-9ad10 06 Set. 2010 02:32 #8

  • paungartner
  • Avatar de paungartner
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
  • Agradecimentos 2
Amigo Vosdor..segui o seu conselho e montei uma lampada em serie ..recoloquei os componentes queimados e liguei, a lampada acendeu normalmente sinal de curto..como voce me sugerio fui soltando componentes na linha ate chegar no c-612 onde estava o curto..fiz a troca do capacitor e perfeito curto eliminado..não temos mais queima de componentes..mas me surgiu um outro problema estou sem a saida de 12v na fonte.. seria muito pedir para voce me indicar a linha a ser seguida?.. abraço e desde ja muito obrigado.

Re:Sony trinitron kv-9ad10 06 Set. 2010 02:34 #9

  • paungartner
  • Avatar de paungartner
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
  • Agradecimentos 2
Obrigado pela dica Mancarra..era o C612 que estava em curto.. não queima mais componentes mas tambem não produz os 12V ...Alguma dica?

Re:Sony trinitron kv-9ad10 06 Set. 2010 10:36 #10

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga luiz antonio paungartnerga ,meus cumprimentos .

Fico feliz em saber que houve progressos,viu só como uma simples lâmpada pode ser útil !!!!!!
Mantenha a placa sempre ligada na Lâmpada em série,assim ,os componentes estarão sempre protegidos e no final quando tudo estiver funcionando normalmente,você terá que ligar tudo diretamente à rede elétrica para efetuar os ajustes finais,ok !!!
Bem,vamos lá, a R-603 é responsável pela partida da fonte,ela proporciona corrente para uma leve condução da junção base/emissor do transistor chaveador Q-601 que conduzindo produzirá uma leve circulação de corrente dos pinos 3 ao 5 do T-602 e junção coletor/emissor(terra).
Esta circulação de corrente pelo primário do transformador chopper faz surgir um campo eletromagnético em expansão,surgindo um potencial positivo no pino 1 do T-602 que irá carregar o capacitor C-613 via C-612/R-605 e finalmente a junção base/emissor do Q-601 reforçando a partida da fonte levando-o à saturação.
Com isto,o campo eletromagnético aumenta sua intensidade e quando a carga do C-613 chegar ao seu final ,então,o campo eletromagnético induzido tenderá à se contrair gerando a inversão de polaridade dos potenciais induzidos,ou seja,onde estava positivo agora passa à ser negativo e automáticamente acontecerá o corte total do Q-601.
Ha de se notar que enquanto o potencial for negativo no pino 1 do T-602,isto produz a polarização do diodo D-607 que carregará o capacitor eletrolítico C-615 com um certo potencial e durante sua carga também produz a condução dos diodos zeners que conduzindo ,desvia a corrente proporcionada pela R-603 mantendo o Q-601 totalmente cortado.
Logo,o capacitor C-615 atinge sua carga e um novo ciclo recomeça,com a polarização imposta pela R-603...
A estabilização e controle desta fonte é conseguida mediante o fluxo magnético destes pinos 1 e 2 do T-602 controlando o tempo de carga e descarga do C-613 de acordo com o consumo do secundário.
Devido a importância deste capacitor no circuito é que péço para que tróque-o e também o C-615.
Verifique também se os capacitores C-614/616 não estão com fuga que possam estar desviando a corrente de carga do C-613.
Valeu,amigo ,espero que consiga entender, e mais ainda,resolver o seu pepino,ok !!!
Qualquer coisa posta aqui no fórum,estarei sempre de olho !!!
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um bom dia para você.
Fui !!!! B) B)
Última Edição: 06 Set. 2010 10:41 por Vosdor.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema