Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE

TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE 10 Set. 2010 21:54 #1

Boa noite!

Estou com está TV que estava com D1701 aberto, troquei e agora está com barulho na fonte (o barulho parece ser no trafo) e não liga, segundário sem tensão.troquei o IC901 regulador, verifiquei o mosfet e capacitores. Alguns falam de capacitores amortecedores, alguem saber quais são eles? Já pegarão este tipo de defeito?
Última Edição: 10 Set. 2010 21:55 por Teixeira_Circuito.

Re:TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE 11 Set. 2010 04:49 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga Flavio,meus cumprimentos .

Prezado coléga,este barulho que você está escutando, certamente é o barulho do oscilador da fonte tentando dar a partida inicial ,mas que por algum motivo está sendo desarmada.
Verifique as cargas do secundário,principalmente a saída horizontal que possui um consumo maior.
Esta fonte é do tipo paralela com controle flutuante via acoplador óptico,muito boa por sinal,mas se tratando de fontes chaveadas,sabemos que as mesmas costumam desarmar-se por qualquer motivo,por consumo excessivo ou até mesmo por falta de consumo.
Os capacitores eletrolíticos de filtragem do secundário, também costumam apresentar muitos problemas de fugas ou de falta de capacitância que acabam levando a própria fonte ao desarme,é bom verificar.
Quanto à sua dúvida sobre o capacitor de amortecimento,nesta fonte se trata do capacitor C-919,veja que ele é colocado entre o Dreno e o Source do transistor FET Q-901 para proteger o dito cujo das tensõe reversas e ondulações transitórias que surgem no momento do corte do mesmo,devido à força contraeletromotriz produzida pelo enrolamento primário do transformador chopper pinos 3/4 e 5/6.
Bem ,por hora é só ,qualquer coisa posta aqui no fórum.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Bom trabalho para você.
E que Deus nos abençôe .
Fui !!! B) B)

Re:TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE 11 Set. 2010 17:32 #3

Caro Vosdor, troquei o C920 (220/160v) e continua com o barulho e não liga. O que me chamou atenção foi o C903 de 2n2, no capacímetro deu 1n8. Vir no esquema que este é especial (!), não tenho ele agora, vou comprar um e colocar no lugar. Mas deixa contar como tudo começou: O defeito no início foi o D1701 aberto troquei, mas a TV não ligou. Tirei o fet Q1701 para testar fora, só que por descuido esqueci de colocar no lugar e liguei a TV e foi daí que começou o barulho na fonte.
Sou técnico, não com muito esperiência, mas tenho consertados algumas TV's, mas este está me arrancando os cabelos.
Última Edição: 11 Set. 2010 17:33 por Teixeira_Circuito.

Re:TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE 11 Set. 2010 19:10 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga Flavio,meus cumprimentos .

Meu amigo,pelo visto você também não usa uma Lâmpada em série,se usásse,isto não ocorreria.
Eu aqui na minha bancada dificilmente queimo um fusível se quer,graças à Lâmpada em série Profissional.
É um recurso tão útil quanto um osciloscópio,pois a Lâmpada em série Profissional, além de proteger os componentes de possíveis inversões de polaridades ,acidentes ,esquecimentos e etc...,também nos dá uma noção do consumo geral do aparelho.
Se o amigo tiver algum interesse pelo assunto,eu recomendo e aprovo com toda a minha experiência, e posso enviar-lhe um PDF explicativo de como se usar a Lâmpada em série Profissional,léva um certo tempo até que se acostume,mas ,pelas vantagens que a mesma proporciona,lógo,não largará mais dela.
Voltemos ao seu problema,primeiro,a experiência me diz que sobre capacitores eletrolíticos ou não,desconfiou,trocou !!!
Capacímetros,medidores de ESR,testadores de Flay back são tudo umas porcarias só,não são confiáveis,por isso,o radicalismo,desconfiou,trocou,isto sim,é 100% seguro e confiável.
Os capacitores são componentes complicados ,devido à sua estrutura de manufatura e modo de como são conservados,costumam apresentar muitos problemas ,as vezes chegamos à comprá-los e mesmo, sendo novos, já estão com problemas ,principalmente os eletrolíticos que agora encontramos no mercado comum,com a qualidade chinesa,um lixo só.
Como vê ,tudo isso se traduz em dores de cabeça para nós técnicos de bancada,nós quem manipula estes lixos que nos vendem, infelismente.
Hoje com o Capitalismo,a filosofia central é a de vender,a qualidade é só um detalhe,infelismente .
Faça o seguinte ,desligue o pino 2 do transformador de saída horizontal T701,com isto você estará cortando o consumo e funcionamento da etapa de saída horizontal.
Depois,ligue o aparelho e verifique as tensões de saída da fonte chaveada, postando-as aqui.
Se quiser,recomendo ,ligue o aparelho em uma lâmpada em série de 300W à 400W.
Por hora é só,fico aguardando seu retorno,
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
E que Deus nos abençôe !!!
Fui !!! B) B)

Re:TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE 12 Set. 2010 16:17 #5

Vosdor, obrigado pela atenção.

Quanto a TV o cliente já pegou, não quiz esperar, levou como defeito.
Agora, referente a lâmpada serie tenho interesse. segue meu e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Grato.

Re:TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE 13 Set. 2010 15:23 #6

  • atonio
  • Avatar de atonio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 7
ola na placa da fonte tem regulador troque o so que tem que ser original eu estava com uma com este mesmo sintoma talvez seja o mesmo vale apenas verificar boa sorte

TV 29"- PHILCO TPF 2940 - NÃO LIGA - BARULHO NA FONTE 07 Ago. 2017 14:01 #7

  • jaissom
  • Avatar de jaissom
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 1
  • Agradecimentos 1
Só para contribuir, porque eu estava com uma com o mesmo defeito, depois de substituir o c1201 e c1703 a tv não ligou mais e fez barulho na fonte sem +B. Depois de chegar este tópico vi que era problema do Q701 em curto.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema