Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: EEPROM LG CB-14F84X

EEPROM LG CB-14F84X 24 Set. 2012 22:46 #1

  • AleVict
  • Avatar de AleVict
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • Electrónica é a minha vida
  • pt  
  • Mensagens: 74
Alguém sabe onde posso arranjar ou fazer download do DATA EEPROM da TV LG CB-14F8X?
Agradeço reposta. :)

Re:EEPROM LG CB-14F84X 25 Set. 2012 00:07 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega AleVict ,meus cumprimentos. B)

Está na mão :

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: LG_CB_14F84X.rar
Tamanho do Ficheiro: 2792


Bom proveito .
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:EEPROM LG CB-14F84X 27 Set. 2012 23:08 #3

  • AleVict
  • Avatar de AleVict
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • Electrónica é a minha vida
  • pt  
  • Mensagens: 74
Amigo Vosdor, muito obrigado pelo ficheiro.
Foi muito útil.
Desejo-lhe também tudo de bom.
Boas reparações.
Abraço :)

Re:EEPROM LG CB-14F84X 28 Set. 2012 03:56 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega AleVict ,meus cumprimentos B)

Será que o amigo poderia nos revelar qual era o sintoma do defeito ,cujo o qual, parece ter sido solucionado com a regravação da memória Eeprom ?
Sabe como é,técnico é curioso...
E eu que ficarei muito agradecido .
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:EEPROM LG CB-14F84X 28 Set. 2012 23:33 #5

  • AleVict
  • Avatar de AleVict
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • Electrónica é a minha vida
  • pt  
  • Mensagens: 74
Colega Vosdor,
agradeço a sua mensagem e interesse em saber o defeito ou o problema.
Na verdade, ainda não gravei a EEPROM e nem solucionei o problema.
Muitas das vezes o meu maior problema é a falta de tempo para as reparações, que tanto gosto.
É com muito agrado que lhe informo sobre o problema de televisão LG, modelo CB-14F84X e que usa o chassi 12.4/12.5 da BEKO.
A avaria é a seguinte:
Quando liga, mostra imagem (parece tudo ok), as funções do painel (V+, V- e MENU) parecem um pouco teimosas, isto é, nem sempre funcionam. Quando utilizo o comando ou controlo remoto, este só funciona com as 3 ou 4 primeiras funções que você escolhe e depois deixa de funcionar e não controla mais a TV (o comando tem pilhas novas e funciona). Só volta a funcionar se desligar e voltar a ligar a TV, mas depois volta a fazer o mesmo defeito.
Note também que quando liga a TV, nem sempre esta mostra a imagem ou nem sempre a imagem está normal.
Já verifiquei tensões no microP e EEPROM, já verifiquei pulsos Horizontais para o microP, já verifiquei circuito IR e tudo bom.
O que lhe parece amigo?
A mim parece-me sintoma de EEPROM defeituosa, pode ser o microprocessador defeituoso ou o provavelmente o cristal associado?

Um grande obrigado.
Abraço.
Alex

Re:EEPROM LG CB-14F84X 29 Set. 2012 03:29 #6

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega AleVict ,meus cumprimentos. B)

Já verifiquei tensões no microP e EEPROM, já verifiquei pulsos Horizontais para o microP, já verifiquei circuito IR e tudo bom.

Meu caro,noto algo em comum nestes componentes,todos se utilizam da tensão de 3,3v.
Quando diz ter verificado,que me desculpe o amigo,mas, verificou com qual instrumento ?
Você deve verificar com um osciloscópio a possibilidade de haver possivelmente ondulações ( ripple )no nível DC da tensão de 3,3v.
Havendo ripple na tensão de 3.3v afetará todos os circuitos mencionados,principalmente o microprocessador que poderá apresentar todo o tipo de defeito estranho que você possa imaginar,até mesmo trava-lo.
Os sintomas descrito por você apontam para esta direção,verifique com mais atenção ,depois poste aqui com notícias,boas espero ...
OBSERVAÇÃO: Não possuindo um osciloscópio,troque todos os capacitores eletrolíticos da linha dos 3,3v desde a origem (fonte de alimentação) até o mPC.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:EEPROM LG CB-14F84X 02 Out. 2012 12:14 #7

  • AleVict
  • Avatar de AleVict
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • Electrónica é a minha vida
  • pt  
  • Mensagens: 74
Olá amigo Vosdor, agradeço o seu comentário.
Sim, é importante a verificação por multímetro e pelo osciloscópio.
Eu também já tinha verificado os 3,3V por osciloscópio para confirmar esse possível ripple.
Mas está tudo ok e não há ripple. Até soldei um condensador de 470uF na linha apenas para testar.
Também troquei o regulador 317, troquei a EEPROM com o seu programa CB-14F84X (comportamento igual), soldei diretamente a pinagem do uprocessador à placa, verifiquei alguns dos condensadores de 47uF associados ao microP... e sem sucesso.
Com o osciloscópio reparei que: quando a TV funciona com o comando e painel frontal, verifico o código SDA e SCL na pinagem da EEPROM. Quando este código deixa de existir na pinagem da EEPROM (apenas aparece um traço) a TV deixa de funcionar correctamente com os botões do painel frontal e o comando deixa de funcionar por completo (o código IR chega sempre ao pino do microP).
Acho que já esgotei todas as hipóteses relacionadas, só faltam 2 coisas: o cristal de 6MHz e o próprio uProcessador (penso que seja o uProcessador). O que lhe parece amigo?
O cristal de 6MHz vou testar ainda hoje.
Abraço e boas reparações,
Alex

Re:EEPROM LG CB-14F84X 02 Out. 2012 18:42 #8

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega AleVict , boa tarde. B)

Concordo plenamente com o amigo, porém,por desencargo de consciência, também checaria a entrada dos pulso de sincronismo vertical no pino 20 do uPC ,pois há modelos que apresentam defeito semelhante por causa da ausência dos mesmos.
Com relação ao cristal de ressonância de 6.0MHz, primeiro solte os capacitores ligados nos terminais do mesmo e verifique o funcionamento,caso não resulte em êxito,prossiga verificando com o osciloscópio o trabalho do circuito de RESET.
O RESET deste aparelho está baseado na carga do capacitor eletrolítico C-418 de 10uF/16v ,quando ligamos o tv este capacitor está descarregado,mas lógo,surge a tensão de 3.3v e o carrega via R444 de 8K2R,durante a carga do dito cujo, a tensão no pino 33 ( RST ) é 0,0V,lógo, completada a carga a tensão sobe para 3,3v e assim permanece,isto é realizado em uma fração de minuto,aproximadamente 30 ou 40 segundos dada a constante de tempo da célula RC,por isso a importância do osciloscópio.
Outra coisa à checar é a tensão no pino 18 ( POWER_CTRL ) que deve de ser aproximadamente de 1,63V devido ao divisor de tensão formado pela R451 de 10KR e a R445 de 2K2R.
Se depois que checar todos esses pontos e não solucionar o problema,troque o cristal , persistindo,troque o microprocessador.
Por enquanto é só meu amigo,aguardo noticias suas,torcendo para que resulte em êxito ,alguma dessas sugestões.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:EEPROM LG CB-14F84X 09 Out. 2012 23:20 #9

  • AleVict
  • Avatar de AleVict
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • Electrónica é a minha vida
  • pt  
  • Mensagens: 74
Olá amigo Vosdor,
tentei tudo o que você me disse e nada... obrigado pelas dicas.
Acho mesmo que é o uProcessador avariado ou defeituoso.
Agora não avancei mais sem perguntar ao cliente se quer ainda a reparação da TV.
O uProcessador deve ter custo elevado e não se encontra disponível nos armazéns electrónicos, é necessário encomendá-lo.
Mas agora só se o cliente quiser!...
Se eu avançar com a reparação lhe darei notícias.
Obrigado pelas dicas.
Até uma próxima.
Abraço

Re:EEPROM LG CB-14F84X 10 Out. 2012 00:44 #10

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega AleVict ,meus cumprimentos. B)

Tudo bem meu amigo, não ha de que agradecer.
Acredito que tenha feito tudo que estava ao seu alcance e com o maior empenho possível.
Mas,fazer oquê ?
Entendo perfeitamente sua posição,é racional e muito justa.
Como disse : se avançar com a reparação me manda notícias.
Ficarei torcendo para isto acontecer (mais grana no seu bolso $$$$$ ) !!!
Eu é que agradeço pelos retornos de informações.
Precisando estou sempre na área, feito centro-avante.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema