Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: aiwa cx-zr997 não liga!

aiwa cx-zr997 não liga! 30 Out. 2012 22:35 #1

  • pfa
  • Avatar de pfa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • estou na categoria média de conhecimento em eletro
  •   
  • Mensagens: 121
  • Agradecimentos 1
peguei esse som apenas com alguns leds acesos,aparentemente parecia ser saida transistorizada queimada,verifiquei,todos estavam bons,depois de muita luta e testes percebi que ao descarregar os capacitores da fonte ele liga normalmente,mas se retirar da tomada e colocar novamente ele volta com mesmo problema tem que descarregar capacitores da fonte,dai fui testando e desliguei o Q219 fp1016 ele liga normal sai som na caixa direita,troquei esse transistor por outro,mas nada resolveu,alguem tem alguma dica...abraços aos amigos de plantão....me ajudem.

Re:aiwa cx-zr997 não liga! 31 Out. 2012 19:34 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega pfa , meus cumprimentos. B)

Pela descrição do sintoma apresentado , sugiro que verifique o setor de RESET do Microprocessador.
Oquê você está fazendo é a tarefa dele.
Querendo mais ajuda , por gentileza , especifique corretamente o modelo do aparelho , pois como está não encontro nada.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:aiwa cx-zr997 não liga! 31 Out. 2012 23:17 #3

  • pfa
  • Avatar de pfa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • estou na categoria média de conhecimento em eletro
  •   
  • Mensagens: 121
  • Agradecimentos 1
obrigado pela ajuda vosdor, esse "raiwa"rsss,aiwa é pra ajudar o modelo cx-zr997 eu não consegui o esquema em lugar algum,ele veio de uma autorizada,os caras disseram que não tem conserto era o micro,mas eu creio que não deve ser o microcontrolador ,mas se desligar o q 219 o fp1016 que faz parte da saida esquerda ele liga normalmente, e esse transistor na duvida troquei por outro e nada de sanar o problema,deve ser o reset,pior que não sei por onde começar,se puder me deixa uma dica...abraços...

Re:aiwa cx-zr997 não liga! 01 Nov. 2012 05:23 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega pfa , meus cumprimentos. B)

Este aparelho é de origem latina,Colômbia,México e arredores se procurar com vontade até dá para encontrá-lo,mas,por agora estou só o pó.
Pelo que descreveu,concordo plenamente com as suspeitas do amigo.
Acredito que haja uma falha na polarização do circuito do amplificador que por sua vez acaba acionando o circuito de proteção (HOLD) e consequentemente travando o micro.
Já me ocorreu coisa semelhante aqui , depois vou procurar nos meus arquivos e certificar-me de alguma anotação que por ventura eu tenha feito.
Por hora é só,mando-lhe este arquivo para que não duvide da minha procura,é da mesma linha deste aí,serve para ele também,dê uma olhadinha.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: AIWA_CX_ZR800.zip
Tamanho do Ficheiro: 387441

Valeu, desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!!

Re:aiwa cx-zr997 não liga! 07 Nov. 2012 19:53 #5

  • pfa
  • Avatar de pfa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • estou na categoria média de conhecimento em eletro
  •   
  • Mensagens: 121
  • Agradecimentos 1
caro colega vosdor e outros amigos do forum como tinha dito antes esse som veio de outra oficina
e depois de alguns dias deixado de lado voltei a mexer novamente nele,mas creio que a posição desses transistores estão trocados,os fn 1016,fp 1016,e não consegui lugar algum esse esquema
aiwa cx-zr 997 ficarei muito feliz e grato de alguem souber de alguma dica...

Re:aiwa cx-zr997 não liga! 07 Nov. 2012 20:20 #6

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega pfa , meus cumprimentos B)


Meu caro,use um esquema semelhante.
Procurei e encontrei as minhas anotações com este defeito.
Tratava do modelo NSX-S229 em que os transistores da saída estavam com fuga.
Esta fuga gerava o acionamento do DET-DC cortando os transistores Q109 E Q108 que por sua vez possibilitou a saturação do transistor Q106 derrubando a tensão de I-HOLD e consequentemente o desarme e travamento do micro.
Minha memória é muito fiel, os sintomas são iguais e ainda me lembro de ter medido a tensão de saída antes de efetuar a troca,estva com potencial negativo em relação à massa.
Baixe este esquema e use o mesmo raciocínio.
Valeu ,desejo-lhe sorte e tudo de bom .
Um abraço.
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema