Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: TV Sharp C-20S02 não liga

TV Sharp C-20S02 não liga 26 Jan. 2013 22:15 #1

  • Elivander
  • Avatar de Elivander
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • Uma estada sem fim, o conhecimento é! A nós, cabe o mais longe nela ir.
  •   
  • Mensagens: 14
Colegas, estou com uma tv Sharp C-20S02 que não liga. Inicialmente ela estava com o Horizontal e o Flyback queimado. Ao substituilos estavam queimando. O diodo zener (115V) estava queimado, eu não tinha então coloquei um de (120V). Deu certo parou de queimar o horizontal e apareceu voltagem no secundario. Mas ai esta o problema a televisao nao dá partida. Nao tem os 5 v no micro. Alguem sabe em qual pata do micro se encontra esses 5v que da partida? Obrigado!

Re:TV Sharp C-20S02 não liga 26 Jan. 2013 22:52 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Elivander , meus cumprimentos. B)

O micro se alimenta com 5,0VDC no pino 42 e gera o comando POWER ON/OFF pelo pino 41 do IC1001.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:TV Sharp C-20S02 não liga 27 Jan. 2013 00:25 #3

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Elivander , meus cumprimentos. B)

Desculpe-me nobre colega , mas , não será ? :
""Uma estrada sem fim , o conhecimento é ... !
A nós , cabe o mais longe nela ir.""

O diagrama elétrico deste aparelho já se encontra disponível aqui neste fórum :
www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,21226/
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:TV Sharp C-20S02 não liga 28 Jan. 2013 10:49 #4

  • Elivander
  • Avatar de Elivander
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • Uma estada sem fim, o conhecimento é! A nós, cabe o mais longe nela ir.
  •   
  • Mensagens: 14
Colega Vosdor obrigado pela resposta, mas eu verifiquei e no pino 42 chega apenas 1,9 VDC. Então procurei a pista e ela vem do pino 6 do IC 1009.
Verifiquei e também não encontrei 25 V no pino 13 do vertical e todas as outras voltagens estão reduzidas.
Outro fato curioso é que na primeira vez que a ligamos na lâmpada em serie dá um baixo curto´e desaparece, se tiramos e ligamos em seguida .passa a dar curto total.
Quanto a frase não sei, vou ver o que é o certo!
Obrigado! Espero ajuda.

Re:TV Sharp C-20S02 não liga 28 Jan. 2013 10:55 #5

  • Elivander
  • Avatar de Elivander
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • Uma estada sem fim, o conhecimento é! A nós, cabe o mais longe nela ir.
  •   
  • Mensagens: 14
OBS: No que eu disse acima, o pino 42 esta chegando apenas 1,9 V. Deveria ter 5 V.

Re:TV Sharp C-20S02 não liga 28 Jan. 2013 17:18 #6

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Elivander , meus cumprimentos. B)

Voce escreveu:
""OBS: No que eu disse acima, o pino 42 esta chegando apenas 1,9 V. Deveria ter 5 V.""
Solte o pino 42 certificando-se de que o mesmo não esteja em curto , não surgindo a tensão de 5,0VDC o amigo deverá pesquisar a orígem da mesma ,ou seja, verifique o regulador de tensão IC1004 ( TA7805S ).

"" Verifiquei e também não encontrei 25 V no pino 13 do vertical e todas as outras voltagens estão reduzidas.""
Ora,como você espera encontrar a tensão do vertical se o aparelho não está funcionando ??

""Outro fato curioso é que na primeira vez que a ligamos na lâmpada em serie dá um baixo curto´e desaparece, se tiramos e ligamos em seguida .passa a dar curto total.""
Desligue a bobina desmagnetizadora e por curiosidade,qual a potência da lâmpada série que você está usando ??
DICA : Já experimentou jumpear a fonte ??
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!!

Re:TV Sharp C-20S02 não liga 28 Jan. 2013 17:44 #7

  • Elivander
  • Avatar de Elivander
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • Uma estada sem fim, o conhecimento é! A nós, cabe o mais longe nela ir.
  •   
  • Mensagens: 14
Boa tarde colega, vou tentar o que você falou de soltar o pino 42.
Quanto ao do vertical foi falha minha.
A bobina desmagnetizadora já estava desligada e a lampada que eu tenho era de 100W.
Mas sou novo no ramo e como é o jumpear que você diz?
Óbrigado!

Re:TV Sharp C-20S02 não liga 28 Jan. 2013 22:07 #8

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Elivander , meus cumprimentos. B)

Você escreveu :
""A bobina desmagnetizadora já estava desligada e a lâmpada que eu tenho era de 100W.""
Acredito que estes 100W não corresponda à relação de 2,5 vezes à potência de consumo nominal demarcada na etiqueta traseira do gabinete do aparelho,portanto,não irá gerar proteção alguma para o mesmo,por outro lado ,o acendimento e apagamento repentino da referida lâmpada se traduz na carga do capacitor eletrolítico C707 de 330uF/400V e é o comportamento normal para esta condição.
No início você disse que trocou a saída horizontal Q602 ( 2SD2554 ) e o T.S.H. T602 ( Transformador de Saída Horizontal ),quiz dizer danificados, não é mesmo ?
Mas , quando substituídos geravam danos (curto-circuito ) no diodo zener de proteção ZD732.
Análise com atenção e note a função real deste diodo zener,ele só se encontra ali em caso de sobretensão da tensão de saída da fonte principal (+B115,0VDC ) , e em funcionamento normal ,praticamente nem existe para o circuito.
Disse também que depois surgiram as tensões, em qual secundário você se referiu afinal ??
Além da tensão do +B115,0VDC que supri o setor horizontal, a fonte gera outras tensões,como elas estão ??
As técnicas de jumpeamento exigem conhecimentos profundos na utilização da lâmpada em série profissional , esqueça , ainda não é o momento certo para você.
Verifique as tensões de saída da fonte de alimentação e as coloque aqui para serem analisadas por todos,assim torná-se mais rápida a conclusão da sua ajuda.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços .
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema