Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: TV GRADIENTE HT-M344S - PERDE SINCRONISMO E LUMINANCIA

TV GRADIENTE HT-M344S - PERDE SINCRONISMO E LUMINANCIA 01 maio 2013 14:36 #1

Boa tarde amigos, este aparelho após alguns minutos ligado perde o sincronismo H/V e o brilho, ficando com a imagem escura as vezes só com cor ou chuvico e rolando, som e caracteres normais,tem vez que fica quase o dia inteiro sem problema. Para voltar o normal é só desligar e ligar ou mudar de canal.
Obs.: não é solda fria ou mal contato.
Se alguem puder me ajudar, agradeço.

Re:TV GRADIENTE HT-M344S - PERDE SINCRONISMO E LUMINANCIA 01 maio 2013 21:43 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega amaral muniz , meus cumprimentos. B)

Este sintoma de defeito relatado pelo amigo é característico de falhas no AFC ( Controle Automático de Frequência ).
Sugiro que troque o capacitor C-507 de 1uF/50v que vai ligado entre os pinos 47 e 48 do IC-201 , por outro de 4,7uF/63v.
A mudança do valor do capacitor, além de resolver o problema atual , também corrige um outro problema neste mesmo circuito , conhecido como pé-de-vento , pois parece que estão assoprando a imagem da esquerda para a direita no topo da tela.
Isso acontece quando o AFC da transmissora não casa com o do receptor.
Depois de trocado é só testar ,trocando de canal ou fonte de sinal de vídeo composto.
Caso não resolva , verifique a presença do pulso de retorno horizontal no pino 6 do IC-201.
Creio que seja a primeira opção , pois é muito comum falhas em capacitores eletrolíticos deste valor.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema