Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Processador de imagem TDA3301B

Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 17:39 #1

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Olá a todos,

Será que alguém me sabe indicar quais os valores típicos de tensão nos pinos deste processador? tenho aqui o esquema do chassi PC010/ PC020 ... mas, sem grande sorte.

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos

Re:Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 18:01 #2

  • mario mendes
  • Avatar de mario mendes
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • Aprender sem pensar é tempo perdido
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 1
Caro colega, talvez o datasheet do processador ajude.
Boa sorte.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: datasheet-4d2ec0a839285f0972c592686b5765c6.pdf
Tamanho do Ficheiro: 597145
O fácil esta feito, o difícil estou a fazer, o impossível vou tentar, milagres é que não faço.

Re:Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 18:13 #3

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Obrigado colega pela sua dica. Já tinha andado a ver o datasheet mas não consegui tirar a informação que necessito. Suspeito que o AGC esteja com problemas, mas queria ter a certeza antes de encomendar este processador, dado que o mesmo ainda é caro.

Cumprimentos

Re:Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 18:44 #4

  • mario mendes
  • Avatar de mario mendes
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • Aprender sem pensar é tempo perdido
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 1
O colega podia dar mais dados sobre o tv em questão e qual o sintoma.
O fácil esta feito, o difícil estou a fazer, o impossível vou tentar, milagres é que não faço.

Re:Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 19:14 #5

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Com certeza amigo Mario Mendes, trata-se de um TV ELBE 1421 com o chassi PC010.

O problema do TV é a qualidade de imagem, perde a cor com facilidade, passando a preto-e-branco, mas alturas em que apresenta alguma cor, a mesma fica tremida e com umas linhas horizontais finas. Dá a sensação de ter o sinal de vídeo com baixa amplitude, mas medi com o osciloscópio e não me parece ser o caso.Os restantes componentes da linha de atraso, aparentam estar todos bem e as tensões de alimentação também estão ok.

Será que o amigo tem alguma ideia?

Desde já o meu muito obrigado.

Re:Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 19:32 #6

  • mario mendes
  • Avatar de mario mendes
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • Aprender sem pensar é tempo perdido
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 1
Já agora só mais uma pergunta, em av o televisor tem boa imagem?
O fácil esta feito, o difícil estou a fazer, o impossível vou tentar, milagres é que não faço.

Re:Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 20:01 #7

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Não, alias o TV já só funciona em AV. A nossa antena analógica já não funciona, e eu infelizmente também não tenho nenhum modulador de RF para experimentar a entrada pelo tuner.

Suspeita de alguma coisa?

Abraço

Re:Processador de imagem TDA3301B 29 maio 2013 22:45 #8

  • mario mendes
  • Avatar de mario mendes
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • Aprender sem pensar é tempo perdido
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 1
Caro colega eu descartava o problema do agc visto esta parte do circuito ser para corrigir problemas de sinal no tuner compensando um sinal fraco ou atenuando um sinal muito forte e visto a sua tv só trabalhar em av não necessita do agc visto receber já o sinal RGB e Y por separado.
Eu centrava a minha atenção na linha B+ e testava todos os componentes a partir do pino 5 do transformador de linhas r310,d304,c308 e também c504 na placa do tubo.Media as tensões em r526,r527 e r528 para ver se estão idênticas pois eu penso que o problema estará por ai na placa do tubo no circuto amplificador de video.
Veja bem todos esses componentes na placa do crt, transístores resistências alteradas e soldaduras pois perca de cor e riscos na horizontal costumam ser sintomas de avaria na alimentação da placa do crt ou na própria placa.
Boa sorte, diga depois como correu.
O fácil esta feito, o difícil estou a fazer, o impossível vou tentar, milagres é que não faço.

Re:Processador de imagem TDA3301B 30 maio 2013 23:01 #9

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Boa noite colega Mário Mendes,

Seguindo a sua sugestão, fui fazer essas verificações:

A linha +B é suposto ter os 118V e tem cerca de 114V, do pino 5 do FBT segundo o esquema deveria ter 145V e tenho 144V. Creio que estas diferenças não sejam significativas.

R526, R527,R528 tem quedas de tensão que variam entre o 1V e os 2V, o que penso ser normal, dado que depende da intensidade do sinal RGB que vai para o CRT.

No entanto, a linha dos 6,3V para o filamento de aquecimento, eu tenho uma meia onda com amplitude de cerca de 21V !! ... outra coisa que ainda não tinha reparado é que não existe qualquer brilho alaranjado no pescoço do CRT quando a TV está ligada. Tirei a placa do CRT, fui medir o filamento de aquecimento ... e está aberto.

A ser assim, e na sua experiência, a única solução seria a troca do cinescópio, correcto? Aproveito e faço uma outra questão, eu estava em crer que nestas circunstancias (filamento em aberto), não deveria de aparecer qualquer imagem, este raciocínio é errado?

Grato por toda a sua atenção.
Cumprimentos

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema