Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: TV CCE HPS1497 - NÃO SINTONIZA CANAIS E NÃO MEMORIZA FUNÇÕES PRECISO A

TV CCE HPS1497 - NÃO SINTONIZA CANAIS E NÃO MEMORIZA FUNÇÕES PRECISO A 27 Set. 2013 22:08 #1

  • CAUAF
  • Avatar de CAUAF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 569
  • Agradecimentos 42
Boa tarde, amigos ! Estou precisando de ajuda para reparar um TV, marca CCE modelo: HPS-1497!
O cliente trouxe o aparelho com a queixa de que não tinha imagem só som e um quadro preto no meio!
Ao ligar o TV,constatei que não havia problemas de varredura H/V e sim falta de sinal de FI.
Passei a analisar a periferia do sintonizador! Encontrei os diodos, D-101(1n4148) e DZ-102(Z5v1) abertos!
Fiz também a troca do transistor Q-101(BC-337-25),por desencargo de consciência pois não apresentava
defeito! Ao ligar o Tv para teste,observei que o defeito persistia,fiz a aferição das tensões e interpretei
como normais, pois encontrei :5.0V no pino 7 do sintonizador e 33V no pino 9.
Troquei o sintonizador e o defeito persiste! Verifiquei que o SCL tem 3.6V e o SDA está com apenas
000.7V, ou seja "nada"!
Troquei a EEPROM e o defeito persiste! Notei que o aparelho também não armazena a seleção de funções! Por exemplo: Seleciono o idioma Português, desligo o TV, e ao tornar a ligar-lo, o idioma vem
em Inglês ou Espanhol ! Se algum amigo puder me ajudar, agradecerei!
Lembrando: Este TV é HPS-1497 sem o "P", que utiliza o TDA 9573H/N3A Deixo-lhes, o meu abraço! Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re:TV CCE HPS1497 - NÃO SINTONIZA CANAIS E NÃO MEMORIZA FUNÇÕES PRECISO A 28 Set. 2013 00:23 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega CAUAF , meus cumprimento. B)

É um prazer ve-lo por aqui.
Mas , isto não é estranho ?
"Troquei o sintonizador e o defeito persiste! Verifiquei que o SCL tem 3.6V e o SDA está com apenas 000.7V, ou seja "nada"!"
Não entendi por quê . . .
"Troquei a EEPROM e o defeito persiste! Notei que o aparelho também não armazena a seleção de funções!"

Verifique oquê está havendo com este potencial do SDA ( baixo assim não vai ) , resistores abertos ou alterados , capacitores ou diodos com fugas ou curto , ou então , o próprio pino 72 do IC-101 em curto.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Até !!
Última Edição: 28 Set. 2013 00:27 por Vosdor.

Re:TV CCE HPS1497 - NÃO SINTONIZA CANAIS E NÃO MEMORIZA FUNÇÕES PRECISO A 28 Set. 2013 12:52 #3

  • CAUAF
  • Avatar de CAUAF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 569
  • Agradecimentos 42
Bom dia, amigo Vosdor ! Muito obrigado pela atenção,é muito bom contar com a sua ajuda !
Estou refazendo a análise, assim que eu obtiver uma conclusão do defeito,lhe informarei !
Abração ! Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re:TV CCE HPS1497 - NÃO SINTONIZA CANAIS E NÃO MEMORIZA FUNÇÕES PRECISO A 28 Set. 2013 15:12 #4

  • CAUAF
  • Avatar de CAUAF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 569
  • Agradecimentos 42
RESOLVIDO! Amigo Vosdor, como disse anteriormente,retornei a analisar o circuito de forma mais
minuciosa e encontrei o Dz-702 (Z-5v6),defeituoso! Fora do circuito constatei uma resistência de
300 ohms em ambos os sentidos ! Fiz a substituição e o funcionamento normalizou, agora memoriza as
funções e faz a sintonia de canais ! Recoloquei o sintonizador original do TV, e ele não faz a sintonia !
A linha do SDA fica com 0v !
Conclusão: O sintonizador causou a queima dos componentes dos setores de 5 V que é aplicado ao pino 7 e os componentes da linha SDA.
Inseri o sintonizador novo, que utilizei durante a análise e o TV está funcionando OK!
Vosdor, o meu muito obrigado por sua atenção, receba o meu abração! Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re:TV CCE HPS1497 - NÃO SINTONIZA CANAIS E NÃO MEMORIZA FUNÇÕES PRECISO A 28 Set. 2013 21:00 #5

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega CAUAF , meus cumprimento. B)


Que bom !!
Fico contente e feliz por você ter obtido êxito e sucesso.
Acredito no seu potencial , e já sabia que resultaria em êxito.
Recebi seu abraço . . .
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Agora , receba o meu abraço e . . .
Até breve !!
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema