Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande.

GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 24 Out. 2013 18:00 #1

Este TV apresenta uma imagem ondulante, deslocada à direita e aparentemente demasiado expandida.
Agradeço algum colega que já tenha tido este problema o favor de me ajudar.
Última Edição: 24 Out. 2013 18:01 por rfaustino.

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 24 Out. 2013 22:04 #2

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1961
  • Agradecimentos 110
Boa noite rfaustino, primeiro pergunto se você entende o ALEMÃO (Deutch), se não, aconselho procurar alguém para lhe ajudar a procurar no esquema o MODO DE SERVIÇO, lá você encontrará a possível correção da imagem, colocando as variáveis de fábrica.Também verifique a defletora. Se a imagem deslocou para a direita, ela deve ter achatado também. Como já disse o colega Vosdor, com certeza pode ter um problema na fase horizontal, este medição deverá ser realizada com um SCOPE. Boa sorte, me retorne, ATT/Luir Frank.

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 25 Out. 2013 08:53 #3

Luir Frank, Alemão não sei, mas o Google Translator sempre dá um jeito.
Quanto às deflectoras estão bem e os parâmetros de fábrica também estão colocados. O ecrã fica todo preenchido de luminosidade no entanto só a imagem se vê deslocada à direita (ver imagem anexa). Este TV apareceu-me com a mica de isolamento à massa do transistor de saída de linhas danificada. Após substituição da mica e do transistor verifiquei esta situação. A imagem parece enrolada na horizontal.
Última Edição: 25 Out. 2013 09:14 por rfaustino.

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 30 Out. 2013 19:27 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega rfaustino , meus cumprimentos. B)

Desculpe-me pela demora , ando muito ocupado e só agora é que notei este tópico.
Na verdade este aparelho chegou na sua oficina sem funcinar.
Verificando o motivo pelo qual se encontrava inoperante , você encontrou o transistor da saída horizontal em curto-circuito , devido à ruptura da mica que o isola da massa.
Após a substituição passou a funcinar como na foto postada.
Noto bem mais que um simples deslocamento de fase horizontal,posso afirmar que o pulso de grampeamento de luminância e apagamento horizontal tem o seu período alterado , ou seja , este pulso aumentou de largura ,oque explica esta parte mais escura à esquerda da imagem.
Preocupante mesmo , são estas ondulações visíveis por toda a imagem ,elas caracterizam um ripple de alta frequência ( Fh=15734Hz ) que pode ser provocado por má filtragem das tensões originadas durante o trabalho horizontal ou da própria fonte de alimentação que é chaveada e sincronizada com o mesmo.
Micas de isolamento de transistores chaveadores de potência não furam à toa , desconfio que algum dos capacitores de largura esteja com fuga , principalmente estes C-53012 e C-53013 , pois dentre eles sai a amostra do pulso de retorno horizontal responsável pela formação do pulso SAND CASTLE.
Ou simplesmente Castelo de Areia , apelidado assim devido à semelhança que este apresenta em relação aos castelos de areia feitos na areia da praia.
Observe sua forma no oscilograma de nº 57 das páginas 19 e 20 do manual de serviços.
Podemos dizer que a tensão mais alta neste conjunto de pulsos , pertence ao SEPARADOR DE BURST , que é um pulso criado a partir do pulso de sincronismo vertical atrasado ( note que ele fica levemente deslocado para a direita em relação à posição que estaria o pulso de sincronismo horizontal ).
Com um nível de tensão menor temos o pulso de grampeamento do sinal de luminância e apagamento horizontal , que possuem a mesma largura ( região provavelmente alterada ).
Finalmente, aparecendo com uma tensão menor , período mais longo e uma linha mais fina comparado aos outros sinais,temos os pulsos de apagamento vertical.
Neste oscilograma não está representado este pulso , mas , ele existe, e se visualizado em um osciloscópio , irá aparecer como uma linha fina e com menor brilho devido a sua baixa frequência ( FV=59,94Hz ) em relação aos demais ( FH=15734Hz ).
De imediáto , você deve de verificar a forma de onda do Pulso de Retorno Horizontal ( 17 ) no coletor do transistor que você trocou , depois o da amostra ( 18 ) no ponto L'.
Se não tiver como fazer isto , então , troque os componentes citados e corra para o abraço.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 31 Out. 2013 14:50 #5

Caro colega, obrigado pela sua resposta.
As verdadeiras micas de isolamento dos transistores chaveadores realmente não furam, mas o que estava a ser utilizado neste TV, neste transistor assim como nos demais é algo maleável tipo plástico ou borracha, não sei bem, e este material estava em decomposição, por isso começou a dar passagem à massa.
Quanto aos condensadores de que me fala já os tinha analisado e até substituído sem sucesso.
A onda que chega ao driver parece-me correcta ponto 54, já a que sai não, pontos 16, 17 e 18 de que me fala, realmente deverá existir aqui uma alteração na frequência de varrimento.
Vou reverificar novamente os condensadores de pulso e medir a frequência existente neste circuito.

Obrigado, volto ao forum assim que tiver novidades.
rfaustino

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 01 Nov. 2013 01:46 #6

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega rfaustino , meus cumprimentos. B)

Engano seu meu caro , furam sim , só não sabia o motivo.
Já este isolante que você descreve como sendo algo maleável tipo plástico ou borracha é derivada de silicone.
Substituiu os componentes que sugeri sem sucesso algum , ótimo , certeza que não são eles.
Observou a função do IC-58010 ?
Um duplo operacional diferencial trabalhando como um perfeito Schmitt Trigger para obter nas saídas os pulsos de sincronismos verticais ( Fv=100Hz) e horizontais ( Fh=32Khz) totalmente limpos e imunes à ruídos.
Os sinais seguem independentes para o circuito formador do Pulso Sand Castle e somados como SS à caminho do AFC no processador.
Na imagem postada não noto nada de anormal com a varredura vertical, já o deslocamento de fase horizontal e o escurecimento à esquerda da tela (retorno) , qualquer um nota.
Tente o C-58001 ou as polarizações do IC-58010 , algo errado neste setor é que está gerando este problema.
Observação : quanto às formas de ondas , não existe esta expressão "parece-me" !!!
Para isto o fabricante teve todo o cuidado de colocar os oscilogramas com as devidas amplitudes e tempos bem definidos.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!
Última Edição: 01 Nov. 2013 01:48 por Vosdor.

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 01 Nov. 2013 08:26 #7

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Bom dia rfaustino e amigo Vosdor

Se me permitem dou apenas uma dica, tendo em conta a imagem mostrada.

Sendo um 100Hz a Feature Box deve ser inspecionada. Mude todos os condensadores eletrolíticos.

As F Box da Grundig dão este defeito.

Boa sorte

Um abraço para o amigo Vosdor
O trabalho dignifica o Homem

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 01 Nov. 2013 15:19 #8

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá amigo José Luis Neves , meus cumprimentos. B)

Pois é meu amigo , já recomendei ao colega que verifique todos os ripples , mas , tenho a impressão de que ele esteja sem o osciloscópio.
Neste aparelho , devido ao Mult System da croma e o recurso do PIP ( picture in picture) , tornam a etapa de sincronismos muito crítica e bem trabalhada para facilitar a função Swap quando o usuário estiver observando dois quadros de imagem simultâneos , é tudo chaveado e sincronizado , uma tarefa complexa e magnífica , para ser sincero , acho fantástica !!
Os sinais seguem independentes para o circuito formador do Pulso Sand Castle e somados como SS à caminho do AFC no processador , ou seja , para o pino 27 da Feature Box.
Um abraço TUGA !
Até mais ver. . .
Fui !!

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 01 Nov. 2013 17:36 #9

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Olá, boa tarde amigo Vosdor,

Tem toda a razão; este chassis é complexo e deve ser avaliado com osciloscópio, dado que um pequeno riplle pode causar grandes defeitos.

Eu próprio tive uma situação idêntica com um Grundig 100Hz de modelo e chassis diferentes.

Como são TVs com alguns anos de vida, os eletrolíticos devem ser verificados um a um.

Este teste é rápido dado que os medidores ESR fazem o teste sem retirar o componente do circuito.

Desejo boa sorte ao colega rfaustino

Para o amigo Vosdor, aquele abraço!

Um bom fim de semana para todos
O trabalho dignifica o Homem
Última Edição: 01 Nov. 2013 17:37 por Electrohd.

Re:GRUNDIG CUC1836 - Imagem deslocada à direita e demasiado grande. 01 Nov. 2013 20:59 #10

Em primeiro lugar tenho de agradecer toda a ajuda que tenho recebido de todos os colegas.
O meu osciloscópio sendo um bom equipamento não permite contudo a análise de dois quadros em simultâneo. Vou seguir os vossos conselhos e verificar todos os condensadores da Feature box

Voltarei ao fórum com novidades assim que as tiver.
Bom fim de semana a todos.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema