Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: tv crown ctv3726 queima fusivel

tv crown ctv3726 queima fusivel 13 Jan. 2015 23:23 #1

Boa noite pessoal mais uma vez tenho que recorrer a vossa ajuda pois são muito mais experientes e entendidos no assunto que eu. Tenho uma tv da marca crown com o modelo ctv3726 em bancada ao ligar vi que não dava sinal nenhum. Quando abri o aparelho vi que tinha o fusível fundido e detetei também dois díodos da fonte de alimentação danificados. Troquei os díodos e o fusível e o problema persiste. A minha questão é onde mais posso eu procurar o problema?
Em nexo envio algumas fotos da placa talvez possa ajudar a explicar qual os componentes suspeitos
Cumprimentos
2015-01-13-055_2015-01-13.jpg


2015-01-13-056_2015-01-13.jpg


2015-01-13-057_2015-01-13.jpg

tv crown ctv3726 queima fusivel 13 Jan. 2015 23:37 #2

  • Dirceu50
  • Avatar de Dirceu50
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos top50 em número de mensagens
  • Técnico Eletrônico de Áudio e Vídeo
  •   
  • Mensagens: 298
  • Agradecimentos 70
João Anacleto.
Todos os transistores, diodos, integrados e capacitores do primário da fonte são suspeitos. O PTC do circuito desmagnetizador também.
Mas, deve começar pelos diodos retificadores e pelo transistor colocado no dissipador grande.
Em último caso pode ser o transformador chopper, mas este defeito é muito raro.
Boa sorte.
Reparação eletrônica é Ciência, Arte e Paciência.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: João Anacleto

tv crown ctv3726 queima fusivel 14 Jan. 2015 23:01 #3

Boa noite. os díodos da ponte já testei estavam dois danificados e já os substitui mas o problema persiste. Suspeitei também da ptc e não sabendo como testa-la fui pesquisar e segundo o que encontrei na pesquisa para a testar basta desligar o cabo que liga no circuito desmagnetizador e ligar a tv. caso esteja danificada o fusível não funde. Acontece que ao fazer isso o fusível fundiu na mesma. Agora aproveito para perguntar se existe outra forma de a testar e se realmente esta técnica está correta. Sendo assim terei de testar todos os componentes da fonte.

tv crown ctv3726 queima fusivel 15 Jan. 2015 20:01 #4

  • mikelectronic
  • Avatar de mikelectronic
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos
  • ajudar e ser ajudado... é o lema!!!
  • pt  
  • Mensagens: 49
  • Agradecimentos 3
Boa noite,

1- Quanto ao problema, cada caso é um caso, contudo asseguro-lhe que o melhor é trocar sempre os 4 diodos da ponte.
2- De seguida, claro, teste a PTC, ou tire-a fora.
3- se a avaria foi provocada por tensão elevada na entrada, verifique o condensador grande.
4- Verifique zener's, fet, pwm

- Aqui pode encontrar o esquema para esse modelo.

www.electronica-pt.com/esquema/func-fileinfo/15816/

Boa sorte!

Mike
Os seguintes utilizadores Agradeceram: João Anacleto

tv crown ctv3726 queima fusivel 15 Jan. 2015 21:43 #5

Antes de mais quero agradecer ao mikeletronica pelo esquema pois assim torna-se muito mais fácil já que temos os valores dos componentes. Já detetei mais o transístor mosfet FQPF3N60FP danificado. Mas entretanto surgiu-me outra duvida que gostaria que alguém me esclarecesse, no esquema diz que a resistência 614 é de 470k que tanto quanto sei e corrijam-me se estiver enganado teria de ter as cores amarelo/violeta/amarelo. Acontece que a que eu tenho na placa apresenta as cores preto/verde/amarelo. devo substituir?

tv crown ctv3726 queima fusivel 15 Jan. 2015 22:21 #6

  • mikelectronic
  • Avatar de mikelectronic
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos
  • ajudar e ser ajudado... é o lema!!!
  • pt  
  • Mensagens: 49
  • Agradecimentos 3
Meu caro!

Se a TV nunca foi mexida, tenha em atenção, pois os esquema que indiquei poderá ser de outra versão de placa. (verifique)

Tenha também em atenção ao PWM IC porque poderá estar danificado.

troque o fet+IC PWM ... verifique todos os diodos do primario da fonte comutada e faça ensaio.

Sorte!
Última Edição: 15 Jan. 2015 22:24 por mikelectronic.

tv crown ctv3726 queima fusivel 18 Jan. 2015 12:36 #7

Bom dia pessoal. Hoje venho aqui agradecer toda a ajuda que me deram pois o resultado dela foi a resolução da avaria. Troquei o transístor e a tv voltou a funcionar. Obrigado por tudo

tv crown ctv3726 queima fusivel 18 Jan. 2015 19:14 #8

  • mikelectronic
  • Avatar de mikelectronic
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos
  • ajudar e ser ajudado... é o lema!!!
  • pt  
  • Mensagens: 49
  • Agradecimentos 3
Ora boas!

Ainda bem que solucionou!

É sempre bom ter feedback.

Use a tecla agradecer sempre que achar que as dicas dos amigos do fórum lhe formam úteis!

Abraço!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema