Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Avaria Fonte Akai ct-2012

Avaria Fonte Akai ct-2012 19 Set. 2008 11:20 #1

Bons Dias,
Gostaria de saber se alguem me pode ajudar, com a avaria de uma fonta alimentacao de uma tv akai model ct-2012 os esquema encontram disponiveis aqui no site.

O que a acontece é o seguinte ja detectei uma resistencia queimada na fonte de alimentacao, substitui essa resistencia mas voltou a queimar e nao consigo descobrir mais nada e precisava deuma ajuda, em anexo segue o esquema da fonte e a indicação da resistencia que esta a queimar, agradeci uma sujestao do que possa ser a avaria.
Obrigado

Ass:Luis Rafael

Última Edição: 06 Jan. 2017 12:55 por Rui.

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 19 Set. 2008 11:27 #2



a imagem

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 19 Set. 2008 12:00 #3

  • tony eletronica
  • Avatar de tony eletronica
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top10 em número de mensagens
  • A PACIENCIA É UMA VIRTUDE
  • br  
  • Mensagens: 1916
  • Agradecimentos 5
é quase impossivel de se ver
não teria como enviar em arquivo PDF
em anexo em outra mensagem,assim seria
melhor para nós visualizar
(tony)
tudo em consertos eletro-eletronicos

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 19 Set. 2008 13:09 #4

Coloquei a imagem assim porque o forum nao permite formatos maiores.
Aqui vai o ficheiro em tif em anexo. obrigado pela atencao e rapida resposta.
A resistencia que se encontra queimada e que queima quando substituida é a r902 que se encontra no canto inferior esquerdo ligada a ponte rectificadora.
Última Edição: 19 Set. 2008 13:14 por Ivanling.

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 19 Set. 2008 13:41 #5

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
Deslige o transistor chaveador,se parar de aquecer,é o trafo ou o capacitor do coletor do chaveador,se não for,tem algo em curto ,pois,esse resistor é que faz o negativo da fonte (terra)

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 19 Set. 2008 13:51 #6

Olha c ompanheiro, acho que deverias substituir os transistores e tambem diodos, principalmente se houver algum zener. Boa sorte.

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 19 Set. 2008 19:39 #7

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Olá, boa noite Ivanling.

Se tem conhecimentos para intervir, faça o seguinte:

Mude:
C911,C906
47uF/50V
Meça os transistores da fonte ou mude como já foi referido, assim como os diodos.
Confirme o C906--100uF/400V.
Quando estas fontes deixam de regular, por alteraçao dos C911 e C906 a tenção no secundário B+, etc. sobem e temos como consequência o transistor de sáida linhas em C.C.; o qual deve mudar, para não ter problemas.

Como se trata de um TV antigo, verifique os electrlíticos do secundário também.
Vá dando notícias.
Cumprimentos
Jose Luis

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 23 Set. 2008 19:34 #8

Ante de mais Obrigado pelas vossas sugestoes.

Então é o seguinte depois de ter substituido a resistencia R902 2.2omh 2w esta voltou a queimar, entao voltei a susbstituir a resistencia R902 queimada o condencador C405 no secundario porque estava um pouco inchado.
Substitui tambem os 2 diodos zener de 5 e 9V bem como os 3 transistors inc o de saida, ZD901 ZD902 Q901 Q902 e Q903, tambem confirmei o bom funcionamento do trafo.

Liguei a tv a ficha e penso que o led de stand-by nao acendeu quando liguei a tv esta trabalhou por breves instantes queimando logo de seguida o C405 de novo,mas resistencia R902 não chegou a queimar.

Que devo fazer? terei de voltar a susbtituir os zener e os transistores? o que esta a provocar queimar o C405?

Obrigado

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 24 Set. 2008 14:30 #9

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Olá, boa tarde Ivan

Depois de lhe ter respondido, verifico que não mudou os condensadores C906,C911 e foi por aí que iniciei a minha recomendação.
Os transistores que mudou são originais ou equivalentes? Os equivalentes normalmente trazem dor de cabeça.
Já confirmou o B+ conforme está no diagrama? Devia começar poraí.
Quanto ao C405, pelo que dá para ver é o filtro da alimentação do vertical (26V talvez).
Como o B+ está elevado, tem como consequência essa tensão muito elevada.
Provávelmente, já queimou mais algum circuito.
Tenha especial atenção ao B+, que não pode ir muito além do recomendado pelo fabricante.
Vá dando notícias
Cumprimentos
Jose Luis

Re: Avaria Fonte Akai ct-2012 24 Set. 2008 15:19 #10

Boas Obrigado pela sua resposta.

Não mudei os condencadores que me recomendou por esquecimento, quanto aos transistores sao equivalentes uns bc em vez dos que vem no diagrama do circuito. Vou tentar saber se os originais estão danificados ou não.
Quanto ao B+ como sei qual o valor que dever ter e como o meço, nao estou a perceber como verifico o B+.

Bem vou verificar os transistores de origem subtituir os condensadores que me recomendou e tentar perceber como confirmo o B+.

Obrigado.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema