Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 21 Abr. 2020 22:13 #1

Olá a todos,

Estou com um problema de geometria no televisor CRT Sony Trinitrom KV-21M3A (chassis BE-4A).
Como poderão verificar nas fotografias que tirei, a imagem na esquerda (da perspectiva de quem vê a foto) está demasiado expandida, “saindo fora” do ecrã propriamente dito do televisor. Poderão dar uma olhadela às fotos que tirei, com e sem flash aqui: imgur.com/a/Zjv4oGs .

Então eu pensei que talvez pudesse resolver este problema através do Service Menu! Mas aqui começa o problema, é que o Service Menu deste televisor apenas permite ajustar os seguintes parâmetros: i.imgur.com/qEQJg5x.png

Como poderão ver, existe um parâmetro “Ver Size” que permite “apertar” verticalmente a imagem, mas não existe um parâmetro “Hor Size” para “apertar” a imagem horizontalmente, que era o que eu necessitaria para corrigir a imagem.

Será que alguém tem experiência com este chassis me sabe dizer se possui algum potenciómetro onde possa ajustar a imagem horizontalmente?

Ou será que alguém tem uma dica que me possa ajudar a resolver este problema?

Muito grato
Última Edição: 21 Abr. 2020 22:13 por ropbasuel.

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 25 Abr. 2020 18:39 #2

Olá a todos novamente,

Ora bem, hoje com um bocadinho de mais de tempo abri o televisor e estive a inspeccionar o chassis do mesmo em procura de algum potenciómetro que me pudesse ajudar a ajustar o H.Size (largura da imagem), mas sem sucesso.

Como não sou nenhum expert na matéria, tirei algumas imagens da placa do meu televisor e peço-vos para darem uma olhadela a ver se encontram algo que me possa ajudar a ajustar a largura da imagem por favor.

imgur.com/a/f6ReAyk

Se por acaso necessitarem de fotos mais pormenorizadas de alguma parte da placa, ou mais fotos digam algo que eu tiro mais fotos!


Agradeço a todos qualquer ajuda!

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 26 Abr. 2020 16:21 #3

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Olá,

Antes de estar em procura de algum "potenciómetro" que NAO existe devería
reparar o defeito ( algum electrolítico desvalorizado) wave form correction.
Ou seja E/W (efeito almofada).
Depois sim verificar no M.S que existe "PAR,AMP "
(parabola amplitude).

Con todo respeito considero que nao está qualificado para resolver o
defeito .
Boa sorte.

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 27 Abr. 2020 22:14 #4

inadim escreveu:
Olá,

Antes de estar em procura de algum "potenciómetro" que NAO existe devería
reparar o defeito ( algum electrolítico desvalorizado) wave form correction.
Ou seja E/W (efeito almofada).
Depois sim verificar no M.S que existe "PAR,AMP "
(parabola amplitude).

Con todo respeito considero que nao está qualificado para resolver o
defeito .
Boa sorte.

Muito obrigado pela resposta!
Sim, como facilmente se percebe pelo meu pedido de ajuda eu não sou nenhum técnico. Aliás, a minha área é bem distinta desta! Apenas dou uns jeitinhos e pensei que a solução deste problema fosse bem mais fácil como por exemplo ajustar o H.Size e depois com o H.Center colocar a imagem centrada.

Pelo que vejo, este chassis é muito limitado no que a ajuste diz respeito. Pelo que pesquisei saiu-me a sorte grande, pois a maior parte dos manuais dos chassis Sony permitem o ajuste H.Size no Service Menu.

Segundo o que percebi está a sugerir que o problema seja um condensador que necessita de ser trocado. Muito honestamente se soubesse qual o condensador facilmente o substituía, agora fazer o diagnóstico e "acertar" no jackpot do condensador estragado isso já é pedir de mais aos meus conhecimentos.

Posto isto, o que me aconselha? Posso sempre, no Service Menu, ajustar o H.Center e "dividir" o overscan do lado esquerdo para ambos os lados. Isto é, "dividir o mal pelas aldeias" e centrar o erro de igual forma para ambos os lados.

Falou também no "PAR, AMP". Ao certo o que faz este parâmetro de ajuste?

Obrigado!

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 28 Abr. 2020 00:51 #5

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite:

Desculpe o idioma (lembrei muitos termos em portugues).


The amplitude of the horizontal deflection CURRENT is modulated
in a PARABOLA WAVEFORM (PAR,AMP)= PARABOLA AMPLITUDE.
Insisto que modificando os parámetros (nem dividir,nem nada) Nao
vai solucionar o defeito.
O circuito é bastante complexo para leigo,até um simple condensador
de sintonia pode causar isso.
Em estos tempos de Covid-19 deve de houver muitos técnicos em
quarentena em Portugal para reparar esse vintage.
Sorte.

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 28 Abr. 2020 11:33 #6

inadim escreveu:
Boa noite:

Desculpe o idioma (lembrei muitos termos em portugues).


The amplitude of the horizontal deflection CURRENT is modulated
in a PARABOLA WAVEFORM (PAR,AMP)= PARABOLA AMPLITUDE.
Insisto que modificando os parámetros (nem dividir,nem nada) Nao
vai solucionar o defeito.
O circuito é bastante complexo para leigo,até um simple condensador
de sintonia pode causar isso.
Em estos tempos de Covid-19 deve de houver muitos técnicos em
quarentena em Portugal para reparar esse vintage.
Sorte.

Obrigado inadim!

Sim, solucionar o problema não conseguirei. O que poderei fazer é tentar "esconder" o problema. E para isso utilizarei o H.Centre para dividir o erro nos dois lados, assim fica um overscan centrado e não em apenas um dos lados.

Acha que, para alem do H.CENTRE, ajustar o PAR,AMP ajudará em alguma coisa a esconder o defeito?

Obrigado

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 29 Abr. 2020 02:05 #7

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite:

Varrer para debaixo do tapete??????

Indico os POSSIVEIS condensadores alterados do valor,e digo POSSIVEIS.
Como dezía anteriormente quando veia o esquema vai entender quanto
tempo tenho estudando electronica nada mais que 50 anos e ainda continuo.
Sorte.
Anexos:
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 29 Abr. 2020 08:17 #8

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358


Bom dia a todos, um abraço ao colega Inadim.

ropbasuel, não é tarefa fácil para quem não domina a área e tudo indica que pode ter uma avaria, mas nada impede de tentar os ajustes.

Baixe o esquema aqui:SONY BE-4A

Na pág, 19 do manual (pag. 27 deste PDF) tem os procedimentos (com comando original Sony) e a tabela de ajustes.

Na pag. 32 do manual (pag. 43 deste PDF) no canto superior esq. Encontra o RV801 para ajustar o V-CENTER.
No caso de este esquema corresponder ao seu TV.

Se a imagem está toda ela acima dos parâmetros V e H (imagem gigante) , deve confirmar o valor de B+ (135V) que pode estar acima desse valor e provocar esse defeito.
É a ajuda possível
O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 30 Abr. 2020 15:52 #9

Estimado inadim,

Muito agradeço toda a sua ajuda e o seu tempo a analisar o diagrama de circuitos. Agradeço também o cuidado que teve na sua resposta, fazendo uma sinalização de potenciais condensadores estragados para que assim eu os possa substituir! Muito obrigado!

Estimado Electrohd,

Muito agradeço também a sua resposta. Por acaso eu já tinha "descoberto" o RV801 que ajusta o V-Center, mas não me ajuda para corrigir a minha imagem.

Como poderá verificar na imagem que coloquei no meu primeiro post, o único erro da imagem encontra-se apenas na Horizontal do lado esquerdo (de quem vê o monitor). Essa parte sim, encontra-se com um ligeiro overscan. Todo o resto da geometria da imagem encontra-se bem!

Daí penso (e tenho a certeza) que ajustar o RV801 não me irá ser útil. Seria sim, se houvesse um qualquer potenciómetro em que fosse possível ajustar o H.Size (que não existe).

Obrigado

Sony Trinitron KV-21M3A (Chassis BE-4A) - Problema de geometria 30 Abr. 2020 17:59 #10

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358


Só agora olhei para a imagem.

Já médio o B+ (135V)?

Está a usar uma mira técnica 4/3?

Verifico que tem vertical curto.

Não consegue centrar a imagem na horizontal H_CETRE pag. 21?
O trabalho dignifica o Homem
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema