Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: TV2134(B)SL SEMP CHASSI SK11 .SUPERAQUECENDO O FET Q302 E QUEIMA SH.

TV2134(B)SL SEMP CHASSI SK11 .SUPERAQUECENDO O FET Q302 E QUEIMA SH. 21 Ago. 2020 20:15 #1

  • moura1
  • Avatar de moura1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • br  
  • Mensagens: 104
  • Agradecimentos 14
Esta tv semp mod.TV2134(B)SL CHASSI SK11 Já veio de outra assistencia técnica com o mesmo defeito (superaquecendo o Q302 fet STK 630 e levando o Q301 SH entrar em curto devido superaquecimento) e o técnico anterior não conseguiu achar a solução.E já verifiquei também e não consegui resolver e vim aqui pedir uma ajuda para solucionar o defeito.Verifiquei as fontes e todas estão corretas +B 114V e mesmo assim substitui todos os capacitores da fonte +B e das fontes baixas.No G do fet Q302 está com os 4v,no D está com 18v,no coletor do Q303 contém 36V, como manda o manual.No circuito horizontal substitui todos os componentes,capacitores,bobinas,transistores,diodos,flyback,bobina defletora,T301 HDR e não consegui resolver o defeito.Entrei no modo de serviço e está atuando na largura normalmente.Imagem normal.Portanto venho pedir uma dica.

TV2134(B)SL SEMP CHASSI SK11 .SUPERAQUECENDO O FET Q302 E QUEIMA SH. 22 Ago. 2020 22:14 #2

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite:
Sempre lembro do meu amigo Vosdor quando dezía:"veio um colega em apuros" e
sempre quería ajudar.

Deve ter o dente de serra deformado por C 325 alterado do valor.
Quando o pulso entra no Q301,este amplifica o dito pulso e a mostra
do pulso amplificado e tomada no D320 e D321, e por isso o aquecimento
do FET.
É por isso que com osciloscopio nao tería que houver trocado tantos
componentes.
Boa sorte com o vintage.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui, moura1

TV2134(B)SL SEMP CHASSI SK11 .SUPERAQUECENDO O FET Q302 E QUEIMA SH. 23 Ago. 2020 19:06 #3

  • moura1
  • Avatar de moura1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • br  
  • Mensagens: 104
  • Agradecimentos 14
Rs. Olá Inadin muito agradecido pela sua resposta que vai me dar um pouco de coragem/animo para usar o osciloscópio,comprei um novo,200Mhz está na caixa ainda.Não tive a coragem de utilizar com receio de danificá-lo .Ainda nao tenho experiencia com esta ferramenta.Já vi alguns videos na Net mais para mim ainda não é o suficiente em manuseá-lo.Onde moro não há uma escola para fazer um curso presencial.Mas confesso que este defeito vai ser corrigido com o auxílio do osciloscópio RSRS. Vou ter que me dedicar.O capacitor C325 também já foi substituído por um novo.Te pergunto? no + do C325 é onde deve existir a famosa onda dente de serra? :)

TV2134(B)SL SEMP CHASSI SK11 .SUPERAQUECENDO O FET Q302 E QUEIMA SH. 23 Ago. 2020 20:40 #4

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boas novamente,

Sim, é o coletor do driver horizontal. o pulso horiz deve ser amplificado
até ter a necessaria amplitude e corrente para a bobina defletora horiz.
Se houvesse testado com osciloscopio na base do driver, e depois no + do
C 325 POSSIVELMENTE o aparelho fora resolvido total em uma hora.
Simplesmente digo o básico, e peço sinceras desculpas: é estudante?
Sorte.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema