Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: TV SANYO CE26LC80-CP

TV SANYO CE26LC80-CP 05 Out. 2020 21:53 #1

  • mvalente
  • Avatar de mvalente
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 44
  • Agradecimentos 1
Boa NOITE.Estou a tentar reparar a fonte de alimentação de uma tv lcd SANYO modelo CE26LC80.C/P. ,na secção que gera os 5 volts de standby e 3.3v para o micro.A fonte está constantemente a tentar arrancar e por isso se apresenta aos impulsos, originando uma tensão instável á saída.Já troquei o ci ,verifiquei os acopladores opticos, testei os circuitos do lado do secundário, circuitos feedback, testei o transformador e não encontro qualquer anomalia, entretanto surgiu uma duvida que me deixou mais baralhado. No circuito entre o primario do transformador e a saída do dreno no ci existe uma malha de resistencias smd que têm inscrito um valor2337, enquanto que no esquema se apresentam como 20R que será julgo eu 20homs , já o valor 2737 nao parece corresponder. medi uma delas e deu-me um valor proximo de 240homs. Será que o problema está aí? Haverá mais algum procedimento que possa fazer.Se me puderem ajudar, agradecia. Obrigado

TV SANYO CE26LC80-CP 05 Out. 2020 23:51 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Teste a fonte e o backlight separado do resto do circuito.

TV SANYO CE26LC80-CP 06 Out. 2020 09:58 #3

  • mvalente
  • Avatar de mvalente
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 44
  • Agradecimentos 1
Sim eu estou a trabalhar com a fonte separada do circuito. E o backlight também é separado da fonte.
Mas neste caso, e em condições normais ao ligar a fonte á rede deveriam surgir os 5 volts a partir dos quais
se poderia provocar o arranque da e assim obter as restantes tensões.Mas é precisamente nessa fonte primária que gera os 5 volts mais os 3.3 volts que ocorre o defeito.
Obrigado pela atenção

TV SANYO CE26LC80-CP 06 Out. 2020 20:58 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Parece que IC806 não está a ser alimentado externamente.

Verifique o circuito de alimentação externo de IC806 desde D807 ao pino Vcc deste ci.
Meça as tensões.

TV SANYO CE26LC80-CP 08 Out. 2020 09:16 #5

  • mvalente
  • Avatar de mvalente
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 44
  • Agradecimentos 1
Bom dia . Peço desculpa por não responder imediatamente pois não estou com isto a tempo inteiro, e mais uma vez, agradeço a atenção dispensada.
Verifiquei os componentes do circuito de alimentação externa do ci e não encontrei nada de anormal. Medindo as tensões no pino 2-vcc do ci :oscilam entre os 3 a 4volts e os 8 a 9volts. Mas entretanto houve um pequeno acidente, ao fazer uma medição, por descuido, provoquei em curto que danificou o transistor Q844, um BD 138.
vou substitui-lo e depois comunicarei.
Já agora; pareceu-me que o circuito que contém esse mesmo transistor tem implicação direta no circuito de alimentação do ci, pelo que mereceria alguma atenção e consequente analise, que lhe parece?
Junto envio uma imagem desse circuito.
Obrigado
Anexos:

TV SANYO CE26LC80-CP 09 Out. 2020 00:40 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
O seu problema está exactamente nessa tensão Vcc.
Não pode descer de 8 V.
Ic806 quando é ligado à rede carrega o condensador ligado ao pino 2 até 12 V. Ver imagem marcado como A.
Assim o ci arranca e a alimentação passa a ser feita pela pate do circuito, Ver imagem parte B.

Se a tensão baixar de 8 V o ci faz reset e volta a entrar nesse ciclo.


Ic806_1.jpg
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui

TV SANYO CE26LC80-CP 09 Out. 2020 10:35 #7

  • mvalente
  • Avatar de mvalente
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 44
  • Agradecimentos 1
Obrigado, pela mensagem.Vou centrar a minha atenção nessa nessa questão. Voltarei a comunicar.

TV SANYO CE26LC80-CP 10 Out. 2020 01:56 #8

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Simplesmente curiosidade.

Tem os 400v do PFC??
Os seguintes utilizadores Agradeceram: mvalente

TV SANYO CE26LC80-CP 12 Out. 2020 08:31 #9

  • mvalente
  • Avatar de mvalente
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 44
  • Agradecimentos 1
Sim tem . isso já tinha verificado. obrigado
Os seguintes utilizadores Agradeceram: inadim

TV SANYO CE26LC80-CP 12 Out. 2020 09:03 #10

  • mvalente
  • Avatar de mvalente
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 44
  • Agradecimentos 1
Bom dia. Segui os procedimentos que me aconselhou. testando e até substituindo os condensadores
C801 e C892, não resolveu o problema,mas ao medir a tensão no terminais da resistência R880,verifiquei
que a tensão caía abaixo dos 12v chegando aos 8 volts.Medi a resistência no circuito e dava um valor muito próximo dos 3 K que é o normal.Resolvi então baixar esse valor para 2.7K e depois 2.2k ,quando tentei com uma
resistência de 1 k o circuito começou a funcionar normalmente.
A minha duvida neste momento é se ainda existe algum componente com anomalia? só me restam os diodos D 807 e D862 que testei no circuito e apresentavam-se aparentemente normais. Em condições normais o circuito deveria funcionar com a resistência de 3 K. Será melhor testa-los fora do circuito? No entanto estou satisfeito, pois
a fonte já funciona e não parece apresentar problema, no entanto gostaria de ver esta questão esclarecida.
Muito obrigado. Um abraço
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema