Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio

TÓPICO: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L

sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 01 Nov. 2008 18:00 #1

  • hcruz
  • Avatar de hcruz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 128
  • Agradecimentos 3
Boas,

Tenho este sintonizador em que, inicialmente, as teclas de auto-tunning não actuavam. substituí o circuito integrado LC7207, responsavel pela comutação de frequências, e os botões começaram a actuar, só que agora ao procurar em fm, chega á frequência 93,5 Mhz, e volta á frequência inicial 86,1 Mhz.

Ligado desde o pino 25 ao 34 deste ic está um híbrido com a referência 20B10K/20K o qual desconheço completamente e na net tb não encontro qualquer resultado com esta referência.
Será que ao ter substituido o ic deveria tb ter substituido o híbrido?

Agradecia que me dessem alguma dica pois sou um bocado "verde" nisto do áudio e recepção de rádio...

Antecipadamente grato,

Hélio Cruz

Re: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 02 Nov. 2008 11:50 #2

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
hcruz escreveu:
Boas,

Tenho este sintonizador em que, inicialmente, as teclas de auto-tunning não actuavam. substituí o circuito integrado LC7207, responsavel pela comutação de frequências, e os botões começaram a actuar, só que agora ao procurar em fm, chega á frequência 93,5 Mhz, e volta á frequência inicial 86,1 Mhz.

Ligado desde o pino 25 ao 34 deste ic está um híbrido com a referência 20B10K/20K o qual desconheço completamente e na net tb não encontro qualquer resultado com esta referência.
Será que ao ter substituido o ic deveria tb ter substituido o híbrido?

O hibrido a que se refere é um conjunto de resistências de 10K e de 20K, verificar/mudar condensadores electroliticos que estejam ligá-dos aos pinos desse integrado verificar a limentação se não apresneta ruído parasita

Re: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 04 Nov. 2008 13:12 #3

  • hcruz
  • Avatar de hcruz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 128
  • Agradecimentos 3
Boas Mancarra1,

Já substituí todos os electrolíticos ligados ao ic e o problema mantém-se. mas o mais estranho é que de vez em quando faz a contagem de frequências completa embora durante pouco tempo, acabando por voltar ao mesmo. já refiz as soldas de toda a placa e já sustitui todos os electrolíticos da fonte e nada....

Por acaso ninguém tem o esquema deste tuner? pois facilitava-me bastante a análise do problema....

Cumprimentos, Hcruz

Re: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 05 Nov. 2008 17:37 #4

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
Boa Tarde
Desculpe só agora estar a responder mas o pc deu "o pau" e tive que recuperar dados.
Procurre na secção de esquemas por pioneer TX-720, pois acabei de efectuar o upload.
Cumprimentos

Re: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 06 Nov. 2008 02:42 #5

  • hcruz
  • Avatar de hcruz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 128
  • Agradecimentos 3
Boa noite,

Caro colega e amigo mancarra1, agradeço-lhe sinceramente pela rapidez com que me respondeu e por me ter disponibilizado um esquema dos mais difíceis de encontrar.

Graças á sua preciosa ajuda consegui resolver a avaria em poucos minutos.

Aproveito desde já para resumir a resolução desta avaria:

Teclas de Auto-Tuning não actuam: Substituir ic LC7207 e díodo zener KZL072, cuja refª. no esquema é D507.
Também é conveniente verificar soldas frias pois reparei que este modelo é propício ao aparecimento destas.

Uma vez mais, obrigado!!

Abraço.

Re: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 04 Jan. 2009 18:00 #6

  • cowweh
  • Avatar de cowweh
si vos tiennes la eschema de tx720 io podras ajutar a vos.io tengo um tx720 impecable e querro la esquema por curiosidad.prometto Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 04 Jan. 2009 18:29 #7

  • hcruz
  • Avatar de hcruz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 128
  • Agradecimentos 3
Última Edição: 04 Jan. 2009 19:00 por Rui.

Re: sintonizador fm/am Pioneer TX-720L 03 Set. 2012 14:01 #8

  • pmont
  • Avatar de pmont
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 11
Boa tarde

tenho um sintonizador pioneer TX-720 que apresenta os seguintes problemas:
1) Frequencia sintonizada acima da frequencia correcta
2) Frequencia sintonizada oscila 0.5 em operação normal
3) Distorção/estalos no som

Qual será a origem destes problemas?

cmpts

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema