Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio

TÓPICO: Aiwa HX-N6

Aiwa HX-N6 19 Ago. 2013 18:55 #1

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Aiwa XH-N6
Estou com Aiwa N6 que liga e logo em seguida desliga(instantaneamente). Já verifiquei as saidas e o STK. Desativei a saida, desoldei o pino HOLD e nada... Já verifiquei os transistores SMD da proteção e estão todos bons. Alguma dica? :unsure:

Re:Aiwa HX-N6 20 Ago. 2013 19:43 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega ranzzo , meus cumprimentos. B)

Tens certeza de ser mesmo este modelo citado ??
Já procurei por todos os lugares possíveis na net e nada !!!
De qualquer forma , sendo um Aiwa , creio que seja semelhante aos demais existentes.
Sendo assim , é só monitorar a tensão presente no pino I-HOLD do microprocessador , caso esteja com o valor abaixo de 5,0volts , significa que a proteção está ativada.
Não passe raiva com o circuito da Aiwa.
Desligue tudo que for possível até que a tensão neste pino se estabeleça e isole a área , depois corrija e corra para o abraço.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:Aiwa HX-N6 20 Ago. 2013 23:50 #3

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Opa!!! Obrigado pela dica, farei isso amanhã! A propósito é XH-N6. Já tirei tudo quanto é transistor do circuito de proteção. Só não parti ainda pro painel frontal.
Muitissimo obrigado pela atenção. Se encontrar algo, aviso amanhã! ;)
Manual de serviço: elektrotanya.com/aiwa_xh-n6.pdf/download.html

Re:Aiwa HX-N6 21 Ago. 2013 01:12 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega ranzzo , meus cumprimentos. B)

Obrigado pelo link do manual de serviço , pesquisei lá também e não sei explicar,meu retorno foi negativo.
Já dei uma passada rápida por cima dos esquemas e...
Na minha concepção de análise,creio que o ponto chave deste circuito de proteção é idêntico aos demais existentes,como já citei.
Você deve de verificar a tensão presente em cima do capacitor C-061,qualquer tensão acima ou abaixo da massa provocará a saturação do transistor Q-067 gerando a queda no potencial do I-Hold la no pino 19 do IC-101 provocando o desarme total do aparelho.
Depois é só prosseguir como já mencionei anteriormente.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:Aiwa HX-N6 21 Ago. 2013 22:03 #5

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Opa!!!! Dai sim! Valeu mais uma vez pela preciosíssima dica. Hoje não tive tempo pra mexer nele, mas amnhã ele não me escapa!

Re:Aiwa HX-N6 22 Ago. 2013 16:23 #6

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Opa! Verifiquei a tensão no pino 19 do IC e esta, fica variando entre 2 e 3V. Quanto a tensão no C61 é de cerca de 15mV. Também verifiquei novamente o Q067 e está OK. No pino 17 do conector 603 da placa principal tem 2,9V. por enquanto nenhum progresso. . . A propósito estou fazendo os testes sem a placa do amplifricador, será por isso o HOLD?

Re:Aiwa HX-N6 23 Ago. 2013 00:51 #7

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega ranzzo , meus cumprimentos. B)

Olá meu querido , está complicado né !!!
Não é à toa que muitos dizem que consertar Aiwa é passar Raiva !!!
E como assim , nenhum progresso ??
""Opa! Verifiquei a tensão no pino 19 do IC e esta, fica variando entre 2 e 3V.""
""No pino 17 do conector 603 da placa principal tem 2,9V.""

Essas duas referências mais o coletor do transistor C-067 são as mesmas.
E verificando com mais atenção , notei que a tensão presente no pino 19 ( I-HOLD ) do microprocessador , caso esteja com o valor abaixo de 3,2volts ( veja ali no pino 3 do CN003 ou CN201 ) , significa que a proteção está ativada e o aparelho deve de estar mortinho mesmo com tudo apagado.
Confirme por gentileza.
Valeu , aguardo seu retorno.
Abraços.
Fui !!

Re:Aiwa HX-N6 23 Ago. 2013 02:39 #8

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Vosdor escreveu:
B) Olá colega ranzzo , meus cumprimentos. B)

Olá meu querido , está complicado né !!!
Não é à toa que muitos dizem que consertar Aiwa é passar Raiva !!!
E como assim , nenhum progresso ??
""Opa! Verifiquei a tensão no pino 19 do IC e esta, fica variando entre 2 e 3V.""
""No pino 17 do conector 603 da placa principal tem 2,9V.""

Essas duas referências mais o coletor do transistor C-067 são as mesmas.
E verificando com mais atenção , notei que a tensão presente no pino 19 ( I-HOLD ) do microprocessador , caso esteja com o valor abaixo de 3,2volts ( veja ali no pino 3 do CN003 ou CN201 ) , significa que a proteção está ativada e o aparelho deve de estar mortinho mesmo com tudo apagado.
Confirme por gentileza.
Valeu , aguardo seu retorno.
Abraços.
Fui !!


Opa! Muito complicado! Acho que já verifiquei todos os transistores do aparelho(pelo menos os do circuito de HOLD). Quanto ao pino 17, realmente vai para o coletor do Q067. O aparelho fica com led vm do stand by aceso.Quando pressiono o Power ele apaga o led e logo depois volta a acender. Se eu fizer um jumper no relé ele até chega a ligar o display(quando press. ON), mas apaga logo em seguida(cerca de 5 segundos).

Re:Aiwa HX-N6 23 Ago. 2013 08:19 #9

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega ranzzo , meus cumprimentos. B)

Porquê copiou e colou desta forma ?
Assim, penso que está discordando de algo ou zombando da minha pessoa , à quem tenta lhe ajudar !!
A complicação deste circuito de proteção reside justamente nesta palavra "HOLD", que significa ESPERA , RETER , SEGURAR e etc.
Sendo o único ponto de observação do micro , está sempre à espera de uma falha do circuito para reter ou impedir o funcionamento do aparelho.
Circuito este que está repleto de sensores e detetores de todos os tipos , notou que todas as fontes estão grampeadas entre si por diodos ?
Sem falar da atuação deste sistema no circuito de RESET do micro , fonte de stby e do AC DET ( Q1 e Q2 ),assim como do próprio amplificador de potência.
Isto tudo é monitorado pelo HOLD , até mesmo desligado e no modo estand-by , proteção geral quase que perfeita.
Saber se um componente está bom ou não , não tem muita importância.
Importante mesmo é o raciocínio lógico para isolar a área responsável pela falha.
Valeu , aguardo seu retorno se assim desejar.
Fui !!

Re:Aiwa HX-N6 23 Ago. 2013 11:09 #10

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Opa!!!! Eu cliquei em citar, por isso apareceu sua mensagem "anexada" a minha, só pra saber que estava me referindo ao que você tinha citado. Hoje vou dar mais uma olhada pra ver se encontro algo. O ruim é que estou fazendo este serviço no meu horário de almoço, na empresa, então tenho muito pouco tempo(+/-50 minutos). A propósito, quando peguei esse aparelho, ele estava com o q009 em curto e o kta1266(não lembro qual deles) estava aberto e o relé estava jumpeado.
Mais uma vez muitissimo obrigado pela imensa ajuda!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema