Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Classificados electrónica

TÓPICO: Divisores de tensão

Divisores de tensão 29 Jun. 2011 12:22 #1

Boas Pessoal

Precisava de uma info:

Alguém sabe onde posso comprar (pela net preferencialmente!) um divisor de tensão 100/1?
(tenho 180V na entrada e preciso de obter cerca de 2V)

Na net apenas me aparecem esquemas para construir e eu preciso de um circuito industrial para inserir num dos meus sistemas.

Agradecia a ajuda!

Re:Divisores de tensão 29 Jun. 2011 18:35 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega tacapica,meus cumprimentos.

Meu caro,o divisor de tensão,basicamente, consiste em um arranjo de resistores de tal forma,à subdividir a tensão total da fonte em valores específicos aplicáveis.
Em um circuito divisor de tensão sem carga,não é consumida nenhuma corrente além daquela drenada pela própria rede divisora.
Entretanto,em eletrônica os divisores de tensão geralmente alimentam um consumidor(Carga RL),que por sua vez consome parte da corrente total do circuito.
Baseado nisto,para calcularmos um divisor série,deveremos conhecer a tensão de alimentação da carga,assim como o seu consumo (corrente que esta drena do circuito).
Justamente este dado é que está faltando no seu tópico.
Valeu,qualquer coisa dê um retorno.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !! B) B)

Re:Divisores de tensão 29 Jun. 2011 21:22 #3

  • Afm
  • Avatar de Afm
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 34
  • Agradecimentos 8
Esqueceste de dizer

Continua ou alterna?
Corrente de consumo?

Re:Divisores de tensão 29 Jun. 2011 21:36 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Afm,meus cumprimentos.

Meu caro, tens outra teoria que eu desconheça ??
Não acrescentou nada,deveria antes consultar um livro e tentar ajudar o companheiro,o projeto é dele e ele é um engenheiro físico.
Valeu,fique a vontade,todas as idéias são bem vindas.
Fui !! B) B)

Re:Divisores de tensão 29 Jun. 2011 23:49 #5

Boas

Realmente falta essa info. O que me foi dito foi que a corrente no circuito é de 150 mA. A info que eu possuo não é mta. Eu realmente, num outro projecto já criei um divisor mas reduzir de 12V para 2,5 V (30mA), mas sem necessidade de obter valores precisos. Neste caso o que eu preciso de medir é o sinal electrico que é debitado por um array de paineis solares e que vai ter valores variaveis (DC) para registo num datalogger, mas onde apenas vou poder colocar 2V (max) nas entradas analogicas (com a maior precisão possivel). Eu sei que existe no mercado divisores de 1000/1 (high voltage) mas 100/1 não consegui encontrar e foi por isso que recorri a vcs.

Re:Divisores de tensão 30 Jun. 2011 16:27 #6

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
Olá colega Afm,meus cumprimentos.

Bem,neste caso,não conheço bem este tipo de instrumento(datalogger),penso que seja um tipo de circuito digital semelhante à um voltímetro digital,cuja impedância de entrada é elevada.
Baseado nesta característica calculei os valores dos resistores que formam o divisor de tensão da seguinte forma :
U = VR + VRL<===>180V = 178V + 2V
180V = VR + 2V
VR = 180V - 2V
178V = 180V - 2V

Logo: VRL = RL x IL
RL = VRL/IL
RL = 2V/0,15A
RL = 13,3333...ohms
PRL = VRL x IL
PRL = 2V x 0,15A
PRL = 0,3wats

VR = R x IL
R = VR/IL
R = 178V/0,15A
R = 1186,6666...ohms
PR = VR x IL
PR = 178V x 0,15A
PR =26,7wats

Observação: lembro-lhe novamente que considerei a impedância de entrada(Zin) do datalogger alta e que devido a esta característica,desprezei a corrente drenada pelo mesmo no circuito,situação análoga à uma medida de tensão quando usamos voltímetros digitais.
Valeu,espero que seja mais ou menos isso e que sirva para o seu projeto.
Qualquer coisa é só postar aqui novamente e terei um enorme prazer em contribuir,ok.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:Divisores de tensão 30 Jun. 2011 21:32 #7

ola! meu caro, tudo bem com vc gostaria que vc me desse uma força , tenho um tv LG e ela naõ esta sintonizando os canais já fis uma medidas de tensaõ nos pinos 33v esta dando 28v, nos pinos 5v esta dando 4,8v diga ai ok vc me dis meu caro a atv e do tipo rp20-cb20a

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema