Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Como procurar um componente equivalente?

Como procurar um componente equivalente? 05 Jun. 2012 18:35 #1

Ola, estudo eletronica a pouco tempo, ataves de livros, apostilas, video aulas e afins venho aprendendo esta ciencia, intendo muito bem os conceitos, utilidade dos componentes, testes, analise de circuitos enfim.. porem quando a questao eh equivalencia, eu ja nao sei como chegar a uma solucao, nao eh que eu nao conheca nenhum metodos, conheco, como por exemplo vamos supor um dos componentes mais comuns de se procurar um equivalente, um transistor... conheco aqueles programinhas como o ic database (que te indicam te indicam um substituto equivalente), conheco a comparacao de datasheets, os manuais de equivalencia como o eca... enfim..
A questao eh, e quando os programinhas e manuais nao te m aquele bentito transistor? Oque devo fazer? Devo pegar o datasheet do transistor ruim e sair olhando e comparando um a um com datasheets de outros transistores sabendo que existem milhoes? Bom essa que eh minha duvida, se alguem souber uma forma eficiente de se procurar um equivalente, pposta a dica ai pra galera... Abraços..[img] m aquele bentito transistor? Oque devo fazer?
Devo pegar o datasheet do transistor ruim e sair olhando e comparando um a um com datasheets de outros transistores sabendo que existem milhoes?
Bom essa que eh minha duvida, se alguem souber uma forma eficiente de se procurar um equivalente, pposta a dica ai pra galera...
Abraços..

Re:Como procurar um componente equivalente? 05 Jun. 2012 22:01 #2

  • amram
  • Avatar de amram
  • DESLIGADO
  •  top5 em número de mensagens
  • Tecnico Eletrônica a 42 anos
  •   
  • Mensagens: 2688
  • Agradecimentos 7
Todos que estudam eletrônica tem que ter conhecimento para usar os datasheet e fazer as comparações dos componentes pelos parametros de cada um .Na atualidade é muito difícil encontrar uma tabela de equivalentes devido a diversidade principalmente os fabricados na China.
Verifique neste data sheet que postarei e só colocar e fazer a busca e depois fazer o download dos parametros do componentes .
Muitos componentes ,transistores não encontram mais no mercado,isto foi no passado os componentes evoluirão muito devido o avanço da eletrônica com novos componentes.


www.datasheetcatalog.com
www.alldatasheet.com

Não esqueça estou falando de técnico de eletrônica,porque nas lojas de material eletrônico usavam muito livros em que o balconista verificava e vendiam um similar.


este é um dos datasheet mas tem outros.Boa sorte
Última Edição: 05 Jun. 2012 22:14 por amram.

Re:Como procurar um componente equivalente? 06 Jun. 2012 00:12 #3

Ok obrigado pela dica amram... tenha certeza que será de grande utilidade para todos.
Abraço

Re:Como procurar um componente equivalente? 06 Jun. 2012 00:38 #4

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Se não encontrar conforme o Amram recomendou, vá no google e digite "equivalente...(código de seu componente)"
paulorusso
Última Edição: 06 Jun. 2012 00:40 por paulorusso.

Re:Como procurar um componente equivalente? 06 Jun. 2012 00:50 #5

Obrigado pela dica paulorusso mas eu já havia tentando desta maneira, inclusive utilizando os termos em ingles que ha mais possibilidade de encontro, porem tambem sem sucesso, mas obrigado mesmo sera de ajuda para outros.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema