Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: SB3040PT Com Fuga?

SB3040PT Com Fuga? 20 Nov. 2012 17:37 #1

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Caros Colegas! estou consertando uma fonte atx e esse componente esta despertando a minha curiosidade, pois ao medi-lo ele deixa passar no sentido direto e no sentido inverso com o multímetro analógico na escala x1k o ponteiro da uma leve deflexionada algo em torno de 100 a 200k isso é normal neste componente ou ele esta com fuga?. o curioso é que tenho uns 10 deste componente e todos dão o mesmo resultado!

Re:SB3040PT Com Fuga? 21 Nov. 2012 22:50 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega luciobrit , meus cumprimentos. B)

Isto é normal, trata-se de um erro significativo introduzido na leitura da escala devido à baixa sensibilidade do seu multímetro analógico.
Utilize um multímetro de alta impedância interna ( a maioria dos multímetros digitais apresentam grande impedância interna de 1Mohms à 10Mohms).
Caso goste de utilizar multímetro analógico , deverá verificar que a sensibilidade destes seja igual ou superior à 50Kohms por Volt DC.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:SB3040PT Com Fuga? 22 Nov. 2012 20:29 #3

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Ok Vosdor. entendido uma coisa que achei interessante é que próximo a esse SB3040PT tem um outro menor porem com a mesma função e no teste não há fuga nenhuma nem mesmo usando a escala de x10K do multímetro. já no digital o teste na escala de diodos não revela problema algum com esse componente. por isso achei que pudesse ser fuga. tenho umas 10 peças e todas dão este resultado na escala de 1k do multímetro analógico no sentido inverso o ponteiro aponta algo em torno de 100 200K. bem deve ser normal de qualquer forma muito obrigado pela sua resposta!

Re:SB3040PT Com Fuga? 22 Nov. 2012 20:55 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega luciobrit , meus cumprimentos. B)

Meu caro, minha resposta é bem clara e objetiva.
Sua dúvida é que persiste , mas, veja a sensibilidade do seu multímetro , está impressa junto a marca do fabricante para DC e AC compare um com o outro e deduza ou confirme.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:SB3040PT Com Fuga? 23 Nov. 2012 20:27 #5

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Ok caro Vosdor. eu compreendi, sua explicação foi elucidativa. eu tenho 2 multímetro analógico que eu gosto muito, tenho 2 Digitais que eu também gosto. no digital não fica dúvida. o analógico que possuo é de 30K por volt já o digital é 10Mg. obrigado pela sua explicação e forte abraço!

Re:SB3040PT Com Fuga? 05 Dez. 2012 13:18 #6

  • mcgayver
  • Avatar de mcgayver
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top50 em número de mensagens
  • ''não precisa ser louco, mas se for ajuda''
  •   
  • Mensagens: 253
  • Agradecimentos 3
Não seria esta fuga aferida, resultado do aquecimento do diodo?
A junção de silício sofre alterações, devido ao coeficiente negativo de temperatura (NTC) dos semicondutores. Faça um teste simples: Ao mesmo tempo que verifica esta fuga ohmica com o multimetro analógico, aqueça o diodo com o ferro de solda. Você observará que a resistência vai cair.

Re:SB3040PT Com Fuga? 05 Dez. 2012 20:23 #7

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Ok Caro mcgayver. eu estou fazendo os testes com este componente fora da placa e em cima da bancada. curiosamente os outros (10) tambem apresentam o mesmo resultado uma certa fuga no sentido contrario. o que mais me chama a atenção e que do lado deste componente tem um outro de menor capacidade e este passa no teste. não apresentando fuga nenhuma nem mesmo com o multímetro na escala x10K ate agora estou testando componentes que foram retirados de sucatas, vou comprar umas peças novas e repetir os testes é só a titulo de curiosidade pois a fonte em questão já foi arrumada.

mais uma curiosidade eu tenho alguns Diodos Schottky que são os mesmos que estão dentro deste componente e estes quando testado com o mesmo multímetro não da fuga.

Obrigado pela sua resposta!

Re:SB3040PT Com Fuga? 06 Dez. 2012 01:05 #8

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite luciobrit:

A resposta dos colegas foi bem clara,concordo com os dois,mais
com a resposta do colega Vosdor.
Em um schottky barrier quanto mais alta a corrente que soportam mais
alta é a Cj (JUNCTION CAPACITANCE),é por isso que voce testa com
o mesmo multimetro diodos com muito mais baixa corrente e nao há nenhuma "fuga".
Estamos falando de diodos de 30,40 60 A.
Deixo aqui o datasheet e verifique a Cj é de 1100pf.
Sorte.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: SB3035PT.pdf
Tamanho do Ficheiro: 51118

Re:SB3040PT Com Fuga? 25 Dez. 2012 11:01 #9

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Pois é! caros colegas como eu tinha citado antes eu comprei este componente novo e testei-o e encontrei o mesmo resultado dos outros que tenho. curiosamente Diodo Schottky não apresentam esta fuga.
Uma outra curiosidade é que paguei por um único componente o valor de R$18,00 achei meio caro pois num conserto a peça mais a mão de obra já não compensaria mais, dado o preço de algumas fontes atx nova.
que eu já ví por aqui a 35 Reais com garantia de 3 meses!

Obrigado aos colegas que passaram informações e aos que leram este post.!
Última Edição: 25 Dez. 2012 11:03 por luciobrit.

Re:SB3040PT Com Fuga? 25 Dez. 2012 11:41 #10

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Caros Colegas nessa brincadeira eu baixei alguns esquemas de fontes atx e quero compartilhar com quem precise deles esta no arquivo rar espero que gostem abraços a todos.!

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: ATX_Schematics.rar
Tamanho do Ficheiro: 2774636

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema