Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: dc to dc 5v

dc to dc 5v 30 Nov. 2013 15:58 #1

Oi!

Não sei se este é o forum mais adequado para a minha duvida.

Eu comprei este componente
img3.buyincoins.com/gallery2/043256/043256-2-01.jpg
encontrei um outro exemplo alternativo
img294.imageshack.us/img294/8614/dcconv.jpg

Gostaria que me ajudassem a identificar os componentes e a perceber o esquema.

alguma info que consigo tirar dos componentes:
SS14
E50D

Pelo que percebo o componente maior que tem a marca 220, é um coil e acho que funciona como um transformador.

Outra questão é, eu tenho um super condensador 2,7v 300F, enquanto carrego posso carregar com 5V? (neste processo vou controlando a tensão dele para ficar sempre abaixo dos 2,5V)
Última Edição: 30 Nov. 2013 16:01 por metralha761. Motivo: supercondensador

Re:dc to dc 5v 01 Dez. 2013 01:18 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
O circuito pode ser feito de várias maneiras ,por exemplo com cirrcuito tipo buck.

O SS14 deve ser : Fairchild Semiconductor Schottky Diodes & Rectifiers SMA 40V 1.0A

Quanro ao supercondensador nunca deve carregar a mais de 2,7V .
Última Edição: 01 Dez. 2013 01:20 por zurca1599.

Re:dc to dc 5v 02 Dez. 2013 11:48 #3

Bem estive a investigar e o chip E5OD ou E50D, não sei bem se é 0 ou O, é um DC booster, que consegue converter 1-5V em 5V, e usando em leds consegue funcionar até aos 0.8-0.6 V ainda é funcional. Infelizmente ainda não consegui a datasheet deste chip, aparece sempre de um outro com a mesma designação.

Quanto ao supercondensador, o meu objectivo é carrega-lo com painéis solares ou dinamo usando uma manivela.Se as tensões sem carga forem superiores (a 2,7V) imaginemos de ~5V, ao colocar na carga as tensões baixam para 2V e, controlando com multimetro, fazer com que a tensão medida não exceda os 2,5V. Não há problema pro supercondensador certo?

PS: Desculpem esta pergunta meio noob, mas prefiro perguntar a quem saiba se o meu raciocínio está correcto do que fazer disparates.

Re:dc to dc 5v 02 Dez. 2013 18:49 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Se a tensão de entrada usada for como indicou no último post o circuito terá que ser tipo boost.
Quando vi paeceu-me ser circuito que baixava a tensão para 5v, daí ter indicado o tipo buck.


Quanto ao carregar o condensador pode usar tensão superior .
O problema é como controla a tensão no mesmo.

Se fizer manualmente tem de ter muito cuidado para que a tensão no condensador não passe o limite de 2,7V.
A meu ver deve ainda colocar resistência en série que limite a corrente fornecida pelo painel .
Note que um condensador dessa capacidade se comporta como um curto, e vai demorar algum tempo a carregar. Isto pode danificar o painel.

O melhor seria usar sistema de controlo de carga, mas isso só se pode avaliar sabendo que componentes está a usar e as suas características.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema