Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: duvida de "equivalentes"

duvida de "equivalentes" 16 Set. 2016 21:39 #1

  • jorgegomes43
  • Avatar de jorgegomes43
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
  • Agradecimentos 1
Boas. vou pedir ajuda/esclarecimento sobre uma "ajuda" dada por um vendedor de componentes.
preciso de um condensador de 2,2nF 1kv, o vendedor nao tem e diz que posso usar um de 2.2nF e 2kV que serve.A minha duvida, serve ou não? Acho que esta a tentar vender a coisa assim mesmo. Agradeço o esclarecimento.

duvida de "equivalentes" 16 Set. 2016 21:53 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6432
  • Agradecimentos 1575
Deduzo que se refere a "tensão de rutura", a tensão de ruptura é a tensão máxima que o condensador pode trabalhar sem danificar o dielétrico. Ou seja, dentro do condensador, quando a tensão excede determinado valor, salta uma arco elétrico que o danifica.

Ora... se temos um condensador que suporta 1000V=1Kv, um condensador do mesmo tipo e com a mesma capacidade que suporte 2200V=2,2Kv irá funcionar sem problemas. Em alguns casos, muito poucos, utilizam-se os condensadores como, vou usar uma analogia, para-raios. O objetivo é que se danifique quando a tensão é excede determinado valor. Se está a ser usado com esta função, então não será possível substituir um pelo outro.
Última Edição: 16 Set. 2016 21:54 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: jorgegomes43

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema