Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Duvida Servo motor MG996R 55g e 2208-kv80-brushless

Duvida Servo motor MG996R 55g e 2208-kv80-brushless 17 Set. 2016 15:06 #1

  • Caps
  • Avatar de Caps
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • be  
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 2
Boa tarde colegas!!!!

Estou a iniciar um projecto " dual axis solar tracker "

a minha duvida a nivel de motores é a seguinte,

Qual é a grande diferenca entre estes dois modelos

- Servo motor MG996R Link descrição

- 2208-kv80-brushless. Link descrição


Algum destes modelos consegue manter a posição sem necessidade de energia ou precisas de estar constatemente energizados.

A ideia é de quando o painel solar se encontra na posição ideal, conserva-se a posição sem necessidade de os motores se encontrarem energizados, ou seja que não consumissem energia, pois vou necessitar da energia para outras funções.

Muito obrigado

Duvida Servo motor MG996R 55g e 2208-kv80-brushless 17 Set. 2016 16:20 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Caps escreveu:

Algum destes modelos consegue manter a posição sem necessidade de energia ou precisas de estar constatemente energizados.

Benvindo.

Muito obrigado

A resposta simples é não.
Alias o 2208-kv80-brushless nem me parece servir para o que quer pois só vai girar num sentido.

Talvez, para o que quer fazer, seja melhor usar motor de passo (step motor ) se necessário com redução mecânica.
Última Edição: 17 Set. 2016 16:22 por zurca1599.

Duvida Servo motor MG996R 55g e 2208-kv80-brushless 17 Set. 2016 19:14 #3

  • Caps
  • Avatar de Caps
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • be  
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 2
Muito obrigado pela resposta, pois de motores eléctricos nada entendo mas após a sua informação fiz umas pesquisas e já deu para entender +- o básico desses motores de passo.


Penso que então, deverei ter em atenção o valor de passos que cada um faz de modo a ter a precisão que pretendo e também o torque de cada um. ( penso que seja a força que aguentam sem "rodar" sem estar energizado.


Após uma pesquisa no ebay encontra se bastantes

link descrição

Este penso em Self-positioning Torque >34.3mN.m caso os meus calculos estejam certos tem 350gr/cm de força caso seja penso que poderá servir para o meu projecto, no entanto só faz 48 steps por rotação.


Depois temos estes.

link descrição

Estes já são motores a serio que aguentam 5472 gr/cm e fazem 200 steps por rotacao, no entanto são um pouco caros.


Uma outra questão que poderá ajudar, os motores das impressoras são step motors??

Caso sejam poderei ligar á Driver Board ULN2003 ?

link descrição


Peço desculpa pelas perguntas mas como referi é a minha primeira experiencia com motores, mas já aprendi alguma coisa, graças á ajuda do companheiro zurca1599.

Muito obrigado

Duvida Servo motor MG996R 55g e 2208-kv80-brushless 17 Set. 2016 20:11 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Vamos ver.

Como é lógico 1º tem de saber a resolução que pretende.
Aqui penso que deve ter em conta que uma pequena variação do nº de steps pode não ter um impacto significativo, mas claro depende da exigência do que pretende.
Outra questão diz respeito à variação angular que o sistema requer , provavelmente não mais de 180º.

A seguir , escolhido o motor deve ter em consideração as tensões de funcionamento.
O driver deve ser capaz de suportar essas condições e sempre com margem de segurança.

O ULN2003 permite corrente MAX de 500mA e tem ainda a limitação da potencia total dissipada.
Logo no caso do segundo tipo de motor estaria logo excluído ( se vi correctamente a corrente é de 1,4 mA )

Sim, a maior parte dos motores de impressoras são de passo.

Planeie/ estude bem todos esses pormenores antes de entrar na fase de implementação.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Caps

Duvida Servo motor MG996R 55g e 2208-kv80-brushless 18 Set. 2016 12:00 #5

  • Caps
  • Avatar de Caps
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • be  
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 2
Vou estudar melhor o assunto, no entanto cajo haja colegas que queiram dar sugestões de implementação do projecto agradeço.

Obrigado

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema