Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: motor funciona so gira para um lado

motor funciona so gira para um lado 09 Jul. 2024 09:48 #1

Boa noite Gurios da eletrónica e da comunidade da eletricidade.
Preciso da vossa sapiência, pois eu sou um DIY e um curioso que gosto de aprender um pouco de tudo.
Então, passo a explicar o porque necessito da vossa ajuda:

Tenho uma garagem que tem um portão tipo fole, com 5,5m de comprimento e 3m de latura, pelo que tive necessidade de comprar um motorredutor para conseguir movimentar este peso "besta"...acontece que o motor estava subdimensionado e acabou por queimar, Neste caso optei por adquirir um motor monofasico - tal como o anterior- mas neste caso um mais potente com 0,75Kw e uma caixa redutora de 1/15.
Acontece, que o motor que adquiri, só trabalha no sentido horário ou no sentido antihorário conosante configuramos a ligação na caixa dos bornes da qual remeto em anexo.
A minha questão é a seguinte: existe alguma forma de ter a ligação horizontal paralela e vertical paralela para quando eu der o sinal no comando o motor trabalhar para a direita e abrir o portão de garagem e quando voltar a carregar no comando o motor gira à esquerda para fechar o portão? Com relés é possivel?
A placa eletrónica que tenho para comandar o abrir e fechar o portão é uma DEA Expo 201, a qual anexo manual.
Muito obrigado pela vossa ajuda
Cumprimentos
Anexos:

motor funciona so gira para um lado 09 Jul. 2024 17:20 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Tem de verificar o manual da placa e usar relés , comandados pelos sinais certos, e fazer as ligações correctas para cada sentido de rotação.

Veja aqui por ex:

adajusa.pt/pt/blog/informacoes-tecnicas/guia-explicativo-sobre-como-conectar-e-inverter-a-direcao-da-rotacao-em-motores-monarquicos

motor funciona so gira para um lado 11 Jul. 2024 04:13 #3

Obrigado pela sua ajuda. Infelizmente não sou expert nesta área, mas gosto de aprender e ser um DIY. Se me puder ajudar e fazer um esquema de como posso fazer essa ligação, agradeço imenso.

motor funciona so gira para um lado 11 Jul. 2024 20:37 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Vendo melhor os manuais desses controladores nem deve precisar de mais nada sem ser ligar o motor mas este deve ter acessíveis as ligações para fazer a inversão ,

Que e quantos condutores tem a ligação desse motor ?

Coloque fotos de ajuda.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema