Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparação e Avarias Monitores

TÓPICO: Sony CPD152 troca de tubo

Sony CPD152 troca de tubo 07 Ago. 2010 21:49 #1

  • pt9aia
  • Avatar de pt9aia
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Colegas, posso trocar o tubo deste monitor (muito antigo) que está com a tela marcada, pois era de um banco e ficava ligado 24 hs por anos, por um tubo de um Samsung ou LG? Os TRC são padronizados? Temos uma pequena "montanha" de monitores Samsung de 15 polegadas literalmente lançados ao lixo!

Re:Sony CPD152 troca de tubo 14 Ago. 2010 06:54 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga Ademir Freitas Machado,meus cumprimentos .

Sim,você pode trocar o tubo ( cinescópio ) deste monitor que está com a tela marcada por outro de qualquer outra marca existente,desde que respeite as características técnicas e geométricas do original,é praticamente como se fôsse-mos procurar ou, melhor,fazer uma equivalência de transistores.
Temos que verificar vários parâmetros e tentando manter a paridade entre o original e o substituto,se alterar-mos algum parâmetro,dependendo do circuito utilizado pode até ser que não faça a menor diferença,em outros casos pode ser que prejudique-mos ainda mais o circuito em reparo,por isso,é muito bom ser rigoroso e lógicamente saber-mos com profundidade o funcionamento dos circuitos envolvidos.
Com relação à padronização dos tubos ( cinescópios ) digo-lhe que nos primórdios do surjimento da televisão eles até que possuíam um certo padrão,durante décadas utilizaram o cinescópio cromático de sistema delta, onde os cátodos eram separados entre si em 120 graos.
Este veio à ser substituído pelo de sistema in line, cuja disposição dos canhões ( cátodos ) é em linha horizontalmente.
O do sistema in line perdura até os dias atuais,mas andou sofrendo várias alterações específicas de um ou outro fabricante.
Hoje nos deparamos com as novas tecnologias do LCD,PLASMA E OLD, que com certeza irão aposentar os TRCs.
Pois é,amigo,eis que o progresso de hoje é o futuro de amanhâ.
Se for tentar trocar os tubos ( cinescópios ), verifique com muito cuidado a disposição dos pinos e as características elétricas individuais dos mesmos e também muito cuidado com a MAT ( Muito Alta Tensão ) esta por sua vez quando está fora do normal,costuma gerar ou irradiar Raio-X,trazendo sérios riscos à saúde,provóca Câncer.
Aqui neste site tem algumas informações úteis para você,dê uma olhada no tópico TV-Electrônica na lateral esquerda do seu monitor,ok !!
Valeu,por hora é só que já estou no pó !!
Qualquer coisa posta aqui no fórum.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !!! B) B)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema