Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Conversão de alternadores

Conversão de alternadores 06 Mar. 2009 04:04 #1

Amigos

Gostaria de saber se alguem no forum tem conhecimento de conversão de alternadores automotivos em motores. E também de controladores para este tipo de motor?

Desde já agradeço

José Américo

Re: Conversão de alternadores 06 Mar. 2009 04:13 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
O alternador não é mais do que um motor que só que ligado em sentido inverso, ou seja, a sua rotação mecânica produz energia para carregar as baterias, no sentido inverso comporta-se como um motor mas com um consumo muito elevado.

Se pretende um motor de CC para grandes esforços utilize um motor electrico de um empilhador, existem motores de empilhadores usados que produzem essa função.

Re: Conversão de alternadores 06 Mar. 2009 23:02 #3

Rui,

Em outro grupo que participo, sobre Veiculos Eletricos, um dos temas, é a conversão de alternador utilizado como motor, piois este tipo de equipamento é de custo razoável, fácil de ser encontrado e chega a ter potencia na faixa de 1,2 Kw. Ví já algumas vezes fotos e videos de karts eletricos funcionando com 2 motores de alternadores. Uma de nossas dificuladades está no controlador para este tipo de motor, pois no site www.alternatorconversions.com, apresenta a conversão de alternador de modo o mesmo funcionar como um hibrido de motor brushless. Como em um VE necessitamos de alto torque de partida, o mesmo precisa ter o rotor com posição monitorada. para o motor não entrar em "stall". Precisamos então de um circuito controlador para motor brushless que utilize controlador de posição, por sensor hall ou ótico, o dispositivo de monitoramento e que neste circuito possamos regular a corrente que alimentará a bobina do rotor.
Sei que é dificil compatibilizar todas estas condições, mas sei que não é impossivel, pois outros já fizeram.

Se souber de alguem que já fez, ou que alguem do grupo ja teve esta experiencia seria muito bem vinda uma ajuda.

Desde já obrigado e um grande abraço

José Américo

Re: Conversão de alternadores 07 Mar. 2009 04:13 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Aqui não sei se economicamente não é mais viável comprar um dos motores dos empilhadores, não precisam de transformação e alguns até travões eléctricos já têm (se precisar de um contacto eu arranjo um e verifica a viabilidade), sinceramente não sei que transformação se faz de modo a obter o melhor rendimento de um alternador de carro.

Re: Conversão de alternadores 07 Mar. 2009 15:24 #5

Rui,

Obrigado pelo esclarecimento. Voce tem algum endereço no Brasil?

Obrigado e um abraço

José Américo

Re: Conversão de alternadores 03 Nov. 2017 21:43 #6

  • Nat
  • Avatar de Nat
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 1
Saudações Rui, notei que vc pode conseguir o contato para a aquisição de motor de empilhador, pode me passar o endereço? Obrigado

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema