Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis

fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 27 Ago. 2009 11:11 #1

  • dudusom
  • Avatar de dudusom
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top100 em número de mensagens
  • reparador em amplificadores e TV
  • br  
  • Mensagens: 162
  • Agradecimentos 2
montei um carregador de bateria para carros mas ao testar a voltagem com o multimetro ele marcou 19VCC
(tensao apos o tranformador é de 14VAC) com uma amperagem de 7A (DC). será que posso carregar as baterias que sao de 12V com uma tensao maior?
se possivel gostaria de uma dica de como estabelizar em 12VDC sem reduzir a amperagem.
agradeço desde já.

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 28 Ago. 2009 22:58 #2

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
Podes utilizar, pois se comprares um numa loja comercial vai-te dár exatamente os mesmos valores. Excepto se for um carregador super estabilizado.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 29 Ago. 2009 13:14 #3

  • dudusom
  • Avatar de dudusom
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top100 em número de mensagens
  • reparador em amplificadores e TV
  • br  
  • Mensagens: 162
  • Agradecimentos 2
vlw cara pela ajuda.
vou usa-lo se ocorrer algo errado eu comunico.
mas deve funcionar!

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 10 Set. 2009 20:18 #4

  • tony eletronica
  • Avatar de tony eletronica
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top10 em número de mensagens
  • A PACIENCIA É UMA VIRTUDE
  • br  
  • Mensagens: 1916
  • Agradecimentos 5
pode usar tambem o regulador de voltagem, o 7812 daria muito bem nesse caso.

(tony)
tudo em consertos eletro-eletronicos

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 11 Set. 2009 00:47 #5

  • mauviciu
  • Avatar de mauviciu
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 83
o ideal é uma fonte de alimentação de um PC, altera-se para dar 13,46V estabilizados e debita 6 ou mais amperes por hora, dependendo da potencia da fonte...
existe pela net muitos circuitos como alterar uma fonte de Pc, que é enganar o circuito de controlo da fonte pondo uns diodos....

há o regulador de tensão não muito boa ideia porque se a bateria estiver muito descarregada o vai consumir muito e o regulador não se vá aguentar, so se puserem 1 ou mais transístores de potencia em serie


Cumprimentos...

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 19 Out. 2009 23:42 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
dudusom escreveu:
montei um carregador de bateria para carros mas ao testar a voltagem com o multímetro ele marcou 19VCC
(tensão apos o transformador é de 14VAC) com uma amperagem de 7A (DC). será que posso carregar as baterias que sao de 12V com uma tensão maior?
se possível gostaria de uma dica de como estabilizar em 12VDC sem reduzir a amperagem.
agradeço desde já.

O ideal +e montar um circuito que comtrole a carga de forma automática.

aaroncake.net/circuits/charger1.asp

Monte no mínimo um regulador de tensão que lhe permita ajustar a tensão e corrente de carga
Última Edição: 07 Nov. 2009 04:49 por Rui.

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 20 Out. 2009 19:14 #7

  • dudusom
  • Avatar de dudusom
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top100 em número de mensagens
  • reparador em amplificadores e TV
  • br  
  • Mensagens: 162
  • Agradecimentos 2
vlw galera pela ajuda vou tentar fazer esse regulador de tensao ai depois eu te digo se deu certo.
vlw...
tenho uma fonte de computador de 280w tem como usala para carregar baterias tambem?

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 21 Out. 2009 23:33 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Directo não pois 12V não é suficiente.
Mmas se ver na net, há muitos sites a descreverem como a pode transformar para isso.

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automove 09 Nov. 2009 19:18 #9

nobre dudusom,vc deve limitar a tensão em 14,4v,pois em 12v seu carregador não carregará a bateria: as automotivas possuem 6 vasos cada um de 2.1v totalizando 12,6v.quanto a amperagem a bateria só aceita o necessario para repor o que falta,ou seja mesmo um carregador de 7a no seu fim da carga estará fornecendo apenas 1a.no seu caso vc deve limitar a corrente na saida com resistor (pode ser resistencia de chuveiro mesmo),pois,se a bateria estiver muito descarregada exigirá o maximo de seu carregador e torrará o trafo.do jeito que esta tambem carrega mas vc deve monitorar a tensão ate atingir 14v e desligar o carregador,se houver sobre tensão vc deforma as placas internas e vc perde a bateria.O ideal e vc fazer um circuito para o controle no site tem e funciona bem com seu trafo.

Re: fonte de 12V para carregar bateria de automoveis 27 Nov. 2009 12:47 #10

:silly: Caros colegas trabalho com fontes que carregam e mantem baterias,todas essas fontes que manten baterias tem a voltagem um ppuco mais elevadas porque veja bem a bateria em si e um curto porem não fechado ela tem uma resistencia e com uso ela pode variar,baterias de carro ela possui uma amperage alta então o carregador dependendo da amperage que ele fornece vai dizer o tempo de carga, porem alguns equipamento possui um valor tao baixo que não carregam ela apenas monitoram ela para uso e o caso de alguns nobreiks tenho alguns esquemas de retificadores da harmonic que mantem de 2 a 4 baterias chegando ate 10A(amperes) eu ate tenho uma carrega 2 baterias de carro 24V se quiser eu te passo direto para você


Bons dias amigo
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema