Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Amplificador com 2n3773

Amplificador com 2n3773 04 Abr. 2012 21:37 #1

  • Lucelio
  • Avatar de Lucelio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 29
Boa noite a todos, montei o projeto do amplicador 90w com trasnístor 2n3773 mas fiz algumas alterações porque eu queria redesenhar a placa e disposição dos componentes. Bom, montei seguindo à risca o que o que esquema disponibilizado no site pedia (quer dizer, alterei alguns componentes mas de mesma função). Redesenhei o circuito utilizando transístores 2n3055 na saída e transistores TIP32c e TIP35a ao invés de BD137 e BD138. Montei todo o circuito e quando fui testar acontece o seguinte: Esquenta demais o resistor R13 ( de 120R) esquenta demais e quando desligo. os capacitores da fonte descarregam muito rapidamente (Não sei se é apenas efeito dos transistores). Já verifiquei todo o circuito e nada. No esquema do site tem uma proteção para ser feita, que eu não fiz ainda, mas pelo que ví ela é apenas para o caso de curto na saída; Como estou apenas testando ainda não fiz essa plaquinha. Será que é a falta dessa placa que está causando isso ? Quando desconecto os transistores 2n3055 o circuito funciona sem aquecimentos excecivos.
Depois posto o circuito ou todo o projeto alterado (se funcionar é claro) rsrs. Obrigado a todos.

Re:Amplificador com 2n3773 06 Abr. 2012 23:11 #2

boa noite lucelio, verifique a amperagem ,do trasformador se esta correta ,e a posiçao dos transistores,tambem tive um poblema semelhante com essa montagem e era um dos capacitores virados, o c3,tambem posiveis contatos em trihas em baixo que ficam fechando sem ser corroidos ja me deram muita dor de cabeça com esse amplificador, tambem verifique se nao ha fuga, nos transistores para o dissipador parafusos com isoladores.qualquer novidade poste aqui no forum.um abrasso e boa sorte amigo

Re:Amplificador com 2n3773 07 Abr. 2012 03:06 #3

  • Lucelio
  • Avatar de Lucelio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 29
Passei o dia hoje verificando a placa e suas conexões e advinhem: O Proteus me colocou o trimpot com a pinagem errada na placa. O Cursor estava como pino 3 e não 2. Raspei as trilhas envolvidas e soldei com fio diretamente nos pontos corretos. Mesmo assim o problema persistiu. Quando medí a tensão entre coletor e emissor do T5, mediu quase 90v. Ou seja, tinha algum curto jogando a tensão negativa para esse transístor. Achei o T4 em curto, troquei e desconectei os 2n3055 para fazer novamente as medições. A tensão ficou em 40V no T5 e ficou funcionando normalmente. Quando conectei novamente os 2n3055 o problema de aquecer o R13 voltou. Durante minha análise hoje notei que cometi um erro, mas creio não seja esse o motivo do aquecimento: no esquema pede para utilizar um transístor BC548 em T3, quando eu montei no Proteus acabei colocando um TIP35, mas ambos são NPN e não sei se influenciaria tanto no funcionamento. Obrigado a todos.... :dry:

[RESOLVIDO] Amplificador com 2n3773 08 Abr. 2012 18:04 #4

  • Lucelio
  • Avatar de Lucelio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 29
Passei ontem quase o dia revisando o circuito e não encontrei mais nada errado com as conexões. Hoje resolvi desconectar os transistores 2n3055 e medir ambos. Resultado: Um dos transistores estava em curto entre base e emissor e aberto no coletor. Troquei e o circuito ficou bonitinho sem aquecer nada além dos 2n3055. O Circuito está pronto para os demais testes. Obrigado a todos.
Depois postarei o circuito alterado e em funcionamento. B) :woohoo: :side: :silly: :whistle:

Re:[RESOLVIDO] Amplificador com 2n3773 08 Abr. 2012 19:36 #5

  • Lucelio
  • Avatar de Lucelio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 29
Só pra acrescentar: depois de ajustar a corrente quosciente de entrada, os transistores não aqueceram e testei com entrada de audio (baixo por que não coloquei o pré ainda). O Som está perfeito.

Re:[RESOLVIDO] Amplificador com 2n3773 08 Abr. 2012 19:43 #6

muito obrigado pelo retorno fico feliz de ter resolvido esse poblema ,poste como ficou onovo circuito pois sera de muita ultilidade as vezes para substituir alguns amplificadores de reciver com placa detonada.

Re:[DUVIDA] Amplificador com 2n3773 12 Abr. 2012 18:25 #7

  • Lucelio
  • Avatar de Lucelio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 29
Montei o amplificador, está funcionando belezinha, mas tenho uma dúvida:
Os resistores esquentam muito, porém, seguí o esquema que pedia resistores de 1/4w, mas acho que coloquei 1/8w. Será isso? Porque medí as tensões e estão corretas.

Re:[DUVIDA] Amplificador com 2n3773 12 Abr. 2012 22:34 #8

se nao for em demazia , a funcao do resistor e essa ,mas monitore essa temperatura para nao ter supresas mais tarde,se esquentar demais tem alguma coisa ainda errada ai.qualquer novidade nos informe

Re:[DUVIDA] Amplificador com 2n3773 15 Abr. 2012 23:38 #9

  • Lucelio
  • Avatar de Lucelio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 29
Puuuutsss... Achei mais um erro besta ! Quando comprei os componentes, na loja não tinha o BC557, então achei que o bc558 serviria sem problemas, então ficou um 557 e um 558, mas medindo no circuito ví que passam em torno de 35V a 40V pelo 02 transistores. No datasheet informa que o pico é de 30V para o BC558. Ou seja, um deles se não queimou está quase indo pro vinagre. Agora vou trocar todos por BC557 ou até BC556 zerado. Mais uma pra eu especificar quando postar o projeto. Mesmo assim estou contente com o resultado e a qualidade de audio deste Amp.

Re:[DUVIDA] Amplificador com 2n3773 22 Abr. 2012 20:18 #10

que bom que amigo resolveu o poblema ,esse amplificador e muito bom e pode substituir muitos amplificadores de reciveres antigo,quebra um grande galho e sua qualidade e boa.se possivel poste como ficou amodificaçao.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema