Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Voltimetro com o ICL7107

Voltimetro com o ICL7107 02 maio 2012 14:46 #1

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Aqui há dias tentei montar um [url=circuitos/pt/fonte-alimentacao/35-digital-voltmeter-for-power-supply.html] circuito de um voltímetro[/url] utilizando o ci ICL7107 que está aqui no site em “CIRCUITOS” e não obtive resultados satisfatórios. Não sei se é por estar montado provisoriamente numa placa de ensaios, o fato é que os dígitos acendem e apagam aleatoriamente mesmo sem nada ligado na entrada.
Se alguém souber de onde vem o defeito agradecia uma ajuda.

Bino
Última Edição: 02 maio 2012 16:59 por Rui. Motivo: link para o circuito

Re:Voltimetro com o ICL7107 13 Jul. 2012 15:12 #2

  • 2207
  • Avatar de 2207
Caro colega:

Como passaram já mais de dois meses desde que colocou a sua questão, provavelmente tem já o seu problema resolvido. De qualquer modo, como construí dois instrumentos desses para aplicação numa
fonte de alimentação, um como voltimetro e outro como amperimetro, e como também passei por algumas
dificuldades, quero deixar aqui o meu testemunho.

Depois de ter perdido (?) algumas horas com os ditos, cheguei às seguintes conclusões:

- No artigo apresentado no site, os valores apresentados para R3 (a que nos permite escolher a escala)
não estão totalmente correctos (espero não ser banido do forum por escrever isto). Assim:

R3 infinita (sem qualquer resistencia no lugar de R3)
0V a 2V

R3 = 120 k
0V a 20V

R3 = 12 k
0V a 200V

R3 = 1k2
0V a 2000V

- Para a calibração, o melhor método que encontrei foi o de aplicar uma tensão conhecida (de preferencia
do meio da escala), e ajustar P1 até que o instrumento indique o valor correcto. Se não houver erros na
construção, funcionará de certeza. Vou construir mais dois.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Re:Voltimetro com o ICL7107 13 Jul. 2012 15:21 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Ninguém é banido por apresentar opiniões ou factos concretos, fique à vontade para apontar erros ou melhorias a qualquer dos circuitos.
Fui verificar o esquema o único valor que não existe no esquema é a de não colocação de R3 que dará um valor de 0 a 2V.

Variações e diferentes utilizações podem ser consultados no datasheet do circuito integrado

[url=circuitos/images/ICL7107-datasheet.pdf]ICL7107[/url]
Última Edição: 13 Jul. 2012 15:25 por Rui.

Re:Voltimetro com o ICL7107 13 Jul. 2012 16:06 #4

  • 2207
  • Avatar de 2207
No esquema, os valores de R3 para 0V a 20V e 0V a 2000V estão trocados.

Cumprimentos.
Última Edição: 13 Jul. 2012 16:07 por 2207.

Re:Voltimetro com o ICL7107 13 Jul. 2012 22:18 #5

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Ainda bem que o amigo 2207 e Rui levantaram de novo esta questão. Eu estava para apresentar algumas conclusões sobre esta montagem. O fato dos dígitos acenderem e apagarem aleatoriamente mesmo sem nada ligado na entrada, deveu-se a um erro meu, pois eu não liguei o pino 30 aos pinos 32 e 35, pois no esquema dava a impressão que não estava ligado lá. Quando refiz essa ligação os dígitos passaram a acender “000” sem nada ligado na entrada, mas quando liguei uma pilha de 9V na entrada a leitura era instável, (por exemplo passava de 9 para 10, de 10 para 8). Hoje não sei porquê ficou melhor, mas ainda não consegui calibrar corretamente o aparelho porque se agora marcar 9V daqui a pouco marca 9,5V por exemplo. Não sei se será influenciado pela variação da temperatura se será da placa perfurada onde entretanto fiz a montagem, que tenha fugas entre os pinos. A R3 que estou a utilizar é de 12K e P1 é 47K porque ainda não tenho de 22K (valores de 20K como indicado no esquema não conheço). A ligação aos displays fiz por fios.
Obrigado.

Bino

Re:Voltimetro com o ICL7107 13 Jul. 2012 23:30 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Depois de verificar o circuito, alterei o esquema de ligação para que não existam dúvidas.

Caro Bino, altere o condensador C3 para 470nF em vez de 47nF, diga-me se ficou sem oscilações.

Caro 2207, em relação ao valor dos resistores parece-me ter toda a razão, no entanto, apenas se aplica o inverso quando o pino 30, 32 e 35 estão interligados, quando não estão, o circuito pode funcionar assim também, a escala de resistores está certa.

Eu vou estudar isto durante o dia de amanhã (vamos ver se consigo tempo), tenho um circuito com o ICL7107 montado à uns anos (não sei onde anda escondido) e vou fazer uns testes práticos.
Última Edição: 13 Jul. 2012 23:31 por Rui.

Re:Voltimetro com o ICL7107 13 Jul. 2012 23:31 #7

  • 2207
  • Avatar de 2207
Colega Bino:

A resistencia R3=12K que está a utilizar serve para medir os 9V, pois com ela fica com uma escala de
0V a 200V. Pode também utilizar uma de 120K para uma escala de 0V a 20V.

O trimer P1=47K não tem qualquer problema. Nas montagens que fiz utilizei 50K também por não ter 20K.
Terá é que ser multivoltas, pois só assim conseguirá um ajuste fino e preciso.

A montagem não é totalmente imune ao "ruido". Mesmo montada na placa CI, e depois de calibrada, há
um ligeiro oscilar do ultimo digito, que desaparece quando a pousamos. É por isso provável que montada
numa placa perfurada haja mais interferencias.

Posso testemunhar que o aparelho funciona 5*, e fiquei até surpreendido com a sua precisão.

Cumprimentos.

Re:Voltimetro com o ICL7107 14 Jul. 2012 17:14 #8

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa tarde

Amigo Rui e 2207, mais uma vez obrigado pelas respostas.
Hoje continuei a fazer testes ao circuito, ainda não troquei o condensador que o Rui recomendou porque só agora vi a sua resposta. Continuei a fazer testes com a mesma pilha de 9V que medida com o meu voltímetro digital mede 9,49V e o que notei é que quando ligo o dito circuito ele indica 12V ou mais e depois vai decrescendo lentamente até + ou - 9V, embora o último digito oscile como diz o amigo2207. Se desligar por alguns minutos e voltar a ligar volta a acontecer o mesmo. Agora parece ser o único problema que noto. Por isso é que eu penso ser influenciado pela temperatura, ou então será da placa.

Bino

Re:Voltimetro com o ICL7107 26 Jul. 2012 22:58 #9

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Aqui vão mais alguns resultados sobre o voltímetro com o ICL7107.
Tal como o amigo Rui sugeriu, troquei o condensador C3 de 47uF por um de 470uF e ficou um pouco melhor, mas mesmo assim oscilava um pouco, porém, no dia seguinte quando o liguei novamente, a situação piorou, só aparecia o número 166.6 e o potenciómetro de ajuste não atuava. Voltei a colocar o mesmo condensador de 47uF, mas o problema persistia. Se passasse com o dedo por cima do integrado mesmo sem tocar nos pernos os números acendiam aleatoriamente. Cheguei a pensar que o integrado estava avariado. Depois de muita pesquisa, reparei que a resistência R1 estava mal soldada. Refiz a soldadura e ficou praticamente sem oscilações, só o último digito é que vai avançando duas ou três décimas após algum tempo de estar ligado, mas não sei se é devido à temperatura. Agora vou ver se arranjo a placa de circuito impresso.

Bino

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema