Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Fazer circuito chave

Fazer circuito chave 11 maio 2012 23:14 #1

  • asil798
  • Avatar de asil798
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Precisava de fazer um circuito simples apenas para detetar aguá, é para um sistema de rega de minha casa.

Precisava então de um circuito alimentado por uma pilha, e quando detetar aguá da chuva no recipiente interrompe o circuito da rega que é controlado por um programador.

Eu só preciso de ajuda para a construção do circuito que corte a passagem. Do gênero de um rele, mas não pode ser um rele pq consome muita energia e não pode ser alimentado por uma pilha.

Se alguém poder ajudar agradeço.

Re:Fazer circuito chave 12 maio 2012 19:37 #2

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Porque é que o circuito tem de ser alimentado com uma pilha e não pela tensão da rede?
Eu acho que seria mais fácil de projetar o circuito, e o consumo mais barato do que com a pilha

Bino

Re:Fazer circuito chave 15 maio 2012 10:31 #3

  • asil798
  • Avatar de asil798
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Bom dia,

O motivo é porque não tenho energia da rede perto.
O meu sistema de rega já é alimentado por um programador a pilhas.
O problema é que o detector de chuva do programador só detecta chuva quando à um corte num fio, se fosse o inverso era mais simples.

Obrigado

Re:Fazer circuito chave 15 maio 2012 23:29 #4

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Peço desculpa pela minha ignorância. Como é que o sistema de rega funciona sem ter rede eletrica? Quer um circuito que interrompa a passagem da corrente do programador? Qual é a tensão (voltes) e a corrente (amperes) que quer interromper? Continua ou alternada?
Também não percebi o que quis dizer com “o detector só detecta chuva quando há um corte num fio.”
Se fosse para funcionar com tensão da rede, um circuito integrado NE555, um relé e pouco mais componentes, dava para fazer o que pretende. Com pilhas também dá, mas é capaz de consumir muito, a não ser que queira utilizar uma bateria de 6V, daquelas utilizadas nas lâmpadas fluorescentes de imergência.

Bino

Re:Fazer circuito chave 16 maio 2012 08:00 #5

  • xptopt
  • Avatar de xptopt
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 207
  • Agradecimentos 2
De que tamanho é o recipiente?

Se for pequeno e de material isolante (plástico ou vidro) , coloque dois condutores descarnados no fundo do recipiente, a 1 mm do fundo e afastados de 1mm , este reservatório tem que ter drenagem para que assim que a chuva acabe o fundo seque.
Depois faça um circuito comparador com tensão de referencia ajustável através de potenciómetro para que possa ser ajuntada a humidade com que o comparador actua, a entrada do comparador a utilizar para a tensão de referencia deve ser a não inversora.
O circuito deve ser alimentado com a mesma alimentação do programador e deve ter a massa comum.
Depois basta ligar a saída do comparador à entrada do sensor de humidade do programador.

Se for um reservatório com dimensões suficientes para colocar uma bóia, coloque a bóia de forma a que suba com o nível de agua que pretende, a essa bóia prenda uma haste metálica até uma pequena caixa onde colocará um micro interruptor (Microswitch), de forma a que o circuito do sensor seja interrompido assim que a bóia suba.

Espero ter ajudado.

Bom trabalho.
Última Edição: 16 maio 2012 08:03 por xptopt.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema