Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Dúvida em PCB

Dúvida em PCB 10 Out. 2012 05:57 #1

  • Hey!
  • Avatar de Hey!
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Boas.

Peço imensa desculpa por colocar esta dúvida, mas é que não percebo mesmo nada de electrónica e gostava de saber se existe algum problema em fazer o seguinte.

Eu tenho um comando em que um dos botões deixou de funcionar. Com um cabo, tentei fazer contacto entre o sinal e a terra desse switch, mas não deu.

A minha dúvida é a seguinte:




Nesta board, à esquerda do switch ST (SW1 Start) existe um circulo de metal que está assinalado a azul, e que quando em contacto com a terra do SW1 funciona.

Como o switch não funciona, mas com aquele contacto à esquerda do switch já acciona o botão, o que eu fiz foi pegar numa chave com ponta em bico e raspei (até ao metal) uma linha por cima da pista que vai desde esse circulo à parte do sinal (o rectângulo preto de cima) do SW1 de maneira a criar uma espécie de ponte de metal exposto.

A minha dúvida é se isto é possível de funcionar assim? O comando parece ter ficado a funcionar, mas gostava que alguém dissesse se isto pode ficar assim ou provavelmente irá deixar de funcionar de novo?

Desde já o meu obrigado e peço desculpa se a dúvida é mesmo muito básica.

Cumprimentos.

Re:Dúvida em PCB 10 Out. 2012 07:20 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Hey! meus cumprimentos. B)

Meu caro,se está funcionando normalmente,tudo bem,nós também fazemos muitas adaptações quando necessitamos,principalmente quando não encontramos muitos componentes que deixam de serem fabricados ou comercializados,priorizando sempre o funcionamento do equipamento,seja qual for.
Já a sua última questão,também digo que sim,pois tudo nesta vida tem um fim,o importante é desfrutar o máximo possível .
Querendo você pode isolar a parte metalizada com esmalte,depois é só procurar alojar com cuidado e pronto,vamos ao jogo !!!!
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Bom jogo para você.
Um abraço.
Fui !!!

Re:Dúvida em PCB 10 Out. 2012 13:10 #3

  • Hey!
  • Avatar de Hey!
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Boas.

Primeiro que tudo muito obrigado pela sua resposta.

Então para ter a certeza se eu percebi, se numa PCB existirem 2 contactos A e B, como os assinalados a azul, e eu raspar a parte verde da board criando uma linha entre A e B, esses 2 pontos vão ficar em contacto?

Desculpem em estar desconfiado, mas é que eu antes desta solução já tinha aberto o comando e limpado o Sw1 com álcool e ficou a funcionar, mas infelizmente foi só durante umas horas voltando depois ao mesmo problema.

Já agora, como eu raspei a linha por cima da pista, isto quer dizer que já não existe contacto entre o switch e o ponto a azul através da pista, ou existe outra forma deles poderem estar conectados?

Cumprimentos.

Re:Dúvida em PCB 10 Out. 2012 17:04 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Hey! meus cumprimentos. B)

Depende,se A e B pertencerem ao mesmo plano sim.
Esta P.C.I. ( Placa de circuito impresso ) possui componentes em ambas as faces ,por isso,à nomeamos como face dupla ou dupla face.
Pelo fato de haver componentes nas duas faces,muitos destes pontos assinalados por você,são justamente os pontos de ligação entre uma face e a outra,interligam os circuitos para que o todo do projeto funcione a contento.
Também existem pontos sem ligação alguma e servem para testes,calibrações e averiguações .
Acredito que o seu procedimento veio à calhar por resolver um mal contato ou solda fria,como é corriqueiramente conhecida no meio técnico.
O melhor teste de todos é justamente o teste dinâmico,se está funcionando perfeitamente,você não tem mais problemas,portanto,é só alegria e diversão.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Ah !! Bons jogos para você.
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema