Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: PCB-Desenvolvimento.

PCB-Desenvolvimento. 15 Out. 2012 20:45 #1

Boa noite caros colegas!!

Gostaria de saber se alguém conhece alguma daquelas pastas de dar continuidades aos circuitos PCB. É que eu produzo algumas placas e faço sempre a ligação com fio e solda.

Se alguém me puder ajudar!?? precisava saber a marca e onde adquirir.

Obrigado!

Abraços!

Re:PCB-Desenvolvimento. 16 Out. 2012 18:23 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Vinicius Vieira , meus cumprimentos. B)

Seu tópico é um tanto que confuso,pois pasta que dá continuidade ,que eu saiba deve de ser aquelas pastas à base de nitrato de prata,são muito utilizadas em forma de tinta condutora em recuperações de trilhas e etc.
Mas,particularmente,digo que são porcarias,resolvem o problema,mas,por curto espaço de tempo e retorna o defeito no mesmo local onde fora aplicada.
Por outro lado,entendi que produz as placas de circuito impresso e me deu a impressão de que tem dificuldade na hora de soldar os componentes,isto,devido à oxidação nos terminais dos mesmos e também na trilha de cobre da P.C.I.
Em um processo industrial a soldagem é feita por cadinhos,uma espécie de piscina térmica onde o estanho fica depositado na sua forma liquida onde a P.C.I. com todos os componentes é levemente tocada na superfície e assim soldam-se todos de uma vez.
Este processo é muito produtivo,pois,leva apenas de 30 à 40 segundos para se soldar toda uma placa.
Uma boa solda requer um cuidado todo especial antes de todo este processo descrito acima,justamente por causa da oxidação dos materiais metálicos .
No processo acima antes de mais nada,deve-se banhar a placa de circuito impresso em fluxo de benzina (forma líquida) para facilitar a aderência do estanho ao cobre da P.C.I.
Para pequenos trabalhos onde a soldagem é feita de forma manual usá-se o mesmo fluxo de benzina ,só que na forma de pasta ou gel.
Este material é encontrado em qualquer loja de componentes eletrônicos ou até mesmo em casas de materiais para a construção cívil.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Ah !! Boas soldagens também.
Um abraço.
Fui !!
Última Edição: 16 Out. 2012 18:24 por Vosdor.

Re:PCB-Desenvolvimento. 16 Out. 2012 20:09 #3

Caro colega Vosdor, cumprimentos!!

Em primeiro lugar gostaria de lhe agradecer pela informação e atenção à este caso. Contudo gostaria de explicar melhor o tema em causa. Eu produzo alguns circuitos impressos de dupla face e por vezes as pistas de uma face passam para a outra face da placa por isso temos que soldar a passagem que farão a continuidade do circuito para o outro lado. A minha questão é a seguinte: Fui a tempos numa daquelas feiras de Electrónica e electricidade onde havia uma empresa que demonstrava uma CNC que tinham para vender e vi que eles tinham uma espécie de pasta/creme(massa), após a produção da placa eles passavam este material sobre a placa e interligavam as duas faces, levam a placa a uma certa temperatura e fica impecável.

Se souber de algum material que faça isso, dá a dica!!!

Obrigadão!

Sucesso!

B)

Re:PCB-Desenvolvimento. 16 Out. 2012 20:25 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Vinicius Vieira , meus cumprimentos. B)

Sim,agora consigo entender com clareza.
Acredito que este material seja o mesmo que utilizamos no procedimento de soldagem de BGA e circuitos integrados do tipo SMD.
Trata-se do Fluxo para SMD ,ele evita os curto-circuitos entre os terminais do componente e quando usado em circuitos BGAs servem para manter as esferas de solda isoladas e alinhadas.
Este produto é feito à base de breu ( material plástico) você só o encontrará em lojas de componentes eletrônicos no centro da cidade,aqui São Paulo.
Pode pesquisar também no site do youtube,os fabricantes costumam postar seus vídeos de lançamentos lá.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
E boas soldas !!!
Fui !!!

Re:PCB-Desenvolvimento. 16 Out. 2012 20:36 #5

Ok! Obrigado!

Tudo de bom!
Abraço.

Sucesso!
B)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema