Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc

ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 21 Nov. 2012 17:02 #1

Boa tarde a todos,como o título indica preciso de ajuda para fazer ligações de leds para introduzir na luminária de um aquàrio,uma vez que quero utilizar leds com voltagens e amperagem diferentes e não sei por onde começar uma vez que não percebo muito disto.
vou então deixar as especificações do material a utilizar:

- 1 fonte de alimentação de um pc
-8x led brancos 3w de 3.2 a 3.8 v Dc e 700mA
-6x led brancos 3w de 3.3 a 4.2v Dc e 750mA
-5x led vermelhos 3w 2.0 a 2.5v dc e 700mA
-4 fans de pc de 12v

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 21 Nov. 2012 17:25 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Verifique as ligações do led e como pode calcular as resistências de carga em:

Como ligar um led
Última Edição: 25 Nov. 2015 14:22 por Rui.

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 21 Nov. 2012 17:31 #3

Obrigado !!! ;)

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 07 Dez. 2012 23:39 #4

boa noite a todos,tenho andado a estudar como fazer a driver para cada led e queria perguntar se usando uma ponte rectificadora tipo LM8705 ou LM317 juntamente com a resistencia adequada a cada led resulta ou não.
a fonte de alimentação que vou usar é a de um pc...

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 09 Dez. 2012 03:15 #5

  • mapmc
  • Avatar de mapmc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • se  
  • Mensagens: 25
gpeixoto80 escreveu:
boa noite a todos,tenho andado a estudar como fazer a driver para cada led e queria perguntar se usando uma ponte rectificadora tipo LM8705 ou LM317 juntamente com a resistencia adequada a cada led resulta ou não.
a fonte de alimentação que vou usar é a de um pc...

O LM8705 ou LM317 não são pontes rectificadoras mas sim reguladores .
Última Edição: 09 Dez. 2012 03:19 por mapmc.

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 09 Dez. 2012 11:54 #6

Peço desculpa pela confusão,mas para mim a eletronica é novidade,pelo que ainda "meto os pés pelas mãos"...
ontem experimentei ligar um dos leds de 3w com 3.3 a 4.2v;regulei a fonte de alimentação com um potenciómetro para debitar 3.5v e o led respondeu bem,pelo que penso que já não é necessário usar pontes retificadoras,reguladores,resistencias ou quaisquer outros componentes eletrónicos.(se conseguir que a fonte de alimentação debite a voltagem correcta para cada tipo de led não preciso de mas nada,certo???e o led com a voltagem correcta só consome os mA que necessita???),não consigo é ver se os mA estão bem porque o meu multimetro não é suficiente,existe alguma formula para calcular os mA a partir da voltagem???
Última Edição: 09 Dez. 2012 11:56 por gpeixoto80.

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 09 Dez. 2012 15:58 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Nunca em nenhuma situação ligue o led diretamente à saída da fonte, tem sempre de colocar uma resistência em série... se o usar o potenciómetro é a mesma coisa

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 09 Dez. 2012 18:21 #8

  • mapmc
  • Avatar de mapmc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • se  
  • Mensagens: 25
Como lhe disse o Rui não ligue leds directo na fonte.
Use resistência em série com o led.

Pode medir a corrente de forma indirecta.

Se por exemplo usar resistencia de 10 ohm em serie com o led.Desta forma a corrente no led resistência são iguais.
Sendo o led for de 4V 700mA pode medir a tensão na rseistencia.
Começa com tensão de alimentação desde 0V e vai aumentando.
Quando a queda de tensão a resistênia for de 7V pára.

10 ohm x 0,7A = 7V

Note que isto é apenas um exemplo de como medir.
Última Edição: 09 Dez. 2012 18:30 por mapmc.

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 09 Dez. 2012 22:50 #9

ok,obrigado pelo esclarecimento,eu ainda sou um iniciante nisto,pelo que necessito bastante de ajuda...

Re:ajuda para ligações para iluminação de aquário com leds de alta potênc 09 Dez. 2012 23:50 #10

já encontrei a calculadora e já sei quais os resistors a usar e automaticamente já me desenhou o circuito...
;D obrigado pela ajuda !!!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema