Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Fonte de Alimentação AC DC

Fonte de Alimentação AC DC 10 Mar. 2013 18:26 #1

Viva :)

Ando aqui a ver de como se faz uma fonte de alimentação simples :) já li mta informação, e gostei deste tópico: Projetar Fonte de Alimentação que está bem explicado, contudo, tenho algumas duvidas :)

Preciso de uma fonte de alimentação capaz de fornecer 12V 2A, é para alimentar um rolo de fita led SMD 5050 e o arduino, a fita led precisa de 1.2 A e o arduino salvo erro 500mA, sendo assim arredonda-se para 2A.

Preciso de ajuda relativamente as contas, não querendo estar a fazer isto mal, convém dizer, que estamos a brincar com electricidade (220V).

Então é o seguinte, relativamente ao transformador pode ser assim um destes para o meu caso ?: www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_789_1049&products_id=56316
12V 2VA ?
Última Edição: 24 Nov. 2015 03:52 por Rui. Motivo: retificação link

Re:Fonte de Alimentação AC DC 10 Mar. 2013 19:24 #2

  • varandas
  • Avatar de varandas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • -- Keep your Mind Open -- The Truth is Out There
  • pt  
  • Mensagens: 142
  • Agradecimentos 4
Caro amigo CrazyBony
Se precisa de 12V/2A para a montagem, o transformador da Mauser que refere não é indicado (só dá 2VA)
Para o seu caso aconselhava uma fonte 12V DC /2,1A
www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=23_723&products_id=56393

ou então se prefere compra um transformador que dê pelo menos 14V /30VA e depois faz o circuito filtragem /estabilização.

Bom trabalho

Re:Fonte de Alimentação AC DC 10 Mar. 2013 19:54 #3

varandas escreveu:
Caro amigo CrazyBony
Se precisa de 12V/2A para a montagem, o transformador da Mauser que refere não é indicado (só dá 2VA)
Para o seu caso aconselhava uma fonte 12V DC /2,1A
www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=23_723&products_id=56393

ou então se prefere compra um transformador que dê pelo menos 14V /30VA e depois faz o circuito filtragem /estabilização.

Bom trabalho

Mas não dá porque? o que significa 2VA ?

Sim eu prefiro fazer o circuito, dizes para comprar um transformador 14V / 30Va ? como chegas.te a estas contas ?
eu preciso de entender 1º estas coisas antes de poder avançar...
cumps
Última Edição: 10 Mar. 2013 19:57 por CrazyBony.

Re:Fonte de Alimentação AC DC 11 Mar. 2013 01:42 #4

o VA está relacionado com a potencia ?

então e este pode ser ?

www.sonigate.com/pt/product/show_details/32238/Transformador-ACAC-Convencional-Primario-230V-Secundario-12V-2A ( ainda é caro-te isto :| )

Re:Fonte de Alimentação AC DC 11 Mar. 2013 18:13 #5

  • varandas
  • Avatar de varandas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • -- Keep your Mind Open -- The Truth is Out There
  • pt  
  • Mensagens: 142
  • Agradecimentos 4
Caro amigo
VA significa (Volt Ampere) Potência Aparente em CA (tem o mesmo valor da Potência Activa [W] se U e I estiverem em fase).
Sugiro dar uma olhadela em:
Potência elétrica
e também neste site em Manual Electrónica –Transformadores
Em termos de custo é preferível a fonte DC, que fica mais barata, alem disso o transf. 12V/ 2A não é o mais indicado, deve ter pelo menos 14V (4 ou 5 V irão cair na etapa rectificação /estabilização).
Bom trabalho

Re:Fonte de Alimentação AC DC 11 Mar. 2013 21:02 #6

varandas escreveu:
Caro amigo
VA significa (Volt Ampere) Potência Aparente em CA (tem o mesmo valor da Potência Activa [W] se U e I estiverem em fase).
Sugiro dar uma olhadela em:
Potência elétrica
e também neste site em Manual Electrónica –Transformadores
Em termos de custo é preferível a fonte DC, que fica mais barata, alem disso o transf. 12V/ 2A não é o mais indicado, deve ter pelo menos 14V (4 ou 5 V irão cair na etapa rectificação /estabilização).
Bom trabalho

Então, mas aqui diz: ( Projetar Fonte )
" Uma forma de não nos preocuparmos com o valor mínimo é adquirir um transformador com tensão igual ao valor que pretendemos alimentar, sabemos necessariamente que vai produzir um valor acima do necessário. " dai eu ter exemplificado aquele transformador.

Seguindo a formula para o calculo do transformador aqui dita temos:

Usando rectificação com onda completa 0.7 x 4 = 2.4V

T(secundario) = (12+2.4) / 2.4 = 5.28V ( e este seria o valor mínimo que o transformador deveria ter), agora falas.te.me que deveria ter 14V :S nao sei...
estas contas não estão bem feitas ?

cumps
Última Edição: 24 Nov. 2015 03:53 por Rui. Motivo: retificação link

Re:Fonte de Alimentação AC DC 12 Mar. 2013 20:12 #7

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Há aqui uma confusão nesta questão. Vamos tentar esclarecer o assunto.
O transformador de 12V dá perfeitamente para o que pretende, (12V contínuos).
O amigo varandas, esqueceu-se de um pormenor: o valor da tensão alternada do transformador é o valor eficaz (12V eficazes) e não o valor de pico, que é o valor da tensão que vai aparecer depois de rectificada.
Quando queremos saber o valor de pico de uma tensão alterna, basta multiplicar esse valor por 1,41. Se soubermos o valor de pico e queremos saber o valor eficaz, dividimos esse valor por 1,41.
Assim sendo. 12x 1,41= 16,92V. Como a queda de tensão em cada diodo rectificador é de 0,7V, logo 0,7x2=1,4V
Descontando aos 16,92V, 1,4V, temos: 16,92-1,4=15,52V, tensão muito superior aos 12V que deseja.
Quanto às suas contas para calcular a queda de tensão nos diodos não estão certas porque embora sejam quatro diodos eles funcionam dois para a alternância positiva da tensão e outros dois para a alternância negativa, ou seja, eles conduzem dois de cada vez, enquanto os outros dois estão bloqueados. Logo é 0,7x2=1,4V. Isto um pouco teórico porque normalmente a queda de tensão nos diodos é um pouco mais elevada.
Espero ter ajudado. Se precisar de mais alguma informação que eu possa dar, é só dizer.


Bino

Re:Fonte de Alimentação AC DC 12 Mar. 2013 21:06 #8

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Peço desculpa por me ter esquecido de mencionar que o transformador tem de ser para 2A se for essa a corrente desejada. Os 2VA não dão porque isso dará apenas à volta de 150mA.
Para dar 2A terá de ser de mais de 24VA (valores aproximados).


Bino

Re:Fonte de Alimentação AC DC 12 Mar. 2013 23:25 #9

  • varandas
  • Avatar de varandas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • -- Keep your Mind Open -- The Truth is Out There
  • pt  
  • Mensagens: 142
  • Agradecimentos 4
Boa noite a todos
Amigo Bino:
De facto não me esqueci que a razão entre Vmax e Vef é raiz 2.
A margem que dei é para a queda tensão na etapa rectificação /filtragem /regulação.
Com o transf. 12V /2A a tensão rectificada EM VAZIO é de facto 16,97V (cálculo teórico). Agora experimente medir a tensão com uma carga de 2A. Veja também no osciloscópio a onda resultante.
Partindo do principio que vai haver etapa de regulação vão cair aí também alguns Volt.
Por isso e para temos 2A a Potencia deve ser sup. a 24VA (pode ser 30 VA).
p. ex. o L7812 precisa de 14,5 min à entrada para dar 12V à saída, com o min de ripple.

Abraço bom trabalho

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema