Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu

Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 29 maio 2013 17:49 #1

  • zarb
  • Avatar de zarb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 204
  • Agradecimentos 57
boa tarde

Peço ajuda para construcao de um simulador para modulos ecu com pic. Ou alguem tenha esquema e dados para gravar no microcontrolador pic.

Atetamente
Reparação de electrónica domestica e industrial,automóvel

Re:Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 29 maio 2013 20:21 #2

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Talvez possa ajuda, mas necessitava que fosse um pouco mais especifico ?

... o que pretende mesmo fazer?

Re:Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 29 maio 2013 21:35 #3

  • zarb
  • Avatar de zarb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 204
  • Agradecimentos 57
Boas noites

O que preciso e por eemplo isto que esta no video.
Como nao sei programar microcontradores com pic,mas posso enviar dados para pic.
Esse e o meu problema por isso peço ajuda e que quer construir um simulador para modulos ecu mas falta estes sinais para concluir.Que pretendo roda fonica magnetica,hall,inafrouge,etc-60-2,30-1,44-4,36-1,etc,etc....

Reparação de electrónica domestica e industrial,automóvel

Re:Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 29 maio 2013 22:15 #4

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Estive a ver o vídeo, por o que percebi, aquele circuito simula o funcionamento de um carro, e de alguns sinais que vão ligar à centralina (ou ECU).

Não entendo nada de centralinas, e nessa parte pouco posso dizer. Agora, PIC's ... é diferente.

Se consegue programar um ficheiro do tipo .hex numa PIC, já é meio caminho andado. Só precisa de aprender uma linguagem de programação que permita criar este tipos de ficheiros. Existem vários compiladores para o efeito, desde MPLab, CCS, mikroC, HiTech ... é só escolher um.

Programação de pic's ou qualquer outro microcontrolador não é algo que se aprenda do dia para a noite. Posso dizer que comecei a fazer este tipo de programação algures em 2000/2001 ... e ainda hoje não sei muita coisa! Recomendo que escolha um compilador, arranje um bom livro sobre o assunto e comece a fazer uns exemplos, o mais vulgar para começar é colocar um led a piscar ... depois começar a gerar umas ondas quadradas, aprender ligação com LCD's ... e por ai vai.

Acerca das PIC's existem muitos tipos, recomendo que comece com uma simples, tipo algo da série 12F ou a 16F84 que é das mais mais usadas para iniciantes.

Resumindo, construir algo assim de raiz, e para um iniciante, é um longo longo caminho. Se pelo contrário encontrar na net algum projecto que seja para construção livre, e queira tentar fazer ... então vá dizendo coisas, pode ser que se consiga ajudar.

Boa sorte!

Re:Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 30 maio 2013 06:22 #5

  • zarb
  • Avatar de zarb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 204
  • Agradecimentos 57
boas

Sim e sao sinais de rotacao para o modulo ecu para simular um carro.Para teste de modulos ecu ou centralina.So que tenho por aqui um exemplo do outro com codigo em basico e hex mas queria ajuda para desenvolvamento para programacao em C com Lcd com as caraceristicas com o video acima.Assim que entrar no meu outro computador faço para transportar para aqui e postolar pode ser que possa desenvolver
o projecto.Assim que for possivel ja baixo para aqui.


Fique atente
Reparação de electrónica domestica e industrial,automóvel

Re:Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 31 maio 2013 09:11 #6

  • zarb
  • Avatar de zarb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 204
  • Agradecimentos 57
boas

como falei aqui esta o principio do esquema para injector de sinais para modulos ecu.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: se_al_ckp_cmp.rar
Tamanho do Ficheiro: 195202
Reparação de electrónica domestica e industrial,automóvel
Última Edição: 31 maio 2013 09:14 por zarb.

Re:Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 31 maio 2013 14:31 #7

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Viva,

Deixo então uns pontos de partida para que o Sr. possa começar a meter "mãos à obra"

PIC usada nessa circuito em concreto: PIC12F629
www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en010113
vá nesse link que tem lá o datasheet. É um microcontrolador bem simples, ideal para começar a fazer umas brincadeiras.

O programa usado nessa simulação é o Proteus ISIS ... esse é só um dos muitos disponíveis. Mas se tem conhecimentos de electrónica use antes componentes reais montados numa breadboard e um osciloscópio, qualquer coisa com 2 canais e 20MHz é mais do que suficiente.

Compilador para gerar código tem vários disponíveis, aqui vai o link para fazer o download de um demo do CCS www.ccsinfo.com/ccsfreedemo.php ... este compilador tem muitos exemplos, e um bom manual.

Boa sorte e bom trabalho!
Última Edição: 31 maio 2013 14:32 por Lagaffe.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zarb

Re:Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 10 maio 2014 13:55 #8

  • zarb
  • Avatar de zarb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 204
  • Agradecimentos 57
Esta tudo resolvido mesmo eu fiz sem precisar de ajuda e muito melhor que aqueles que dizem que sao engeneiros eu formei alguns anos bem longos e ainda consigo resolver e ajudar melhor que sao formados agora.No meu tempo o meu curso era 5 anos hoje se formem 3 e 2 anos.
Lagaffe escreveu:
Viva,

Deixo então uns pontos de partida para que o Sr. possa começar a meter "mãos à obra"

PIC usada nessa circuito em concreto: PIC12F629
www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en010113
vá nesse link que tem lá o datasheet. É um microcontrolador bem simples, ideal para começar a fazer umas brincadeiras.

O programa usado nessa simulação é o Proteus ISIS ... esse é só um dos muitos disponíveis. Mas se tem conhecimentos de electrónica use antes componentes reais montados numa breadboard e um osciloscópio, qualquer coisa com 2 canais e 20MHz é mais do que suficiente.

Compilador para gerar código tem vários disponíveis, aqui vai o link para fazer o download de um demo do CCS www.ccsinfo.com/ccsfreedemo.php ... este compilador tem muitos exemplos, e um bom manual.

Boa sorte e bom trabalho!
Reparação de electrónica domestica e industrial,automóvel

Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 27 Jun. 2014 06:12 #9

  • Cheslei
  • Avatar de Cheslei
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • Olá amigos, gostaria de aprender muito com vocês.
  •   
  • Mensagens: 3
Boa noite Zarb, sei que lutou bastante até conseguir como gravar o PIC, e aproveito a oportunidade para saber se teria como me ajudar, pois estou começando em eletrônica e gostaria de aprender algo sobre conserto de ECU, e para isso seria imprescindível que tivesse um simulador, mas como estou ainda aprendendo se pudesse construir meu próprio simulador seria muito bom.
Então gostaria de saber se pode me fornecer o código do PIC, para que eu possa faze-lo.
Ficarei muito agradecido.
Atenciosamente,
Nunca é tarde para aprender algo, e ensinar é melhor ainda.

Ajuda construcao de um simulador para modulos ecu 27 Jun. 2014 22:34 #10

deu certo o simulador de ecu????
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema