Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: condensadores como booster

condensadores como booster 29 Jun. 2013 19:05 #1

Olá a todos!

Não basta um projecto electrónico e já começo a ter ideias para outro.

Neste consiste em tentar criar um sistema tipo booster de carros electrónicos usando condensadores. Alguns devem estar a perguntar, porquê condensadores, principalmente porque carregam rapidamente, ou pelo menos aproveitam praticamente toda a energia fornecida, sendo muito mais rápidos que as baterias.

Segundo sei, os condensadores podem ser montados em série e em paralelo. Sendo que em série aumenta a tensão (volts) e em paralelo a corrente (amperes).

O projecto consiste em, usar células fotovoltaicas com tensão de 6V para alimentar condensadores de 6.3V, os condensadores irão estar ligados em série para debitar uns 18V (3 condensadores). A questão é que as células só alimentam 6V, podia triplicar o numero de células, mas iria representar aumento de peso e o pior de tudo, aumentar a área necessária. De qualquer maneira, o que pretendo é 6V alimentar 3 condensadores que formam uma tensão de 18V.

Acho que existem 2 soluções, transformar 6V em 18V usando um transformador, acho que seria demasiado fácil e sem pica, ou então tentar criar um sistema em que as células ligam aos condensadores paralelamente e ao motor em série.

O meu esquema:

Como podem ver, quer envergar pela mais complexa, também porque é a mais desafiante.

O problema é que se junto os dois, fica em curto. Uma solução poderá passar por usar diodos, evitar a circulação nos dois sentidos, mas cada dido provoca uma queda da tensão, penso eu. Outra poderá passar pelo uso de transistors.

Queria ouvir as vossas opiniões.

PS: As células não alimentam o motor.
Última Edição: 29 Jun. 2013 19:07 por metralha761. Motivo: imagem

Re:condensadores como booster 29 Jun. 2013 22:08 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Já pensou en usar circuito conversor dc-dc tipo boost?

Re:condensadores como booster 01 Jul. 2013 11:14 #3

Eu faço referência que uma solução passaria por transformar 6V em 18V, penso que seja o que está a referenciar.

Já agora, a função dos condensadores são funcionar como baterias auxiliares. Por exemplo, um carro telecomandado, quando as baterias não conseguem fornecer a tensão e corrente necessária, os condensadores irão ajudar por meros instantes.

Como disse, é um desafio para mim que estou a entrar na área da electrónica e quero explorar usando casos práticos.

PS: Apesar de estar aqui a referenciar condensadores, inicialmente pesquisei por uns com essas características, vou usar supercondensadores por armazenarem mais energia com o mesmo peso.
Última Edição: 01 Jul. 2013 11:17 por metralha761.

Re:condensadores como booster 01 Fev. 2014 19:54 #4

Boas a todos.

Resolvi rebuscar este projecto porque tem continuação ao que vou perguntar.



O objectivo é criar um sistema automático que alterne entre as luzes LED e o sistema de saida. E a alternância consiste sempre que a saida esteja a ser usada, os LEDs ficam desligado.

Para tal pensei num sistema PNP, porque, quando a base está em baixa, ou seja a saida desconectada, o fluxo passa pelos LEDs, e sempre que a base está em alta, ou seja a saida conectada, os LEDs desligam.

Agora, não sei se será a melhor opção usar um transístor, e nem sei qual usar. Andei a procurar uns mas acho que requeriam tensões altas e requeriam que a base fosse 0.6V superior ao emissor.
Última Edição: 01 Fev. 2014 19:58 por metralha761.

Re:condensadores como booster 01 Fev. 2014 22:18 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
metralha761 escreveu:
Boas a todos.

Resolvi rebuscar este projecto porque tem continuação ao que vou perguntar.



O objectivo é criar um sistema automático que alterne entre as luzes LED e o sistema de saida. E a alternância consiste sempre que a saida esteja a ser usada, os LEDs ficam desligado.

Para tal pensei num sistema PNP, porque, quando a base está em baixa, ou seja a saida desconectada, o fluxo passa pelos LEDs, e sempre que a base está em alta, ou seja a saida conectada, os LEDs desligam.

Agora, não sei se será a melhor opção usar um transístor, e nem sei qual usar. Andei a procurar uns mas acho que requeriam tensões altas e requeriam que a base fosse 0.6V superior ao emissor.


Vamos ver.

Indica que quer um circuito automático que altere o funcionamento entre os led e a "saíida".

O que é essa essa "saíida"? Que corrente? Que sensor pensa usar?

De modo fácil um simples interruptor inversor faz o que quer.Ou liga a "saíida ou liga os led.


Quanto ao circuito que colocou tem problemas , alterei a figura para que perceba.

1- numca ligue leds dessa forma, em paralelo.
2- tem um curto entre a base e emissor do transistor , isto é , o transistor nunca conduz e os led não acendem.
3- a saíida" e o circuito estão ambos ligados direco à bateria ,isto é ,se os led funcionassem ficariam sempre acesos com ou sem a saída"

Tem de pensar melhor o que pretende.




Última Edição: 01 Fev. 2014 22:26 por zurca1599.

Re:condensadores como booster 02 Fev. 2014 03:08 #6

1 - Os leds já estão ligados dessa forma, estou aproveitar um lanterna.
2/3 - A saida terá dois estados, circuito fechado ou aberto, se estiver fechado, os leds devem estar desligados. Por essa razão fiz uma ligação directa entre a base e o emissor, o objectivo é que a base "detecte" fluxo de corrente para a saida e "abra" o circuito dos LEDs (apague os LEDs)

Por isso penso que o esquema do circuito até esteja bom, quantos aos leds, penso que esteja a fazer essa recomendação por existir só uma resistência, se um LED for à vida, compromete os outros todos.

Quando voltar abrir a lanterna, quero colocar a experiência que estou a fazer.

Re:condensadores como booster 03 Fev. 2014 01:57 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Se os led estão assim continua a ser um erro.

Quanto ao ciruito e se como diz a saída é apens um ligar e desligar ,foi o que percebi, ainda é pior pois vai fazer um curto entre os terminais da bateria e destruiir a mesma.
Última Edição: 03 Fev. 2014 02:12 por zurca1599.

Re:condensadores como booster 03 Fev. 2014 10:26 #8

A saida não é nenhum interruptor, é um circuito alternativo que pode estar a ser usado ou não, e sempre que esteja a ser usada a saida os LEDs desligam.

O meu problema é encontrar uma solução que automaticamente ligue e desligue os LEDs conforme o estado da saida (usado ou não usado).

Re:condensadores como booster 04 Fev. 2014 06:47 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Olhe bem parao circuito que fez.

Como lhe disse antes os led com o emissor e base em curto nunca vão acender.

Mesmo que acendessem o circuito dos lede e a saída estão ambs ligados directamehte à bateria logo quando ligasse a saída continuavam acesos.

Tem que pesar eexplicar melhor o que pretende fazer . Com esse corcuito nao vai lá.

Por exemplo um simples relé deve resolver oseu problema.

Re:condensadores como booster 09 Fev. 2014 20:38 #10

  • FabiosAppLou
  • Avatar de FabiosAppLou
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 34
  • Agradecimentos 2
Boa noite.

Quanto aos condençadores penso que pode usar um circuito Joule Thief, este faz o aumento da tenção por modelação, ou seja, não é linear, ele funciona com sopik's, dessa forma atenção as voltagens dos capacitores, mas deve funcionar. Esquema abaixo.
Usei como exemplo um ler de 3V a ser alimentado por uma bateria de 1,5V sem problema, você apenas terá de ver as suas necessidades e testar. O aumento varia consoante o rácio de voltas na bobina de ferrite.
Terá de fazer as contas do que tem, e para onde quer ir :D.

(Peço desculpa não estar informatizado mas era o que estava a mão agora :D ahaha)
By Fábio Lourenço
Última Edição: 09 Fev. 2014 20:43 por FabiosAppLou.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema