Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Detetor de nivel de água

Detetor de nivel de água 30 Nov. 2013 20:45 #1

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Boa noite!
Alguma alma caridosa tem por aí um circuito simples para detetar o nivel de água num radiador de um carro? Estou farto de pesquisar e os que encontro têm os sensores alimentados pelo positivo. Como a massa está por todo o lado do carro não consigo isolar o radiador para o usar...
Pretendia uma coisa simples com mais ou menos 4 niveis.
Encontrei um esquema a usar um bc558, um led e uma resistencia mas quando o liguei a 6v e por acaso toquei o - com a base do transistor queimei o circuito. Podem me informar os valores a usar para o poder aplicar num automóvel?

Re:Detetor de nivel de água 01 Dez. 2013 00:52 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
No mímimo teria de ter uma resistência na basedo transisistor, R1.

Algo como isto, mas depene de como vai fazer o sensor de entrada e de como quer que trabalhe.

.
Última Edição: 01 Dez. 2013 00:57 por zurca1599.

Re:Detetor de nivel de água 01 Dez. 2013 21:31 #3

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Sim, realmente achei estranho não ter a tal R1 mas pensei que a resistência da água fosse o suficiente mas reconheço que desconfiei que a base ficaria desprotegida!
Muito obrigado pelo circuito e pelos valores a utilizar! O sensor estava a pensar usar o mais basico: fio descarnado (sei da corrosão eletroquimica por usar corrente continua mas é para um carro que tem 20 anos que tem o mau costume de andar um mês sem perder água e de um dia para o outro fica "seco". Penso não ser muito relevante neste caso.)
O funcionamento será quando o sensor estiver mergulhado o led acender e quando estiver fora de água permanecer apagado.
O circuito apresentado funciona como descrito não é? Sei que não é equivalente mas, para o caso, posso meter transistor bc558 ou é melhor o bc638 por causa da voltagem suportada?

Re:Detetor de nivel de água 02 Dez. 2013 19:03 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Ok , percebeu.
Pode usar o bc558.
Funcionará como disse , se mergulhar os fios na água vai acender o led.
Mas note que num circuito simples como esse o resultado vai depender da resistência da água entre os fios.
Experimente sem esquecer R1.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema