Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Conversor DC DC, 53 x 24 vdc

Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 16 Dez. 2013 15:42 #1

  • nois
  • Avatar de nois
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 150
Boa tarde amigos.
Estou tentando montar uma fonte ou Conversor dc dc como queiram chamar.
Como não conheço nem um regulador que suporte os 53 v de entrada direto, utilizei um divisor de tensão com diodo zener 24 v (1N4749) e um resistor de 4k7. A junção dos componentes liguei a base de um tip 41c ( ou seja apliquei 24v na base do tip).O coletor do mesmo esta ligado ao barramento de 53 v no emissor dele tenho 23.7 v, esta tensão é aplicada a base de quatro tip 3055 cujo coletor tambem esta ligado ao barramento, em cada emissor tem um resitor de 0,20r 5w depois então todos são ligados juntos, tendo
assim uma saida em torno de 23vdc. Todos fixados a um dissipador com ventilação forçada.
A alimentação do circuito provem de um banco de baterias. O porém é que este circuito deveria aguentar 20 Amps, mas com uma carga de 300 ma ta aquecendo os transistores, obs estou alimentando radios da ubiquiti com este circuito. Alguém teria uma dica do que poderia estar causando este aquecimento.

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 18 Dez. 2013 19:27 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
seria optimo colocar esquema da montagem mas, se entendi bem tenho uma fonte variavel de 1 a 50 volts que utiliza o mesmo principio mas só com 2 transistores 2n3771 e por conseguinte só 12 amperes
mas quando não tem corrente não aquece

Esse tipo de montagem tem um inconveniente é que algum transistor entra em curto na saida vai ter os 50 volts da entrada, convem usar proteção nessa fonte
Não existe erro na montagem?

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 19 Dez. 2013 01:57 #3

  • nois
  • Avatar de nois
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 150
Vou providenciar o esquema.
Pois pode vir a ser útil para alguém.
Acabei desistindo do projeto, pois como falaste tem o problema de se um entrar em curto os rádios iriam receber toda tensão do barramento, e foi o que aconteceu nos testes de bancada.
Cheguei a pensar em circuito de proteção mas não cheguei a montar pois não demoro nem 10 minutos para os transistores fritar. Achei muito arriscado alimentar um ponto de distribuição com este circuito.
A conclusão que cheguei é que fui mais uma vitima de componentes falsificados.
Também uso uma fonte com circuito semelhante, porém esta com tensão fixa 12v 5a, regulados por um 7812 com um diodo 1n4007 no comum e um 2n3055 para potencia.
Quanto a erro na montagem duvido pois revisei varias vezes, e a tensão foi ajustada o porem é que os transistores fritaram. Analizei o datasheet deles e pelo que diz la eles deveriam suportar tranquilamente.

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 19 Dez. 2013 08:15 #4

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Eu acho que não deve desistir da montagem. Existe um circuito com um tiristor, um zener , uma ou duas resistencias, e um fusivel que protege a fonte de algum problema queimando o fusivel

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 19 Dez. 2013 22:07 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Percebi que quer converter 53V para 24 V.?

Regulador existe o 338k. Teria que usar mais que um.

Agora essa solução seria mais um aquecedor que uma fonte.

Note que vai ter ~~ 20 V entre a entrada e saida e a fornecer 20 A.
Isto vai dar algo como ~~ 400W desperdiçados em calor !!!

Quase 50 % de despedício .

Para essas correntes e potências seria melhor usar circuto de fonte comutada, tipo buck ou outro.

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 20 Dez. 2013 15:38 #6

  • nois
  • Avatar de nois
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 150
Boa tarde.
Segue em anexo o esquema da fonte que tentei montar. Foi feito no Eagle 5.
Não desisti por completo, só tive que adiar por que tinha uma certa urgencia em colocar os radios no ar.
Grato a todos pelas dicas. Ao amigo zurca, realmente esqueci de calcular a potencia dissipada pela queda de tensão nos transistores. Valeu a dica.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: fonte.rar
Tamanho do Ficheiro: 11238
Última Edição: 20 Dez. 2013 15:40 por nois.

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 20 Dez. 2013 23:38 #7

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
O circuito é simples mas está bem realizado

Os 53 volts tem mesmo que existir ou podem ser abaixados para 30 volts por exemplo

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 21 Dez. 2013 13:31 #8

  • nois
  • Avatar de nois
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 150
Bom dia.
Os 53 v provem de um banco de baterias, de um outro equipamento.
Quiz utilizar para não haver a necessidade de usar mais duas baterias separadas.
Pensei em puxar do meio deste banco ou seja 24 ou 36 v porém isso iria ocasionar um desgaste desigual nas baterias.

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 21 Dez. 2013 15:22 #9

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Ok


Realmente ouma fonte chaveada era a melhor solução mas vai ser dificil encontrar no mercado e para construir é um projecto muito arrojado.

Mas como vai só ter grande consumo quando os radios fazem TX porque em RX o consumo é minimo, não sei se é justificavel

Re:Conversor DC DC, 53 x 24 vdc 28 Jan. 2014 02:42 #10

Caro Nois,
creio que esta tentando fazer um regulador de tensão de 53v para 24v, no entanto não dispomos de maiores informações acerca da carga que vai utilizar nesse projeto; eu tenho um projeto próprio de um no break dc-dc em pleno funcionamento no meu provedor de internet, ele tem como vantagem sobre os no break tradicionais o fato de não precisar converter a tensão da bateria em 110v perdendo assim eficiência.
Passe mais informações sobre a carga para que possamos te ajudar.
Se precisar posso te enviar o projeto.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema