Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Como ligar 25 leds de 3mm em 12VDC e com 25 interruptores separados?

Como ligar 25 leds de 3mm em 12VDC e com 25 interruptores separados? 24 Jan. 2014 15:16 #1

  • MAFONI
  • Avatar de MAFONI
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 8
Amigos e feras da Eletronica, peço a ajuda de todos vocês no seguinte: Estou precisando de um esquema, bem simples, para ligar 25 leds de 3mm numa bateria de 12V e com interruptores(25) independentes. Por motivo de falta de espaço na placa gostaria de algo que não precisasse usar os 25 resistores. Cada led trabalha com 2,8~3,0V/0,015~0,020mA.

Agradeço desde já a quem puder me dar uma luz....

Marcelo

Re:Como ligar 25 leds de 3mm em 12VDC e com 25 interruptores separados? 24 Jan. 2014 23:01 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Vai ser dificil usar circuio mais simples e pequeno que o das resistências

Aliás é estrranho que possa colocar 25 interruptores e díodos na placa e não possa colocar essas resistências !


Uma solução pode ser usar led de 12V , esses não precissam de resistência.

Re:Como ligar 25 leds de 3mm em 12VDC e com 25 interruptores separados? 25 Jan. 2014 01:22 #3

  • MAFONI
  • Avatar de MAFONI
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 8
Amigo, vou usar 25 dip switchs e 25 leds de 3mm que ficarão fora da placa. Este circuito é para iluminação de uma maquete de um prédio. Os leds já os tenho são de 3V.
De qualquer forma obrigado pelo comentário, mas o que estou precisando mesmo é do esquema do circuito.

Re:Como ligar 25 leds de 3mm em 12VDC e com 25 interruptores separados? 25 Jan. 2014 04:38 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
MAFONI escreveu:
Amigo, vou usar 25 dip switchs e 25 leds de 3mm que ficarão fora da placa. Este circuito é para iluminação de uma maquete de um prédio. Os leds já os tenho são de 3V.
De qualquer forma obrigado pelo comentário, mas o que estou precisando mesmo é do esquema do circuito.

Se vai usar os led separados vai ter de usar fios para ligar os dip switchs aos led.
Uma pequena resistência de 1/4 W ligada directamente num terminal do led e tem o seu problema resolbvido.

Qualquer circuito que vá tentar vai usar transistores , ic e outras peças e vai ficar maior e mais caro.

Lembre que os led não devem ser controlados com fontes de tensão ligadas directamente.
Qualquer pequena variação da tensão pode levar a corrente a valores que destroiem os led.

Re:Como ligar 25 leds de 3mm em 12VDC e com 25 interruptores separados? 26 Jan. 2014 12:54 #5

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Éh

Não tem melhor maneira usar esses leds sem ser com resistor .

Até pode usar resistor smd soldada no led que quase não se vê

Qualquer outro circuito é sempre maior

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema