Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Projecto Domotica Baseado em Arduino

Projecto Domotica Baseado em Arduino 17 Mar. 2014 19:36 #1

Boas caros companheiros, estou a pensar iniciar a construção/projecção de um sistema domotico na minha habitação baseado em arduino, as principais características que pretendo são

Ligar/Desligar Luzes
Leitura de Temperatura de cada divisão
Leitura de Presença em cada divisão
obter o estado de cada através de pagina de Internet.

estou a pensar utilizar a tubagem eléctrica já existente para passar cabo UTP até cada interruptor de cada divisão e dai incluir um mini caixa com os sensores e reles para actuar.
pois gostaria de centralizar tudo perto do quadro electrico

gostaria de ajuda e opinioes para este projecto

Projecto Domotica Baseado em Arduino 17 Mar. 2014 23:57 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Antes de passar cabo, pense no seguinte.

Neste momento é possível passar sinais diretamente pela rede elétrica, a utilização de cabos para atuar sobre sinais, fazer leituras ou passar informação não é justificável, exceto se for uma questão de custos do cabo e dos acopladores.

O arduíno embora possa ser utilizado para controlo não é a melhor opção especialmente nas conversões digital-analógico e o inverso.

O método mais eficaz de controlo e utilização em domótica é por cenários, ou seja, embora seja muito mais fácil (aparentemente) utilizar um microcontrolador programável, o circuito fica muito dependente do processamento e de falhas em função desse controle. Verifique a placa K8000 que está no site, pessoalmente é a que eu acho que melhor se adapta ao controlo e comando.
Isto é uma opinião pessoal até porque sofro de alguma IMBIRRAÇÃO com o arduíno, pode ser defeito meu.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema