Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: desenvolvimento de circuitos eletronicos

desenvolvimento de circuitos eletronicos 26 Ago. 2014 16:44 #1

  • Mil88
  • Avatar de Mil88
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 29
Boas sou novo por aqui,ainda nao sei bem o funcionamento do site mas pelo que vi parece-me um optimo local de informaçao sobre eletronica. preciso de trocar umas ideias sobre desenvolvimento de circuitos eletronicos, se alguem estiver interessado em ajudar fico desde ja agradecido.

desenvolvimento de circuitos eletronicos 26 Ago. 2014 20:38 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Força, coloque as suas questões que alguém vai tentar ajudar .

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 13:30 #3

  • Mil88
  • Avatar de Mil88
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 29
Obrigado pela resposta,
é o seguinte eu estudo engenharia e tenho ja alguns cursos de longo prazo em eletronica, ja lido com circuitos faz tempo, montagem interpretaçao etc.... o problema é que agora preciso de elaborar um circuito, que execute determinadas funçoes neste caso parece me ser simples.ler duas tensoes provenientes de dois sensores e comutar para o que estiver a maior temperatura; mas(imaginemos que a tensao tanto num sensor como outro nao correspondem a uma temperatura suficiente para activar, nao o deve fazer,)o circuito tenho ja mais ou menos pensado com uns ampops e talvez algumas portas logicas...mas nao sei como vou comparar as duas tensoes so quando um deles estiver com uma tensao que defina que a temperatura esta ao nivel esperado.


ou seja s1 varia de 1v a 10v
s2 varia 1v a 10v.
comparo uma tensao com a outra e ele comuta para o que esta com uma maior temperatura o problema e que eu so quero que ele omute para um lado ou para o outro quando umas das tensoes for superior a 4v que podera corresponder a H20 a 50ºC.
será que me fiz entender.
cumps

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 19:15 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Se bem percebi.

O que pretende pode ser feito com circuito comparador com histerese.
Desta forma a comutação da saída faz-se, não para um valor especifico de referencia, mas quando existe uma diferença entre os valores.

Veja exemplo

www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1272458
Última Edição: 27 Ago. 2014 19:19 por zurca1599.

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 19:51 #5

  • Mil88
  • Avatar de Mil88
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 29
neste caso o k me ker dizer e k comparo so dois sinais provenientes dos sensores certo um na inversora e outro na nao inversora certo....se for um comp ele sat + ou - dependo da entrada com maior potencial certo???e no mesmo ampop e que crio um valor para histerese? ou preciso de outro ampop??

eu ao comparar os dois sinais desde inicio mesmo que nenhum dos 2 esteja a temperatura suficiente ele irá sat em relaçao as tensoes nas in.
ou seja tenho s1=2v e s2=2.5v significa que a temp nao esta boa em nenhuma dos dois sensores para comutar certo?? mas ele ira sat a saida em funçao da d.d.p na in.???
o que eu preciso e que ele começe a comparar quando umas das tensoes ultrapassar por exeplo 4v...
faço entender-me??
cumps

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 22:00 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Vamos a exemplo para ver se nos entendemos.

V1 tensão do sensor 1 ligado a entrada + do comparador.
V2 tensão do sensor 2 ligado a entrada + do comparador.

Vd diferença de tensão nas entradas para haver alteração da saída.

1)
Numa montagem sem histerese:

Vd ~~ 0V

se V1 > V2 => saída em valor Vcc
se V1 < V2 => saída em valor 0 V

2)
Numa montagem com histerese:

Neste Vd não é 0V e é definido pelo projectista.
Partindo de V1 8V e V2 5V, a saída estará a Vcc.

Para haver alteração da saída terá que:

a)
baixar a tensão V1 , MAS NAO BASTA BAIXAR ATÉ 5V , tem de baixar ate ao valor d V2 - Vd = 4V

b)
subir a tensão V2 , MAS NAO BASTA SUBIR ATÉ 8V , tem de subir ate o valor d V1 + Vd = 9V

A saída iria a 0V.

O processo da saída ir de 0V a Vcc seria idêntico mas em sentido contrario para V1 e V2


Repare que em 1) basta as tensões atingirem praticamente o mesmo valor.

Para 2) tem de haver uma diferença Vd para mais ou menos entre V1 e V2


Espero ter sido claro.

translate.google.com/translate?sl=en&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.eetimes.com%2Fdocument.asp%3Fdoc_id%3D1272458&edit-text=
Última Edição: 27 Ago. 2014 22:08 por zurca1599.

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 22:14 #7

  • Mil88
  • Avatar de Mil88
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 29
peço desculpa por ter de escrever bastante...a situaçao do comparador compara uma com a outra e sat para + vsat ou -vsat.. certo??? a questao da histerese resume a eu aumentar a razao entre as comutaçoes.... ou seja para defenir os valores de comutaçao utp e ltp controlo o valor da razao de r1 com r2 na expressao seguiente: utp=vref+r1/r2*vsat;com isto consigo controlar a diferença que quero entre os sensores para comutar....
a questao e que no caso do comparador o que eu pretendia fazer é:
os sensores estao a frio a saida seja 0 nem +vsat nem -vsat..ou seja o sistema so deveria começar a fazer a comparaçao quando um dos sensores atingesse a temperatura desejada...eu ja fiz a montagem do que me disse eu comparo os dois valores e alterando o valor da razao entre r1 e r2 controlo "o" histere...
usa multisim???

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 22:28 #8

  • Mil88
  • Avatar de Mil88
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 29
esquecime de referencia o que pretendo e que a comutaçao seja rapida ou seja s1=4 e s2=4.1 comuta para -vsat e se s2=3.9 comuta para -vsat...se por exemplo os dois sensores estiverem um a 3 e outro a 3.5 quero que a saida seja 0..porque so quando um dos sensores estiver a 4(tanto um como outro) e que deve comutar. porque durante o processo de analise as temperaturas sao proximas, entao nesse momento o que o circuito fará é estar a comutar para a fonte de maior temp.

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 22:29 #9

  • Mil88
  • Avatar de Mil88
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 29
ou posso de todo nao estar a compreender a sua explicaçao

desenvolvimento de circuitos eletronicos 27 Ago. 2014 22:34 #10

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
ok
Quanto à histerese parece que nos entendemos.

Quanto a outras condições terá que as definir bem para que sejamos claros.

Sugiro que faça uma tabela ou grafico com os valores , mesmo que fictícios, das tensões dos sensores e que para cada valor indique os estados das saídas que pretende.

Note que a solução mais fácil e correcta pode ser bem diferente e até mais simples, embora com outros componentes.

Tenho o multissim11 .
Última Edição: 27 Ago. 2014 22:35 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema