Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: CIRCUITO SENSOR LDR !

CIRCUITO SENSOR LDR ! 16 Set. 2014 22:44 #1

Pessoal me ajude, o professor passou um circuito só que eu não estou conseguindo fazer.
estou fazendo técnico em eletrotécnica por isso sou fraco em eletrônica, queria a ajuda de vocês que são mais experientes.

O professor passou esse circuito, colocarei o anexo e fez 3 questões

Se o circuito funcionaria
Construir o circuito da ideia proposta.. que é pra fazer um circuito onde o a lâmpada ascendesse a noite e apagasse pela manhã.
E calcular as correntes, tensões para que funcione corretamente

A tensão do circuito é 12 V
Transistor Bc 337

2014-10-16_18-13-13_921.jpg


tem como me ajudar galerinha fazendo um circuito onde a lâmpada ascendesse a noite e apagasse pela manhã ?
e as correntes, tensão e resistência para funcionar com 12 V ?

valeu galera, desde já agradecido :)

CIRCUITO SENSOR LDR ! 17 Set. 2014 22:01 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
No circuito falta os contactos do relay, está somente esquematizado a bobine do mesmo

Os contactos servem para ligar e desligar uma lampada por exemplo
Última Edição: 17 Set. 2014 22:03 por Divercentro.

CIRCUITO SENSOR LDR ! 30 Jun. 2019 00:39 #3

  • Niell
  • Avatar de Niell
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 13
Não é possível te dizer se o circuito funcionaria pois faltam dados como, por exemplo, qual a corrente que deve passar pela bobina do relé para que ele possa fechar seus contatos.
Todavia, de um modo geral, a corrente que um relé precisa é relativamente alta e, como o LDR tem uma resistência também elevada (mesmo no claro tem cerca de 2 Kohms...), resulta que o transistor deve ter um elevado ganho para conseguir fornecer a corrente necessária.
Esse resistor de 1k que vovê colocou é uma boa tentativa pois seu baixo valor ajuda o transistor a conduzir, todavia, a a alta resistência do LDR fará com que seu circuito não tenha nenhuma sensibilidade...
Exatamente por isso, circuitos desse tipo são feitos usando transistores em ligação darlington de forma a secomo mostra a imagem abaixo:

relay.jpg


A bobina do relé deve ser para tensão de acordo com a tensão da bateria e o potenciômetro de 47k ajusta a sensibilidade do circuito.
Última Edição: 30 Jun. 2019 00:48 por Niell.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema