Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Iluminação led 10w para aqua.

Iluminação led 10w para aqua. 04 Nov. 2014 19:52 #1

  • Bf@sc
  • Avatar de Bf@sc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 1
Boas a todos
Como já disse na minha apresentação estou a desenvolver um projecto novo e desta vez vou tentar fazer uma calha de led 10w com potenciometro para um aquario que eu tenho.
Após pesquisar na net descobri que a melhor iluminação para os aquas é a de led pois gasta muito menos e a luz penetra na agua mais do que a flurescente. entretanto fui pesquisar calhas de led e andava tudo á volta dos 100 euros (que para o meu bolso está fora de questão) e das mais baratuchas,depois de ver alguns projectos percebi que não se tratava de nada assim de muito especial principalmente leds de fita e andei a verificar a relação preço/qualidade para o meu aqua até chegar aos leds 10w 6000k , que segundo o ppl em geral são os melhores. Então comecei a ver preços e o mais barato que encontrei aqui em Portugal foi um anuncio no coisas que os vendia a 4E cada um, até que resolvi ir vêr lá fora e encontrei um site bastante aconselhado e acabei por comprar 10 unidades por 8E, agora tenho pesquisado bastante e cheguei a conclusão que a instalação dos leds 10w não teem nada a ver com a das fitas, então fiz um esquema não está acabado pois tou com algumas duvidas que são as seguintes :
-posso ligar as fans juntamente com os leds?
-como ligar o potenciometro aos leds?
-sei que preciso de um driver para os leds não sei a potencia visto ter 8 leds seria de 80w?
-e o transformador sei que tem de ser de 12v mas tenho que ver a amperagem tambem certo?

Desde já agradeço toda a ajuda que poderem dar

Abraço

Iluminação led 10w para aqua. 04 Nov. 2014 19:55 #2

  • Bf@sc
  • Avatar de Bf@sc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 1
entretanto anexei um ficheiro pra verem o projecto e não sei o pk de não aparecer aqui

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 04 Nov. 2014 20:25 #3

  • Bf@sc
  • Avatar de Bf@sc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 1
Bf@sc escreveu:
Boas a todos
Como já disse na minha apresentação estou a desenvolver um projecto novo e desta vez vou tentar fazer uma calha de led 10w com potenciometro para um aquario que eu tenho.
Após pesquisar na net descobri que a melhor iluminação para os aquas é a de led pois gasta muito menos e a luz penetra na agua mais do que a flurescente. entretanto fui pesquisar calhas de led e andava tudo á volta dos 100 euros (que para o meu bolso está fora de questão) e das mais baratuchas,depois de ver alguns projectos percebi que não se tratava de nada assim de muito especial principalmente leds de fita e andei a verificar a relação preço/qualidade para o meu aqua até chegar aos leds 10w 6000k , que segundo o ppl em geral são os melhores. Então comecei a ver preços e o mais barato que encontrei aqui em Portugal foi um anuncio no coisas que os vendia a 4E cada um, até que resolvi ir vêr lá fora e encontrei um site bastante aconselhado e acabei por comprar 10 unidades por 8E, agora tenho pesquisado bastante e cheguei a conclusão que a instalação dos leds 10w não teem nada a ver com a das fitas, então fiz um esquema não está acabado pois tou com algumas duvidas que são as seguintes :
-posso ligar as fans juntamente com os leds?
-como ligar o potenciometro aos leds?
-sei que preciso de um driver para os leds não sei a potencia visto ter 8 leds seria de 80w?
-e o transformador sei que tem de ser de 12v mas tenho que ver a amperagem tambem certo?

Desde já agradeço toda a ajuda que poderem dar

Abraço

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 04 Nov. 2014 22:06 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Para saber a potencia tem de ver a tensão e corrente de cada led ( V e I)

Depois calcula assim

P=V * I , para cada led.

Se tiver 10 led basta multiplicar por P por 10.

Não pense em usar apenas um potenciómetro .

Deve usar de preferência circuito de fonte de corrente ou ci próprio para essa função.
Última Edição: 04 Nov. 2014 22:07 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Bf@sc

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 04 Nov. 2014 22:19 #5

  • Bf@sc
  • Avatar de Bf@sc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 1

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 04 Nov. 2014 22:24 #6

  • Bf@sc
  • Avatar de Bf@sc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 1
gostava de conseguir postar a imagem do projecto assim podiam ver o k ja foi feito pra me poder explicar melhor

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 04 Nov. 2014 22:33 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Segundo o site " 1000ma 10v "

Logo por led cai ter
P =V *I = 10 *1 = 10W , 1000mA = 1 A

Terá de multiplicar 10W pelo nº de led para saber a potência total da fonte/drive.

Para inserir aqui imagem basta fazer click "Responder" depois em "Adicionar ficheiro" e procurar na pasta onde tem a imagem e selecionar .
Última Edição: 04 Nov. 2014 22:53 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Bf@sc

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 06 Nov. 2014 00:45 #8

  • Bf@sc
  • Avatar de Bf@sc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 1
espero que se consiga ver este anexo
projectcalhaaqua.png

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 06 Nov. 2014 00:46 #9

  • Bf@sc
  • Avatar de Bf@sc
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 17
  • Agradecimentos 1
chiça ficou pequeno não dá pra ler nada se conseguirem sacar a imagem ou assim avisem

Ajuda projecto calha de Iluminação led 10w para aquario 06 Nov. 2014 01:06 #10

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
O problema nesses led é saber as características.

A imagem vê-se mal.

Na realidade esses led são constituídos por conjuntos de múltiplos led.

Embora digam que são para 10V nada é indicado sobre por exemplo se já incluem alguma resistência série.

A melhor maneira parece-me será experimentar.
Ligar um em série com resistência de 2,2 ohm e ver como se comportam.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Bf@sc

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema